Especialistas atribuem o aumento da dor lombar em crianças e adolescentes a fatores como obesidade infantil e sobrecarga de peso em mochilas escolares, entre outros.

A dor nas costas não apenas representa a principal causa de incapacidade para o trabalho, mas está crescendo significativamente em nosso país, devido principalmente a maus hábitos em crianças e adolescentes. Se estimou que cerca de 90% da população vai sofrer dor nas costas e se não forem tomadas as medidas adequadas para corrigir a postura este tipo de dor voltará a se repetir, já que tem mais ou menos, uma incidência de cerca de 15%.

No entanto, devemos diferenciar a dor aguda da dor lombar crônica, o primeiro resultado de uma tensão muscular lombar, causada por esforço excessivo, momentos de baixa de fraqueza na saúde ou na ansiedade, os últimos são devido a uma alteração da coluna, quer a partir de nascimento ou adquirida, que provoca uma ruptura mecânica, causando uma sobrecarga lombar funcional que pode levar a dor.

Muitos fatores influenciam os jovens e são cruciais no desenvolvimento de dor nas costas, tais como obesidade infantil, que aumentou a um ritmo alarmante em todo mundo, com uma taxa de 20%. Má postura, tanto no trabalho como na vida diária, inatividade física, trabalho doméstico e algumas atividades que exigem grande esforço físico, muitas vezes são os gatilhos para esse tipo de doença.

Os Jovens Também Sofrem de Dor nas Costas

Além disso, os adolescentes hoje em dia muitas vezes usam salto alto de 7 cm, o que altera o eixo vertical da parte de trás e estimula este tipo de dor. Além disso, a sobrecarga de peso em mochilas escolares, negligência em certos tipos de esportes, como basquete ou balé.

“Nas meninas muito elásticas também pode causar lesões, e o estilo de vida sedentário ou a falta de exercício físico regular não muito intenso são as principais razões que fazem muitas crianças sofrerem de dor nas costas na fase adulta”, explica o especialista.

Portanto, as sociedades como a Sociedade Espanhola de Reumatologia consideram que é necessário para evitar essas dores certas medidas posturais como ganhar peso adequadamente, caminhar e sentar corretamente. Ao arrumar a cama deve-se ajoelhar ou dobrar os joelhos, ficar em uma altura acima dos ombros para limpar os objetos, dividir a carga entre os dois braços depois de voltar das compras e descansar um pé sobre uma pequena plataforma. Também é aconselhável evitar travesseiros muito altos ou dormir sem eles, e a melhor posição para dormir é de lado. Quanto aos exercícios que visam reduzir ou tratar a dor nas costas recomendamos o alongamento, a natação e o Pilates, entre outras terapias.