Um novo estudo da Clínica Mayo, publicado online pela revista “Menopause”, descobriu uma relação entre o consumo de cafeína e as ondas de calor e suores noturnos desconfortáveis nas mulheres em pós-menopausa. No lado positivo, o estudo também revelou uma associação entre a ingestão de cafeína e menos problemas femininos com humor, memória e concentração durante a perimenopausa, que pode ser devido às conhecidas características da cafeína para produzir mais excitação e melhorar o humor e a atenção. O estudo é o maior realizado até agora sobre a cafeína e os sintomas da menopausa.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores realizaram uma pesquisa, aplicando o “questionário de saúde de Menopausa”, o mesmo que consiste em uma avaliação integral da informação médica relacionada com a menopausa e inclui tanto hábitos pessoais como uma qualificação da presença e gravidade dos sintomas da menopausa. Os questionários foram respondidos por 2.507 mulheres que se apresentaram consecutivamente com problemas da menopausa na Clínica de Saúde Feminina da Clínica Mayo, em Rochester, entre 25 de julho de 2005 e 25 de julho de 2011. Foram analisados os dados de 1.806 mulheres que caíram dentro dos critérios de inclusão, e, em seguida, foram comparadas as classificações dos sintomas da menopausa daquelas que consumiam cafeína em comparação com aquelas que não o faziam.

Aproximadamente 85% da população dos Estados Unidos consome diariamente algum tipo de cafeína em uma bebida. Os sintomas vasomotores (ondas de calor e suores noturnos) são os mais comuns da menopausa e se apresentam em 79% das mulheres durante o período de perimenopausa e em 65% das que já passaram pela menopausa. Apesar da antiga crença de que a ingestão de cafeína agrava os sintomas vasomotores da menopausa, os cientistas questionaram esta hipótese devido ao vinculo positivo e negativo da cafeína com as ondas de calor.

O Consumo de Cafeína Piora as Ondas de Calor e Suores Noturnos da Menopausa

“Embora estes resultados sejam preliminares, o estudo sugere que vale a pena restringir a ingestão de cafeína em mulheres na pós-menopausa que sofrem ondas de calor e suores noturnos desconfortáveis”, comenta a Dra. Stephanie Faubion, diretora da Clínica de Saúde Feminina da Clínica Mayo, em Rochester. “Embora os sintomas da menopausa, possam representar todo um desafio, existem muitas táticas com as quais é possível tentar controlá-los”.

Outras táticas que a Dra. Faubion recomenda são:

  • Estar consciente dos gatilhos, como alimentos picantes e bebidas quentes.
  • Além de restringir a cafeína, também é necessário limitar o álcool e o tabaco.
  • Vestir-se em camadas para pode retirar uma delas quando sentir calor.
  • Considerar adquirir produtos que permitem dormir fresca durante toda a noite, como lençóis e roupa de dormir que absorvem a umidade, ventiladores e travesseiros refrescantes.
  • Tente aplicar algumas táticas para controlar o estresse, tais como meditação, yoga, Tai Chi, acupuntura e massagem.
  • Manter-se dentro de um peso saudável, fazer exercícios regularmente e permanecer ativa.
  • Consulte seu médico sobre a terapia de reposição hormonal ou os medicamentos prescritos que não contêm hormônios para aliviar os sintomas.