A vitamina D não apenas é útil para cuidar dos nossos ossos, mas também outros componentes e funções do organismo, tanto é assim, que este micronutriente é essencial para conseguir e conservar os músculos fortes e saudáveis​​.

Se você treina com o objetivo de ganhar força e massa muscular, talvez os níveis adequados de vitamina D em seu organismo sejam a chave para melhorar os resultados, já que uma deficiência de vitamina D tem sido associada ao aumento do risco de lesões, menor rendimento e força muscular, em um estudo publicado em 2010.

Além disso, a falta de vitamina D está ligada a uma maior percentagem de gordura corporal e uma redução da força muscular. E em uma pesquisa realizada com mulheres entre 16 e 22 anos, observou-se que aquelas que apresentavam baixos níveis de vitamina D em seu organismo tinham proporções maiores de infiltração de gordura no músculo, independentemente da adiposidade e do peso corporal.

A deficiência de vitamina D conduz a fraqueza muscular e em pessoas mais velhas, cuja força muscular sofre uma deterioração, poderia se reverter esta tendência com o uso de suplementos desta vitamina, como demonstrado em um estudo.

Também em crianças tem sido observado que aquelas que têm maior força, desempenho e rendimento muscular possuem em seu organismo níveis superiores de vitamina D.

Vitamina D: O Segredo Para Músculos Fortes e Saudáveis

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Vitamina D na Medida Certa

Acredita-se que a presença de receptores de vitamina D nos músculos esqueléticos é prova da grande importância deste nutriente para o correto funcionamento muscular, pois a vitamina permitiria a entrada no músculo de cálcio e outros componentes necessários para a contração muscular, e, inclusive, para a síntese de proteínas.

Assim, a vitamina D que cuida dos ossos e dentes, assim como das defesas do organismo é a chave para ter músculos fortes e saudáveis​​, por isso, mediante a dieta ou com alguns minutos diários de exposição ao sol podemos garantir a sua presença em quantidades adequadas em nosso organismo.