Se você sofre de depressão, antidepressivos podem ser um salva-vidas no sentido mais verdadeiro da palavra. Mas algumas medicações para depressão podem causar alguns efeitos colaterais bastantes desagradáveis, por isso, se sua condição não é tão grave, você pode se perguntar se vale a pena o risco, especialmente porque os especialistas acreditam que os antidepressivos podem ser menos eficazes para pessoas com depressão moderada.

Felizmente, há uma série de remédios naturais que podem te ajudar a gerenciar os seus sintomas sem medicação. Naturalmente, antes de você tentar estes, deve falar com o seu médico para avaliar sua condição e discutir opções de tratamento. Aqui estão algumas maneiras naturais para tratar a depressão a considerar.

Como Tratar a Depressão Sem Tomar Remédios:

Dormir Bem. Mais precisamente, se você está lidando com a depressão, precisa ter certeza de que está descansando o suficiente, o que muitas pessoas não conseguem. Isso pode funcionar de duas maneiras: problemas de sono são um sintoma comum de depressão, mas pesquisas também mostram que a privação de sono pode realmente levar à depressão.

Exercício Físico. A depressão pode esgotar sua motivação, então praticar alguma atividade física pode ser a coisa mais difícil do mundo, mas vale a pena tentar. O exercício pode aumentar o seu nível de endorfinas e produtos químicos em seu cérebro que produzem uma sensação de prazer e melhoram o humor. Além disso, pode tirá-lo de casa e afastar da sua mente dos pensamentos negativos.

Como Tratar a Depressão Sem o Uso de Medicamentos

Luz Solar. Uma pesquisa mostrou que leva apenas 15 minutos para a luz solar começar a melhorar nosso humor, razão pela qual a terapia de luz é um tratamento tão eficaz para o transtorno afetivo sazonal, um tipo de depressão que atinge pessoas durante os dias de inverno curto e sombrio. Mesmo se você lida com a depressão durante todo o ano, a luz solar pode ajudar aumentando seus níveis de serotonina, chamada de hormônio do humor, e que age no corpo de maneira semelhante aos antidepressivos.

Iogurte Com Probiótico. Os probióticos podem ser mais conhecidos por sua capacidade de manter certas funções corporais em bom estado, como o intestino, mas recentemente eles foram reconhecidos pela sua capacidade de ajudar a gerir a depressão leve. Pesquisas ainda estão nos estágios iniciais, mas os resultados têm sido promissores até agora, por serem tão benefícios para a saúde, os probióticos podem ser adicionados à sua dieta.

Uma Taça de Vinho. Alguns anos atrás, um estudo espanhol descobriu que beber vinho poderia diminuir seu risco de depressão, mas os maiores benefícios foram vistos entre o grupo que bebia entre 2 e 7 copos por semana. Mais do que isso, você poderia arriscar ter o efeito oposto, pois o álcool age como um depressivo.

Leia também: “Alimentos Para Combater a Depressão“.

Meditação. Não só a meditação pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o foco, mas há evidências de que uma forma específica chamada meditação de atenção plena pode realmente ajudar a tratar a depressão e prevenir recaídas. Este tipo de tratamento é muito promissor. Começar é simples: basta sentar-se de pernas cruzadas no chão e concentrar-se na sua respiração. Se você encontrar sua mente vagando, sem preocupações, basta voltar sua atenção para sua respiração.

Ter um Diário. Escrever seus pensamentos pode te ajudar a aliviar seus sintomas de depressão. Isso pode ser útil para deixar de lado as emoções reprimidas, e também pode te ajudar a observar padrões, como o que você mais se preocupa, ou o que desencadeia um estado de depressão.

Atividades Sociais. O isolamento social é um dos mais conhecidos sintomas de depressão. Então programe tempo para atividades sociais que você gosta, como uma aula de ioga, prática de artes marciais ou dança. Você pode até querer considerar se juntar a um grupo de apoio à depressão, onde pode se conectar com pessoas que entendem o que você está passando. Grupos de apoio são uma excelente maneira de conhecer pessoas e fazer conexões sociais.

Dieta Mediterrânea Modificada. Um recente ensaio clínico na Austrália descobriu que uma versão modificada da dieta mediterrânea, com abundância de grãos integrais, gorduras saudáveis, proteínas magras e frutas e vegetais, pode diminuir significativamente os sintomas de depressão. A dieta mediterrânea também tem sido associada a um menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, por isso é um plano de dieta saudável e acaba melhorando o seu humor.

Terapia. Se você está hesitante em procurar um psiquiatra porque está com receio, não está sozinho. Um estudo descobriu que 43% das pessoas hesitam em mencionar seus sintomas de depressão a um médico, e sua preocupação mais comum é que eles sejam aconselhados a tomar um antidepressivo. Mas a depressão leve pode muitas vezes ser gerenciada com terapia apenas. A terapia comportamental cognitiva é ótima contra a depressão, ajudando as pessoas a evitar pensamentos negativos. Outras formas também podem ajudar as pessoas a desenvolver técnicas alternativas para enfrentar a doença.