Estudo Revela Qual É O Melhor Exercício Para Prolongar Nossa Vida

Até agora, todo mundo sabe que há inúmeros benefícios do exercício físico para a saúde, e um desses benefícios inclui o potencial para prolongar a vida. Então, qual é o exercício específico que te ajuda a viver mais tempo? De acordo com a pesquisa recentemente publicada no Jornal do Colégio Americano da Cardiologia e do Progresso em Doenças Cardiovasculares, correr pode prolongar sua vida em até três anos.

É isso mesmo, correr é um extensor da vida, mesmo se você realizar tão pouco quanto cinco minutos por dia. Os sujeitos do estudo que corriam viveram cerca de três anos mais do que os não corredores, mesmo se estavam acima do peso, bebiam, fumavam, corriam lentamente ou esporadicamente.

Como a Corrida Pode te Ajudar a Viver Mais Tempo?

Então, o que, exatamente, os pesquisadores encontraram neste estudo? De acordo com o Dr. Duck-chul Lee, professor de kinesiologia da Universidade Estadual de Iowa (EUA), e seus co-autores do estudo, a corrida reduziu o risco de morte prematura em quase 40%.

Extrapolando esses dados, os pesquisadores concluíram que os não corredores que começaram a correr depois do estudo, tinham 16% menos mortes e 25% menos ataques cardíacos fatais.

Você pode estar se perguntando, a fim de fazer da corrida um exercício que ajuda a viver mais tempo, quantos quilômetros por semana devo correr? Essa é a parte fascinante!

Tão pouco quanto cerca de quatro horas de corrida por semana tem benefícios sobre a longevidade. No entanto, a corrida de mais de quatro horas por semana não mostrou quaisquer efeitos adversos, apenas um platô, o que significa que não há mal em correr por muito tempo, desde que você tenha um suficiente tempo de recuperação e descanso entre os treinos.

Leia também: "Viver Mais e Melhor - Benefícios do Exercício Físico: Correr Nos Ajuda a Viver Mais e Melhor".

As razões por trás dessas descobertas ainda não são claras, e isso não significa que a corrida necessariamente faz com que a longevidade aumente. É mais provável que, devido ao fato de que a corrida combate tantos problemas de saúde, como pressão alta e excesso de peso, ajuda a saúde geral, e por sua vez aumenta a longevidade.

Na verdade, correr não é o único exercício que te ajuda a viver mais tempo. Caminhar, andar de bicicleta e outros exercícios também têm demonstrado diminuir o risco de mortalidade em cerca de 12%. Mas correr parece ser o exercício mais eficaz para ajudar a viver mais tempo.

Além de combater a pressão arterial elevada, obesidade, doença cardíaca coronária e mais, correr parece alongar os telômeros, que são segmentos de DNA no final dos nossos cromossomos que controlam o envelhecimento.

Um dos maiores estudos sobre os telômeros diz respeito ao efeito deles sobre a saúde de uma pessoa. Os pesquisadores coletaram amostras de saliva e registros médicos de mais de 100.000 participantes. Seus resultados mostraram que um comprimento de telômero menor do que a média foi associado com um aumento no risco de mortalidade, mesmo em pessoas que não fumavam ou consumiam álcool.

O estudo descobriu que indivíduos com os telômeros mais curtos, ou cerca de 10% dos participantes do estudo, tinham 23% mais probabilidades de morrer em três anos do que aqueles com telômeros mais longos. Embora a ciência ainda não esteja 100% certa de como o tamanho dos telômeros afeta a forma como envelhecemos, fica claro que quanto mais longos forem nossos telômeros, melhor.

Pesquisas publicadas no New York Times sobre como o exercício mantém suas células jovens descobriram que adultos de meia-idade que eram corredores intensos tinham comprimentos de telômeros que eram, em média, 75% mais longos do que seus homólogos sedentários.

Correr não é o único exercício que te ajuda a viver mais tempo. Como mencionado, caminhadas, ciclismo e outros exercícios também podem prolongar a vida, bem como treinos com pesos e o treinamento de intervalo de alta intensidade (HITT).

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