As vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do seu organismo. Vêm a ser como o fósforo que precisa o seu corpo para acender o fogo. Certamente, algum amigo já mencionou que está tomando vitamina E ou A para ter uma melhor pele ou cabelo. Pode ter acontecido isso várias vezes, mas você não se anima a tomá-las, então, se você decidiu investigar um pouco sobre o assunto este artigo vai te ajudar.

Tenha em mente que as necessidades nutricionais do seu organismo deveriam ser atendidas com uma dieta variada. Em alguns casos, os suplementos de vitaminas ou minerais podem ser úteis, porque terminam de cobrir os nutrientes que não estão sendo assimilados nas quantidades recomendadas.

Se a sua alimentação é equilibrada, é possível que os suplementos não lhe proporcionem maiores benefícios ou inclusive excedam os níveis recomendados, o que com o tempo poderia trazer algumas complicações de saúde. Por isso, sempre é bom consultar um médico antes de tomá-los.

Para que Servem as Vitaminas?

  • A vitamina A mantém saudáveis seus dentes, pele, ossos e algumas funções reprodutivas. Você pode encontrá-la em cenouras, espinafre, repolho ou gema de ovo, para mencionar alguns.
  • As vitaminas do tipo B são essenciais para diversas funções metabólicas. Por exemplo, a vitamina B12 é essencial para a formação de proteínas que formam os músculos. As carnes e os vegetais de folhas verdes as contêm.
    Suplementos Vitamínicos: Quando Tomá-los e Para que Servem?
  • A vitamina C ajuda na formação de colágeno essencial para a pele e também ajuda na absorção de ferro (essencial para a energia). Você encontra em frutas cítricas, como laranjas ou morangos.
  • A vitamina D mantém seus dentes e ossos fortes. É produzida quando você recebe a luz do sol sobre a pele (nunca se esqueça do bloqueador!).
  • A vitamina E é uma aliada contra o envelhecimento e favorece a circulação do sangue através do seu organismo. Pode ser encontrada no gérmen de trigo ou nos frutos secos como a amêndoa.

Leia também: “Suplementos Vitamínicos e Minerais: São Eficazes ou Não?“.

Quem deve Tomar Vitaminas?

  • As pessoas com mais de 45 anos devem consumir a vitamina B12, já que frequentemente a sua capacidade de absorvê-la das refeições é reduzida. No entanto, a vitamina B12 utilizada em suplementos é assimilada mais facilmente.
  • As mulheres que desejam engravidar e as jovens adolescentes devem incluir alimentos que sejam fonte de ferro junto com uma fonte de vitamina C, para facilitar a sua absorção por parte do organismo. Se a sua dieta não os contém (carnes, hortelã ou verduras de folhas verdes), um suplemento pode ser uma ótima opção.
  • Se você está grávida, definitivamente o seu médico já deve ter prescrito ácido fólico.
  • Os adultos mais velhos, pessoas com pele muito escura ou aquelas que não costumam se expor muito ao sol, podem precisar consumir suplementos de vitamina D.
  • Certas atividades cotidianas, como situações de estresse, o consumo de tabaco (vitamina C) ou de alimentos açucarados (vitamina B1), podem tornar necessário o consumo de suplementos.

Perguntas sobre as Vitaminas que Você deve Fazer!

Antes de pensar em tomar vitaminas, é necessário levar em conta certas considerações e que você possa responder às seguintes perguntas:

  • Você faz apenas duas refeições por dia ou são muito reduzidas?
  • Não inclui em sua dieta carne, leite ou derivados do leite?
  • Você come menos de cinco porções de frutas ou verduras por dia?
  • Você perdeu ou ganhou mais de quatro quilos nos últimos seis meses?

Estes tópicos devem ser discutidos com o seu médico antes de decidir se você deve tomar uma vitamina ou suplemento nutricional. Não se esqueça de que não são um substituto para uma dieta saudável e que não substituem as refeições.

O que Acontece com o Excesso de Vitaminas?

Quando usamos suplementos, podemos cair no excesso de vitaminas conhecido como hipervitaminose, por isso é tão importante que você consulte o seu médico.

Por exemplo, consumir em excesso vitamina C, pode gerar eventualmente pedras nos rins, então é recomendável tomá-la, por exemplo, seis meses e depois deixá-la por 3 meses antes de prosseguir.

O excesso de vitamina E também pode causar problemas cardiovasculares ou descalcificação óssea. O de vitamina A, pode causar danos ao fígado, visão turva, falta de apetite, entre outros sintomas; o excesso de vitamina D produz fraqueza muscular; e o de vitamina K, anemia.

Por isso, se você acredita que não está consumindo as vitaminas necessárias através da sua dieta ou deseja complementá-la, consulte o seu médico de confiança para que prescreva o suplemento necessário, dependendo da sua atividade física, sua idade e hábitos alimentares.

E você, quais vitaminas toma?