Proteínas E Hipertrofia: O Que Diz A Ciência?

Hoje nos referimos ao momento ideal para consumir proteínas, se o que você deseja é conseguir a hipertrofia.

O que diz a ciência sobre o momento oportuno para ingerir proteínas:

  • Um estudo recente refutou a existência de uma janela anabólica, ou seja, afirma que a ingestão de suficientes proteínas combinadas com o treinamento adequado é eficiente e que o consumo de proteínas perto do treinamento ou no período imediatamente após não produz um maior estímulo para a hipertrofia.
  • Uma pesquisa avaliou o efeito da distribuição uniforme de proteínas em todas as refeições do dia e a sua relação com o estímulo para a hipertrofia e o comparou com os resultados de concentrar as proteínas à noite. Aparentemente, distribuir as proteínas ao longo do dia gera um maior estímulo sobre a síntese muscular do que a sua concentração em apenas uma refeição noturna. Embora no jantar este nutriente não deva faltar, o melhor é incluir uma cota de proteínas em todas as refeições do dia.
  • Outro estudo publicado em 2001 comparou o efeito sobre a hipertrofia de ingerir proteínas junto com carboidratos imediatamente após ou 2 horas após o treinamento, e os resultados indicam que o consumo precoce de proteínas após o treinamento aumenta a hipertrofia muscular em maior medida do que o consumo após 2 horas depois do exercício.
  • Finalmente, um estudo publicado na Medicine Science in Sports, indica que a ingestão de proteínas logo após o treinamento é de maior estímulo para a síntese de proteínas musculares e para a recuperação, portanto, resulta em maior hipertrofia.
Proteínas e Hipertrofia: O Que Diz a Ciência?

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Concluindo, embora não esteja claro se é de maior utilidade ingerir proteínas justamente após o treino para conseguir mais hipertrofia, isto é, não podemos afirmar que existe a famosa "janela anabólica", mas o que diz a ciência e o que podemos assegurar é que as proteínas são essenciais para estimular o ganho e a recuperação muscular, assim como também, é fundamental realizar um treinamento adequado para estimular a hipertrofia.

Em seguida, a critério de cada pessoa é possível consumir proteínas justamente após o treino ou até 2 horas depois, mas o que não podemos esquecer é que as proteínas suficientes são indispensáveis a cada dia para promover o ganho muscular.

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