Os suplementos esportivos constituem um elemento a mais da alimentação que deve ter um atleta. É uma grande ajuda para complementar a dieta, equilibrando-a com determinadas substâncias e evitando possíveis carências nutricionais que podem surgir pelo desgaste físico realizado durante o treinamento físico.

Basicamente, os suplementos esportivos são alimentos concentrados que após a manipulação do seu estado original mantém as suas importantes propriedades nutricionais, muitas vezes aumentando-as, enquanto elimina as menos desejáveis como a gordura ou o açúcar.

Os suplementos esportivos podem ser considerados como alimentos feitos sob medida pelo homem para impulsionar a capacidade física.

Os suplementos esportivos são totalmente naturais e embora, por vezes, passem por um processo de manipulação que afeta a sua concentração e inclusive as suas apresentações, não deixam de ter uma origem natural.

Um exemplo claro é a proteína de soro de leite. Este tipo de suplemento contém frações de proteína e outras substâncias tais como o cálcio e certas vitaminas que são muito importantes na alimentação humana, mas ao contrário do leite não contém gordura nem lactose.

Portanto, se uma pessoa quer se beneficiar das propriedades do leite, mas quer evitar a gordura para prevenir o ganho de peso, para não aumentar o risco de problemas cardiovasculares, ou evitar a lactose você pode consumir um suplemento de proteína de soro de leite no lugar.

Suplementos Esportivos e sua Importância

Na verdade, o suplemento é tão natural como o leite, mas foi alterado da sua forma original para se tornar melhor e mais saudável.

Os suplementos esportivos não se destinam a substituir os alimentos convencionais, mas sim complementá-los e melhorá-los, portanto, se convertem em uma ajuda valiosa em muitas ocasiões em que o organismo precisa de uma contribuição específica de certos nutrientes, sem os quais não processará adequadamente e inclusive em outras situações nas quais sem a contribuição de determinadas substâncias pode ficar doente.

De forma sintetizada, vamos mostrar algumas diferenças entre os alimentos e os suplementos:

  • Os alimentos proporcionam os nutrientes em concentrações variadas, enquanto que os suplementos o fazem em quantidades precisas. Os alimentos fornecem nutrientes de forma indiscriminada enquanto que os suplementos fornecem nutrientes para fins específicos.
  • Os alimentos contêm calorias de forma inconsciente e os suplementos frequentemente não contêm calorias ou o fazem de forma controlada.
  • Os alimentos contêm nutrientes de uma biodisponibilidade variada e os suplementos de alta biodisponibilidade. Alguns alimentos saudáveis podem ter um sabor desagradável e os suplementos têm muitas vezes um sabor agradável ou não têm nenhum sabor, no caso de comprimidos.
  • Os alimentos exigem tempo de preparação, enquanto os suplementos podem ser usados imediatamente.
  • Os alimentos geralmente vêm sem informação sobre o seu conteúdo nutricional, enquanto que os suplementos sempre têm a informação nutricional no rótulo. Deve ser ingerida uma grande quantidade de alimento para obter uma contribuição mínima de certos nutrientes, enquanto que com uma pequena quantidade de suplemento você pode obter a contribuição correta de determinados nutrientes.

Embora o suplemento esportivo seja o parceiro ideal para melhorar a capacidade física, ainda existem muitos que não vêem a necessidade de adicionar suplementos à dieta, mas há muitas razões para isso.

Aqueles que pensam que comer de forma variada já cobre todas as suas necessidades nutricionais estão errados.

  • A primeira razão é que a atividade física realizada de forma intensa leva o atleta a manter um equilíbrio muito instável entre suas demandas energéticas e sua renda de macro e de micronutrientes. Um atleta de alto nível tem uma maior exigência nutricional do que uma pessoa inativa, já que existem determinadas circunstâncias relacionadas com a atividade física intensa, o que pode incorrer em uma perda adicional de nutrientes, como por exemplo, a perda de sais minerais com a transpiração intensa.
  • A segunda razão para adicionar os suplementos à dieta é a grande precariedade nutricional que tem a maioria dos alimentos hoje devido a métodos agressivos de produção. Com eles se encarecem os solos agrícolas através de coleções excessivas, que não lhes permitem tempo para remineralizar, os pesticidas utilizados, os fertilizantes químicos empregados, etc. Tudo isso torna os alimentos obtidos sob estas condições carentes de nutrientes, especialmente as vitaminas e os minerais. Se forem alimentos de origem animal a coisa não melhora, pois a massificação dos animais nas fazendas não lhes permite crescer fazendo o mínimo de exercício físico antes do abate e, por essa razão suas carnes incluem uma percentagem muito elevada de gordura saturada, colesterol e menores concentrações de certos ingredientes.
  • A terceira razão é que muitos alimentos são colhidos antes do amadurecimento total da árvore ou mata e diretamente são levados para os armazéns ou câmaras frigoríficas onde amadurecem sem o sol, o que também afeta a quantidade e qualidade final do seu teor nutricional.
  • A quarta razão é que a maioria dos alimentos contém conservantes e corantes que são usados para prolongar a sua vida artificialmente e são usados métodos de processamento para eliminar ou alterar certas substâncias neles. Os suplementos nutricionais representam um consumo extra e homogêneo de vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos e uma série de outras substâncias benéficas com as quais enriquecemos e completamos a nossa dieta diária.
  • Em resumo, existem várias razões e circunstâncias que aconselham o uso de suplementos alimentares, tais como:

    • Enriquecer ou complementar a dieta.
    • Em caso de gravidez, satisfazer as maiores necessidades de algumas vitaminas como o ácido fólico, vitamina D e minerais como zinco, ferro ou cálcio.
    • Para garantir o fornecimento de elementos essenciais na dieta. Para restituir os nutrientes que eliminam certos hábitos prejudiciais, tais como o consumo de álcool, tabaco, drogas, etc.
    • Para melhorar a falta de apetite e capacidade digestiva das pessoas idosas. Para prevenir ou retardar os efeitos do envelhecimento, bem como os derivados da oxidação celular, especialmente através de suplementos antioxidantes.
    • Para atender as maiores necessidades nutricionais que existem no mundo do esporte como resultado de um maior desgaste físico e, assim, favorecer um melhor rendimento.