Porque Caminhar É Tão Benéfico Para A Nossa Saúde

Antes de falarmos sobre os benefícios de caminhar, convém desmentir alguns falsos mitos que existem sobre um exercício eficaz:

Mito 1: Para que um exercício seja realmente eficaz, o mais importante é a intensidade.

Correção: Para que um exercício seja realmente eficaz, o mais importante não é a intensidade, mas a constância. O melhor plano de exercício, portanto, é aquele que envolve menos risco de lesão para o nosso corpo. Se o seu plano consiste em levar o corpo ao limite cada vez que faz exercício, é muito provável que termine machucado ou ferido de tanto colocar o seu corpo no limite.

Porque Caminhar é Tão Benéfico Para a Nossa Saúde

Mito 2: Praticar exercício com muita frequência faz com que seus músculos se tornem mais fortes.

Correção: A fase de recuperação do exercício (e não o momento em que o praticamos) é o momento em que seus músculos se tornam mais fortes.

Portanto, se fazemos exercícios com muita frequência (todos os dias ou 5-6 dias por semana) não damos tempo para o nosso corpo se recuperar e, portanto, não lhe damos tempo para que se torne mais forte.

Mito 3: Não posso fazer exercício porque não posso fazer flexões, estou velho.

Correção: Existem muitas maneiras de se exercitar e não devemos renunciar ao exercício simplesmente porque não podemos fazer certas coisas. Mas, isso não significa que por isso devemos renunciar ao exercício.

  • O exercício de baixa intensidade (como caminhar) é ideal para todos os tipos de pessoas, inclusive para as mais ativas no esporte.
  • Ao colocarmos em movimento, ajudamos nosso corpo a se recuperar, aumentando fluxo de sangue e linfático em torno do nosso tecido muscular.
  • Além disso, o ato de caminhar é um movimento relativamente suave de modo que supõe nenhum perigo praticá-lo com dores musculares leves, já que é muito pouco provável que piore o problema.

Leia também: "Depressão: Caminhar Evita a Depressão".

Mas então, por que caminhar é tão benéfico para a nossa saúde?

De acordo com diversos estudos, foi demonstrado que caminhar tem os mesmos benefícios metabólicos, anti-inflamatórios e hormonais que os de qualquer outro exercício, além de contribuir para a prevenção de todos os tipos de doenças crônicas.

1. Os longos períodos de exercício de baixa intensidade são melhores para nossa saúde metabólica do que aqueles curtos e de intensidade alta.

2. Caminhar ajuda a melhorar a resposta metabólica do corpo diante de um alimento (inclusive se é comida "pouco saudável").

3. Caminhar 30 minutos depois de uma refeição melhora o controle de açúcar no sangue em pessoas diabéticas.

4. Caminhar 30 minutos por dia melhora os lipídios no sangue, assim como previne a inflamação.

5. Também foi demonstrado que caminhar tem benefícios para a saúde mental de cada indivíduo.

  • Não estamos dizendo que caminhar vai queimar mais calorias do que correr. Mas se o seu plano é perder peso, você deve saber que o exercício o que faz é queimar calorias (não peso).
  • O número de calorias que se queima fazendo exercício é pequeno em comparação com o queimam seus processos metabólicos naturais, e quase insignificantes em comparação com o que você pode chegar a comer.
  • A filosofia de "posso comer o que quiser e queimar na esteira depois" não é um plano de emagrecimento eficaz, já que a queima de calorias não é a razão pela qual o exercício ajuda a perder peso.
  • O que sim faz o exercício é melhorar sua saúde metabólica, reduzir a inflamação e manter a mente feliz e em paz (qualidades que podemos adquirir andando ou caminhando).
  • A única coisa que provavelmente você não conseguirá caminhando, é aumentar sua massa muscular. Se você quiser aumentar sua massa muscular, deverá incluir treinamentos de força em seu exercício diário (neste caso, você pode utilizar caminhar como uma ferramenta de recuperação depois do exercício).

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