O exercício não apenas é benéfico para o coração e os músculos, também é importante para os ossos e as articulações.

Praticar exercício físico de forma regular, além de aumentar a força muscular, estimula a formação óssea, melhora a postura, coordenação e equilíbrio. O que vai ajudar a prevenir as quedas que podem causar fraturas e outras lesões.

Independentemente da condição física e habilidades de cada mulher, todo mundo pode fazer algum tipo de exercício. Para que se possam obter benefícios para a saúde com o exercício, os especialistas recomendam usar um total de 150 minutos de atividade moderada a vigorosa por semana, em sessões de 10 minutos ou mais.

A força muscular é muito importante para a saúde óssea e articular, por isso é recomendado praticar duas sessões de fortalecimento muscular por semana. Algumas das atividades que podem ser benéficas para o fortalecimento muscular é o uso de pesos, exercícios com faixas elásticas e exercícios como flexões, levantamento de pernas, com os quais se utiliza o peso corporal para trabalhar a resistência.

As mulheres costumam perder massa óssea nos primeiros anos após a menopausa. Por isso, recomenda-se que na perimenopausa e pós-menopausa as mulheres pratiquem exercícios que aumentem a resistência óssea. Para isso, aconselha-se praticar exercícios de alto impacto, como aeróbica, correr, dançar, pular corda ou esportes como tênis ou squash.

Quais Exercícios São Benéficos Para os Ossos e as Articulações?

Os exercícios de alto impacto não são adequados para todos, por isso é sempre aconselhável consultar com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.

Para as mulheres com problemas nas articulações, é recomendável exercícios como o ciclismo, natação ou fazer exercício com uma máquina elíptica.

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