Você Realmente Tem Intolerância À Lactose?

Se ao tomar um copo de leite ou comer um pedaço de queijo você observa que o seu estômago sofre, isso não significa automaticamente que você tem intolerância à lactose. Antes de se autodiagnosticar e de excluir definitivamente todos os produtos lácteos da sua dieta, informe-se melhor sobre a intolerância à lactose, pois pode ser que este não seja o seu verdadeiro problema, ou que o que você pensa que é a solução não seja adequada.

Quando se tem intolerância à lactose, isso significa que se tem deficiência de uma enzima chamada lactase que é necessária para digerir a lactose, também conhecida como o açúcar de leite.

As pessoas geralmente nascem com lactase, pois precisamos dela para nos alimentarmos do leite materno. Com o tempo quase todos perdemos certa quantidade desta enzima, pois nossa dieta é mais variada, mas isso não significa que desenvolvemos intolerância à lactose. Considera-se intolerância à lactose quando a pessoa não tem quantidade suficiente da enzima (lactase) para digerir a lactose confortavelmente.

Você Realmente Tem Intolerância à Lactose?

De acordo com o Dr. Robert P. Heaney da Universidade Creighton, a intolerância à lactose é um tema que não é compreendido corretamente. Ele pensa que com as dietas modernas, eliminação dos produtos lácteos da dieta, sem razão, pode resultar em má nutrição e consequências de saúde em longo prazo.

Como Saber Se Você É Intolerante À Lactose?

Há duas formas de descobrir:

  • Veja os seus sintomas. Normalmente, quando você tem intolerância à lactose, ao comer algum tipo de produto lácteo você sentirá mal estar e distensão (inflamação) estomacal, muitos gases, diarreia, náuseas. Como você vê, não se trata apenas de sentir um pouco de peso no estômago.
  • O seu médico pode fazer exames para estabelecer o diagnóstico.

Leia também: "Intolerância à Lactose – O Que é Lactose e Porque Ocorre a Intolerância".

Por que é importante ter um diagnóstico correto?

Nós entendemos que você sente que os produtos lácteos não estão te caindo muito bem, por isso quer evitá-los de imediato. Mas o problema de não consumi-los é que você deixa de obter o perfil de nutrientes que contém estes alimentos, como cálcio, vitamina D, proteína, potássio e outros componentes que são essenciais para a saúde dos ossos, por exemplo.

Também pode ser que o seu problema com produtos lácteos não seja a deficiência em lactase, mas que você tenha, por exemplo, a síndrome do intestino irritável ou doença celíaca.

E se você tem intolerância à lactose, deve evitar todos os produtos lácteos?

Nem sempre, tudo depende de quão grave são os sintomas. Há muitas maneiras de não perder os benefícios dos produtos lácteos:

  • Você pode tomar pílulas que ajudam a digerir a lactose.
  • Tome leite livre de lactose
  • Experimente alguns produtos lácteos que têm concentrações menores de lactose, como iogurte ou queijos duros, especialmente o queijo provolone, mussarela e cheddar.
  • Tente incluir pequenas quantidades de produtos lácteos em sua dieta diária em combinação com outros alimentos, para que não seja tão difícil a sua digestão. Tomar um café com um pouco de leite é melhor do que beber um copo inteiro. Os estudos sugerem que a maioria das pessoas com intolerância à lactose pode tolerar pelo menos 12 gramas de lactose (valor aproximado em um copo de leite) sem ter sintomas ou com sintomas mínimos.

Experimente, dessa forma você pode continuar recebendo os nutrientes que seu corpo necessita.

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