Os Perigos Da Frutose E Como Evitá-La

Estudos científicos comprovam que consumir frutose é prejudicial para o organismo. Estes estudos concluíram que, entre alguns dos perigos da frutose, se encontra o dano que causa ao metabolismo. Além disso, colabora em grande medida com a obesidade. A frutose é uma das formas de açúcar mais baratas que existem, não é raro encontrá-la em uma grande quantidade de produtos no mercado, o que é ainda mais preocupante.

Por isso mesmo, queremos desvendar os perigos da frutose e como evitá-la a seguir neste artigo.

O Que é a Frutose?

A frutose é um tipo de açúcar presente, geralmente junto com a glucose, na maioria das frutas e vegetais, embora para sua venda comercial costume ser extraída do milho. Durante anos, tem sido comercializada como um produto saudável e uma alternativa de açúcar para as pessoas com diabetes. Mas recentemente foi descoberta a sua relação com a obesidade e a formação de tecido adiposo sobre os órgãos vitais.

Por Que é Perigosa a Frutose?

Um experimento realizado com 16 voluntários que foram submetidos a uma dieta com altos níveis de frutose obteve como resultado a formação de células de gordura em torno do fígado, coração e outros órgãos importantes, além de mostrar sinais anormais relacionados com a diabetes. No entanto, outro grupo de voluntários que realizou a mesma dieta, mas substituindo a frutose por glucose, não apresentaram os mesmos problemas. Este estudo é um dos muitos que foram realizados recentemente e que demonstram os perigos da frutose para a saúde, iniciando-se assim uma campanha para o não consumo da mesma para uma melhor saúde.

Os Perigos da Frutose e Como Evitá-la

Entre os perigos da frutose para a saúde humana se encontram:

  • Resistência à insulina.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Colesterol e triglicérides elevados.
  • Falta de vitaminas e minerais.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Doenças hepáticas.
  • Câncer.
  • Artrite.
  • Gota.

Enquanto se encontra frutose em todas as frutas e vegetais de maneira natural, as quantidades de frutose são muito baixos. Embora você se alimente unicamente com elas durante todo o dia, dificilmente poderia exceder 15 gramas por dia. Além disso, a grande quantidade de vitaminas, minerais, fibra, enzimas e nutrientes que estes alimentos contêm poderiam com ela.

Uma pessoa de constituição normal, recebe dos refrigerantes e outras bebidas semelhantes, pelo menos, 73 gramas por dia de frutose, sem nenhum outro tipo de fornecimento nutricional, causando um impacto negativo sobre a saúde. A frutose, em pequenas quantidades, não causa nenhum dano ao organismo. Mas consumi-la em grandes quantidades, como as encontradas nas bebidas processadas e outros doces industriais é o que a torna perigosa.
Os perigos da frutose se encontram no corpo humano em geral, e a maioria dos seres vivos, está projetada para trabalhar com a glucose como forma de energia. Por isso, o fígado faz um esforço extra para poder metabolizá-la. Isso é o equivalente a colocar diesel em um veículo com motor a gasolina: talvez funcione, mas o esforço realizado pelo motor acabará por danificá-lo internamente. Por isso, é necessário saber a diferença entre o processo interno da glucose e da frutose para entender um pouco mais por isso que é perigosa.

Leia também: "Quais Os Alimentos Que Contêm Frutose? E Quais São Seus Benefícios?".

Trabalhos realizados pelo Dr. Robert Lustig, professor de pediatria na divisão de endocrinologia da Universidade da Califórnia, têm decodificado o metabolismo de diferentes açúcares:

O fígado humano apenas processos 20% da glucose consumida porque, como cada célula do corpo utiliza a glucose, os outros 80% são "queimados" quase que instantaneamente. Enquanto isso, a frutose deve ser processada em 100% pelo fígado e convertida em ácidos graxos, LDL (colesterol ruim) e triglicéridos, que são armazenados em forma de gordura, principalmente sobre os órgãos internos e nas fibras musculares, levando assim a resistência à insulina, obesidade, diabetes tipo 2, sem contar os problemas hepáticos causados pelo excesso de trabalho do fígado.

Quando uma pessoa consome 120 calorias de glucose, menos de uma caloria é armazenada em forma de gordura. Se você consome 120 calorias de frutose, não menos do que 40 calorias se converterão em gordura. Isto significa que, em essência, o consumo de frutose é como consumir gordura. Por outro lado, a glucose suprime a produção de grelina (hormônio da fome) e estimula a leptina (hormônio que suprime o apetite), por isso que, ao consumi-la, se obtém uma sensação de saciedade, enquanto que a frutose não tem efeito algum sobre esses hormônios, o que faz com que se consuma em excesso.

Outros Perigos: Desde os anos 70 se sabe que a frutose é 20% mais doce do que o açúcar comum e que sua produção é muito mais econômica por isso que, hoje em dia, mais de 55% dos adoçantes utilizados na fabricação de bebidas e alimentos são feita a base de frutose. Mas, a medida que vêm à tona as verdades sobre os perigos da frutose, as grandes empresas que lucram com isso têm gerado uma campanha para fazer com que os consumidores acredite que, ao se tratar de algo "natural" é "benéfico" para a saúde, coisa que não é verdade.

E como se os perigos da frutose associados ao seu metabolismo não fossem suficientes, outros estudos revelaram a presença de mercúrio, arsênico, chumbo, cloro e outros metais pesados na frutose cristalina. Este é um tipo de frutose muito poderoso usado, principalmente, para a fabricação de alimentos e bebidas, a nível industrial, aumentando ainda mais os riscos para a saúde.

Alimentos Que Contêm Frutose e Como Evitá-los:

Em sua maioria, os doces e bebidas altamente processados contêm frutose. No entanto, algumas empresas têm se dedicado à produção de alimentos saudáveis e são cada vez mais adicionados a este mercado em crescimento.

Os produtos à base de estévia, incluindo os açúcares processados da mesma, são a melhor opção para as pessoas que não podem consumir açúcar convencional. Para os demais, bastará moderar o consumo de açúcar convencional ou incluir em sua dieta açúcar e mel orgânico. Você deve ler cuidadosamente os rótulos dos produtos para verificar se contém frutose ou outros adoçantes prejudiciais para o corpo antes de comprá-los.

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