Adolescentes Que Fazem Mais Exercício Na Escola Obtêm Melhores Notas

Adolescentes que Fazem mais Exercício na Escola Obtêm Melhores Notas Adolescentes que fazem mais exercício físico na escola podem obter melhores notas e têm melhor desempenho cognitivo, o que envolve coisas como capacidade verbal e não-verbal, raciocínio abstrato, habilidade espacial, raciocínio verbal e habilidade numérica. Isto foi confirmado por um estudo realizado por um grupo de cientistas espanhóis.

O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos de um programa de intervenção, chamada EDUFIT e focava em aumentar o número de aulas de educação física por semana e a intensidade das mesmas.

Para fazer isso, os autores trabalharam com uma amostra de 67 adolescentes entre 12 e 14 anos, de ambos os sexos (43 meninos e 24 meninas), que foi dividido em três grupos distintos.

Adolescentes Que Fazem Mais Exercício na Escola Obtêm Melhores Notas

O primeiro atuou como um grupo de controle e continuou a praticar suas aulas normais de educação física, ou seja, duas sessões de 55 minutos por semana, incluindo o tempo de viagem para a instalação, alteração de vestuário e aparência após a prática.

No segundo grupo, os seus membros tinham o dobro de horas de educação física por semana (quatro), enquanto os membros do terceiro duplicaram mais horas de Educação Física, estes incluíram exercícios de alta intensidade.

Imediatamente antes e após a intervenção, que durou quatro meses, os pesquisadores deram a todos os participantes um teste de QI cognitivo, bem como analisar o seu desempenho acadêmico.

Assim, observou-se que todas as variáveis relacionadas ao desempenho cognitivo, exceto raciocínio verbal, aumentaram significativamente no grupo que realizou quatro horas de alta intensidade comparados ao grupo controle que continuou a receber as suas duas horas normalmente. Além disso, o desempenho acadêmico melhorou significativamente. Em particular, as melhorias foram mais significativas em matérias que envolviam raciocínio como matemática, mas não na linguagem.

Muitos estudiosos apontam para a necessidade de mais estudos nesta linha, com uma amostra maior de participantes. No entanto, esse estudo, mostra que a intensidade das sessões de educação física nas escolas pode desempenhar um papel importante no desempenho cognitivo e sucesso escolar dos alunos.

Os estudos realizados anteriormente mostraram que as pessoas com melhor aptidão têm um maior desenvolvimento do hipocampo, núcleo de aprendizagem e memória, o que ajudaria a explicar os resultados observados neste estudo.

O efeito positivo do exercício sobre o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), libera uma das substâncias que contribuem para o crescimento de novos neurônios e sinapses, bem como aumento da capilarização e o fluxo sanguíneo para o cérebro, sendo assim esses são alguns dos mecanismos fisiológicos que se acredita poderem explicar uma melhora cognitiva e acadêmica observada como consequência do aumento do número e intensidade das sessões de educação física.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

;
Confira Mais Sobre Esse Assuto