Infelizmente, há muita desinformação sobre a nutrição circulando na Internet. Há várias afirmações sobre quando e como você deve consumir frutas, bem como quando e quem deve evitá-las completamente.

Mas como sabemos, as frutas são alimentos muitos saudáveis. E aí, o que fazer? Aqui estão os cinco principais mitos sobre o melhor momento para comer frutas, assim como a verdade sobre eles.

Mitos Sobre o Melhor Momento de Consumir Frutas:

Mito 1: Sempre comer frutas de estômago vazio.

Este é um dos mitos mais prevalentes sobre quando comer frutas. Tem sido popularizado através de sites e parece ter se originado de um chef em Cingapura.

O mito afirma que comer frutas com as refeições retarda a digestão e faz com que o alimento em seu estômago fermente ou apodreça. Este mito também afirma que comer frutas com as refeições é o que causa gases, desconfortos e uma série de outros sintomas relacionados.

Embora seja verdade que a fibra na fruta pode retardar a liberação de alimentos do seu estômago, o resto dessas alegações são falsas.

Embora a fruta possa fazer com que o seu estômago se esvazie mais lentamente, não faz com que o alimento fique em seu estômago indefinidamente a ponto de apodrecer.

Cinco Mitos sobre o Melhor Momento para Comer Frutas e a Verdade

Um estudo descobriu que em pessoas saudáveis, a fibra retardou o tempo que o estômago levou para esvaziar a metade do seu conteúdo em uma média de 72 a 86 minutos.

Embora esta mudança na velocidade seja significativa, retardar o esvaziamento do seu estômago é uma coisa boa. Isso pode te ajudar a se sentir completo por mais tempo, o que pode ajudar a comer menos calorias em longo prazo.

Além disso, mesmo que a fruta faça a comida permanecer mais tempo em seu estômago do que o habitual, o seu estômago é projetado especificamente para evitar o crescimento de bactérias, que é o que provoca a fermentação.

Quando o alimento chega ao estômago, é misturado com o ácido, que tem um pH muito baixo, cerca de um ou dois. O conteúdo do estômago se torna tão ácido que a maioria dos micro-organismos não consegue crescer.

Esta parte da digestão ocorre parcialmente para ajudar a matar bactérias em seus alimentos e prevenir o crescimento microbiano.

Quanto ao resto destas alegações, dizendo que comer frutas com as refeições é a causa de inchaço, diarreia e desconforto é igualmente enganosa e não há apoio científico por trás dessa ideia.

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Mito 2: Comer frutas antes ou depois de uma refeição reduz o seu valor nutricional.

Este mito parece ser uma extensão do mito número 1. Afirma que você precisa comer frutas com o estômago vazio para obter todos os seus benefícios nutricionais e alega que se você comer frutas antes ou depois de uma refeição, os nutrientes serão de alguma forma perdidos.

No entanto, isso não é verdade. O corpo humano tem evoluído ao longo do tempo para ser tão eficiente quanto possível quando se trata de extrair nutrientes dos alimentos.

Quando você come uma refeição, o estômago age como um reservatório, liberando apenas pequenas quantidades de cada vez para que seus intestinos possam facilmente fazer a absorção.

Além disso, o intestino delgado é projetado para absorver tantos nutrientes quanto possível. Ele tem até 6 metros de comprimento, com mais de 30 metros quadrados de área de absorção.

De fato, estudos mostraram que seus intestinos têm a capacidade de absorver o dobro de nutrientes que uma pessoa média consome em um dia.

Esta enorme área de absorção significa que obter os nutrientes da fruta (e o resto da sua refeição) é um trabalho fácil para o seu sistema digestivo, independentemente de comer frutas com o estômago vazio ou com uma refeição.

Mito 3: Se você tem diabetes, deve comer frutas 1-2 horas antes ou depois das refeições.

A ideia é que as pessoas com diabetes muitas vezes têm problemas digestivos, e comer as frutas separadamente das refeições de alguma forma melhora a digestão.

Infelizmente, este é um conselho bastante ruim para a maioria das pessoas que têm diabetes. Não há nenhuma evidência científica que apoie a ideia de que comer a fruta separada de uma refeição melhora a digestão.

