Como Tomar Proteína

As proteínas estão constituídas por cadeias de aminoácidos, os quais são a "unidade básica de construção" muscular e, ao mesmo tempo, realizam numerosas funções essenciais de caráter fisiológico dentro do organismo.

Por Que Tomar Proteína em Pó?

Hoje em dia, certamente você já ouviu falar da proteína em pó, e mais, com certeza algum conhecido, irmão, primo, pai ou filho... Está tomando. E, neste caso, a pergunta mais frequente será por que tomá-la?

A resposta é fácil: É um alimento, e como tal, ajuda e contribui para manter hábitos saudáveis, sendo também uma maneira muito eficaz e conveniente de completar os requisitos de proteína diários, que sendo um atleta, e em casos específicos, realizam treinamentos para a hipertrofia, será conveniente de cumprir.

Se você não tomar suficiente proteína em sua dieta, possivelmente, suas pretensões de desenvolvimento muscular ou os processos de recuperação e regeneração de tecidos musculares não serão apropriados. Além disso, se você é daqueles que treinam forte e demanda bastante, sua ingestão de proteínas deverá ser elevada.

Como Tomar Proteína

Por outro lado, se você se encontra dentro de um programa de perda de peso, onde a dieta será do tipo hipocalórico, a ingestão de proteína se torna crucial para conservar a massa muscular. Este macronutriente produz o maior índice de saciedade, assim, para poucas calorias você terá que ingerir.

Os batidos de proteína, proteína em pó ou preparados, são uma excelente fonte de proteínas, e para o público que precisa de maiores contribuições, uma opção muito interessante.

Leia também: "Benefícios dos Shakes de Proteína".

Quais São os Suplementos de Proteínas?

Dentro do amplo catálogo de produtos de nutrição esportiva, obviamente, as proteínas se destacam por sua presença. Existem de todos os tipos, que ajudam de uma forma ou de outra, dependendo do objetivo do atleta. Um dos mais consumidos é o que muitas pessoas vão ver nos rótulos, Whey. Este nome "Whey" corresponde à tradução soro de leite, devido ao fato de que são extrações a partir do próprio leite, deixando apenas as frações de proteínas, e de acordo com o processado, menor ou maior quantidade de gorduras e carboidratos.

Dentro destes, de acordo com o método de produção, encontramos:

  • Proteína de soro de leite Concentrada WPC (Whey Protein Concentrate).
  • Proteína de soro de leite Isolado ou WPI (Whey Protein Isolate).
  • Proteína de soro de leite Hidrolisado ou WPH (Whey Protein Hidrolyzed).
  • Proteínas de Liberação Sequencial.
  • Caseína.

Embora a maioria das proteínas que se costuma vender seja de procedência láctea, existem outras fontes, tais como:

  • Proteína de carne.
  • Proteína de ovo.
  • Proteína de soja.
  • Proteína de ervilha.
  • Proteína de arroz.

Sendo muito amplo o setor da população que pode fazer uso desses suplementos, no nosso ponto de vista, praticamente os consideramos um alimento a mais, ou seja, outra fonte de proteínas para escolher.

Aqui estão algumas orientações para obter o máximo benefício da proteína em pó ou whey.

Leia também: "É Melhor Tomar Proteínas ou Aminoácidos?".

Estabeleça Seu Objetivo:

Para estabelecer o seu objetivo, o qual deverá corresponder a um destes três:

  • Ganhar massa muscular.
  • Perder gordura.
  • Manutenção do peso.

Que quantidade de proteína você precisa por dia?

Uma vez que o mencionado anteriormente tenha sido levado em conta, com seu plano dietético e sabendo a proteína que te fará falta, a “dividimos” entre alimentos "sólidos" (frango, peru, atum, etc.) e batidos de proteína. A opção mais geral, embora qualquer outro esquema nutricional seja totalmente viável, poderia ser, completar as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) com alimentos sólidos, e entre as refeições, tomar nossos batidos de proteína.

Quando se Tomam os Batidos de Proteína?

