A vitamina C, ou ácido ascórbico, se encontra de forma natural em frutas e verduras. A vitamina, que também pode ser tomada em forma de suplementos dietéticos, é absorvida nos intestinos. O que o corpo não pode absorver é excretada pela urina.

O corpo armazena uma pequena quantidade, embora a ingestão diária, de preferência em forma dietética, seja altamente recomendada para uma boa saúde.

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Algumas doenças podem produzir uma depleção de vitamina C, entre elas a diabetes e a hipertensão. As pessoas que fumam e as mulheres que recebem estrogênio também pode ter números menores de vitamina C. Além disso, os homens são deficientes em vitamina C com mais probabilidade, como os idosos. Os altos níveis de estresse têm sido associados com a deficiência de vitamina C.

A deficiência de vitamina C conduz ao escorbuto, uma doença frequente nos navios durante o século XVI, devido à falta de frutas frescas e outras fontes alimentares de vitamina C. Os sintomas de escorbuto são fraqueza, hemorragia, perda de dentes, sangramento nas gengivas, hematomas e dores articulares.

A depleção menos importante de vitamina C também pode ter efeitos sutis, como perda de peso, fadiga e fraqueza do sistema imunológico (demonstrada através de repetidas infecções e culturas). Os hematomas se devem a um traumatismo mínimo, e sua cura, como a de as outras feridas, é lenta.

Efeitos Secundários do Consumo Excessivo de Vitamina C

Por outro lado, os baixos níveis de vitamina C tem sido associados com uma pressão sanguínea elevada, aumento do risco de doença cardíaca coronária e maior risco de apresentar cataratas e alguns tipos de câncer (por exemplo, de próstata, de estômago, de cólon, de pulmão e de boca).

Até agora vimos como a vitamina C afeta o organismo quando seu consumo é baixo. No entanto, nos perguntamos: O que acontece quando o consumo é excessivo?

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Efeitos Secundários de Tomar Excesso de Vitamina C:

A overdose de vitamina C produz náuseas, diarreia, dores de estômago, erupções cutâneas e micção excessiva. Devido ao aumento do risco de danos nos rins, as pessoas com histórico de pedras nos rins ou doença renal nunca devem tomar doses superiores a 200 mg por dia e devem sempre consultar seu médico antes de tomar um suplemento de vitamina C ou outra vitamina.

Em um estudo recente, as doses elevadas foram associadas (superiores a 500 mg) de vitamina C a danos no DNA celular. No entanto, outros estudos têm rejeitado estas conclusões, por isso são necessárias novas investigações para estabelecer se as elevadas doses de vitamina C provocam danos celulares.

Entre os efeitos secundários da vitamina C, podemos mencionar diarreia e náuseas. Em alguns casos, os efeitos secundários diminuem ou desaparecem ajustando a dose.

Quanto as interações, a vitamina C aumenta a absorção de ferro, e é prescrita com muita frequência junto com suplementos comerciais de ferro por esta razão.

As pessoas que tomam anticoagulantes devem consultar seu médico antes de tomar suplementos de vitamina C, já que as doses elevadas podem alterar a eficácia do fármaco.

Grandes quantidades de vitamina C aumentam a concentração de estrogênio em mulheres que tomam suplementos hormonais ou contraceptivos, especialmente se o suplemento e o medicamento é ingerido de uma só vez. As mulheres sempre devem discutir com seu médico antes de tomar suplementos de vitamina C se estão tomando, por sua vez, medicamentos que contém estrogênio.

Estes realmente diminuem a absorção de vitamina C, por isso, podem ser necessárias doses mais elevadas.

As pessoas que recebem aspirina, antibióticos ou esteroides também devem consultar com seu médico para que lhes indique a dose adequada de vitamina C. Estes medicamentos podem aumentar as necessidades da vitamina.

Doses elevadas de vitamina C podem dar lugar a resultados falsamente positivos em exames para detectar diabetes.