A única diferença que pode fazer é que o açúcar contido na fruta pode entrar na corrente sanguínea mais rápido, que é exatamente o que uma pessoa com diabetes deve tentar evitar.

Ao invés de comer frutas separadamente, ingeri-las com uma refeição ou como um lanche junto com um alimento rico em proteínas, fibras ou gordura é uma escolha muito melhor para alguém com diabetes.

Isto é porque a proteína, a fibra e a gordura podem fazer com que o seu estômago libere o alimento no intestino mais lentamente.

O benefício disto para alguém com diabetes é que uma quantidade menor de açúcar é absorvida em um determinado tempo, levando a uma redução nos níveis de açúcar no sangue em geral.

Por exemplo, estudos mostraram que apenas 7,5 gramas de fibra solúvel, que é encontrado na fruta, pode diminuir o aumento do açúcar no sangue depois de uma refeição em 25%.

No entanto, é verdade que algumas pessoas com diabetes desenvolvem problemas digestivos. O problema mais comum é chamado gastroparesia. Acontece quando o estômago esvazia mais lentamente do que o normal.

Embora as mudanças na dieta possam ajudar na gastroparesia, comer frutas com o estômago vazio não é uma delas.

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Mito 4: A melhor hora do dia para comer frutas é a tarde.

Não há lógica real por trás dessa ideia, e também não há evidência para apoiá-la. Afirma-se que o seu metabolismo diminui na parte da tarde e comer um alimento que é rico em açúcar, como frutas, aumenta os níveis de açúcar no sangue e “acorda” o seu sistema digestivo.

A verdade é que qualquer alimento contendo carboidratos irá aumentar temporariamente o seu açúcar no sangue, enquanto a glicose está sendo absorvida, independentemente da hora do dia.

No entanto, além de fornecer energia e outros nutrientes ao corpo, isso não tem nenhum benefício especial. Não há necessidade de “acordar” o sistema digestivo, pois está sempre preparado para entrar em ação no momento em que o alimento toca sua língua, não importa a hora do dia.

A verdade é que não há risco ou dano em comer frutas de manhã, à tarde ou à noite. Fruta é saudável a qualquer hora do dia.

Mito 5: Você não deve comer frutas depois das 2:00 da tarde.

Curiosamente, o mito número 5 contradiz diretamente o mito número 4, alegando que você deve evitar frutas depois das 2 da tarde.

Parece que esta regra se originou como parte da “Dieta de 17 dias”. A teoria é que comer frutas (ou qualquer carboidrato) depois das duas horas aumenta o açúcar no sangue e seu corpo não tem tempo para se estabilizar antes de dormir, levando ao ganho de peso.

No entanto, não há razão para temer que a fruta vá provocar um aumento do nível de açúcar no sangue à tarde. Qualquer alimento que contenha carboidratos aumentará o nível de açúcar no sangue à medida que a glicose estiver sendo absorvida. Mas não há evidência de que seu nível de açúcar no sangue seja aumentado ainda mais depois das 2 da tarde do que em qualquer outra hora do dia.

E embora a sua tolerância aos carboidratos possa flutuar ao longo do dia, estas alterações são minímas e não alteram a sua taxa metabólica global.

Também não há razão para temer que comer frutas na parte da tarde cause ganho de peso. Seu corpo não muda a forma de queimar calorias a armazená-las como gordura quando você vai dormir. Sua taxa metabólica tende a diminuir à medida que adormece, mas você ainda queima muitas calorias para manter seu corpo funcionando.

Muitos fatores diferentes determinam se as calorias são queimadas para a energia ou armazenadas como a gordura, mas evitar as frutas após uma determinada hora do dia não é uma delas.

Também não há evidências de que evitar frutas na parte da tarde afete o peso. Mas há uma evidência esmagadora de que as pessoas que comem muitas frutas e verduras ao longo do dia tendem a pesar menos e têm menos probabilidade de ganhar peso.

Por exemplo, uma revisão de 17 estudos descobriu que as pessoas que tiveram a maior ingestão de frutas tiveram uma redução de até 17% no risco de obesidade.

Quando se trata de perda de peso, comer muitas frutas e vegetais é uma das melhores coisas que você pode fazer. Além disso, se você está evitando frutas na parte da tarde e antes de dormir, está eliminando uma saudável opção de comida para um lanche ou sobremesa.