Outra das grandes perguntas mais recorrentes que se formulam dentro do mundo da suplementação. Basicamente, quando necessário, um fornecimento de proteínas. Em certos momentos, pela facilidade e conveniência no momento de tomar, assim como a velocidade de absorção, serão mais adequados.

Neste caso, podemos contemplar várias opções de ajuste do calendário, ou melhor, momento do dia:

  • A melhor proteína para o café da manhã.
  • A melhor proteína para antes de treinar.
  • A melhor proteína para tomar durante o treinamento.
  • A melhor proteína para tomar após o treino.
  • A melhor proteína para tomar antes de dormir.

Vemos a potência e a conveniência da proteína, especialmente, no momento de facilitar a dieta diária, e também de combiná-la com o treinamento.

Como São Tomados os Batidos de Proteína?

Podem ser misturados com água, leite ou sucos.

Neste caso, o valor nutricional dessa refeição é aumentado, incorporando outros macronutrientes, e sempre na proporção que nos é apropriada para coincidir com o nosso plano nutricional ou dieta. Podemos, inclusive, elaborar receitas proteicas, usando outros alimentos.

Como Tomar Proteína no Café da Manhã:

Opções:

  • Misture a proteína com água e tome. Você pode adicionar os outros macronutrientes, na forma de frutos secos.
  • Você pode misturar com leite ou suco em vez de água.
  • Você pode despejar a proteína misturada com leite em uma tigela de cereais.
  • Você pode elaborar panquecas proteicas.

Como Tomar Proteína no Pré-Treino:

Misture a proteína com água, e tome entre 30-45 minutos antes da sessão esportiva.

Você pode adicionar algum tipo de hidrato de carbono, como a banana. Se você deseja um fornecimento mais energético e que contribua para "recarregar eficazmente o glicogênio", poderíamos usar a amilopectina, assim, nos asseguramos de nutrir o nosso organismo para o treinamento que será realizado.

Como Tomar Proteína no Pós-Treinamento:

Aplica-se o mesmo que para o pós-treinamento.

Opção Sequencial: É possível usar várias proteínas para estabelecer um fornecimento sustentado de aminoácidos para a corrente sanguínea, mediante a mistura de diferentes fontes de proteínas.

Para o caso, misturar o concentrado ou isolado de proteína junto com a caseína é uma opção que pode ser realizada de vez em quando, especialmente se você não terá a possibilidade de realizar a refeição por qualquer motivo.

Como Tomar Proteína Como Substituto da Refeição:

Uma refeição deve ser equilibrada, ou seja, destina-se a fornecer os nutrientes necessários a partir de proteínas, gorduras e carboidratos.

Por exemplo, em um pré ou pós-treinamento seria possível recorrer a esta opção, o que acontece é que é preferível deixar neste momento "de trabalhar" as proteínas e hidratos de carbono, já que a digestão das gorduras é muito lenta.

Misture um serviço de proteínas junto com uma tigela com aveia, a qual nós já deixamos previamente de molho e, em seguida, adicione uma colher de sopa de manteiga de amendoim, sem que contenha gorduras trans. Remova todo o conjunto e polvilhe com canela.

Como adicionado, passas, frutos secos, frutas vermelhas... Uma receita de grande valor nutricional.

Misture um serviço de proteínas com água ou leite e tome junto com uma fruta, uma refeição rápida e nutritiva!

Como Tomar Proteína Para Perda de Peso:

Se nós estivermos realizando uma drástica redução de calorias, a fim de reduzir o percentual de gordura, uma opção para contemplar será aumentar um pouco a quantidade de calorias provenientes das proteínas. O que acontece é que usar para todas as refeições alimentos "sólidos", pode chegar a resultar um pouco estressante, e melhor, em seguida, optar por algo mais "rápido" e confortável, como um batido de  proteína.

Porque dentro do quadro calórico, ajustando a nossa necessidade, podemos incluir qualquer alimento, no entanto, se temos a oportunidade de reduzir calorias, mas sem deixar de desfrutar da textura e sabor, por que não?

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