A paroníquia é uma infecção da pele ao redor das unhas das mãos ou dos pés. Geralmente afeta a cutícula ou até mesmo os lados da unha.
Paroníquia pode ocorrer em adultos e crianças. Geralmente não é sério e pode ser tratado em casa.
Tipos de Paroníquia
Paroníquia Aguda
Surge de repente e pode não durar muito tempo. Geralmente ocorre nos dedos das mãos.
Paroníquia Crônica
Dura mais tempo e pode ocorrer nos dedos das mãos e nos pés e ela sempre acaba ressurgindo novamente.
Sintomas da Paroníquia
Geralmente a paroníquia começa com dor, inchaço e vermelhidão ao redor da base ou dos lados da unha.
A paroníquia aguda pode causar a formação de bolsas cheias de pus. Já a paroníquia crônica pode causar a quebra da cutícula e eventualmente fazer com que a unha se separe da pele. A unha pode ficar espessa, dura e deformada.
Paroníquia causada por bactérias pode piorar rapidamente e a paroníquia causada por fungos normalmente piora lentamente ao longo do tempo.
Causas da Paroníquia
A paroníquia ocorre quando a pele ao redor da unha fica irritada ou ferida, os germes entram na pele e causam uma infecção. Esses germes podem ser bactérias ou fungos.
Uma unha encravada também pode causar a paroníquia.
A umidade permite que certos germes, como cândida e bactéria cresçam. Pessoas cujas mãos ou pés ficam molhados em longos períodos de tempo, correm mais risco de paroníquia crônica.
Paroníquia crônica também pode ser causada por dermatite crônica, também pode ser causada por dermatite irritante, uma condição que faz a pele ficar vermelha e com coceira.
Paroníquia é mais comum em mulheres adultas e em pessoas que têm diabetes. Pessoas com sistemas imunológicos fracos também correm maior risco de contrair paroníquia.
Como Saber Se eu Tenho Paroníquia?
Seu médico pode diagnosticar paroníquia com um simples exame físico. Exames especiais geralmente não são necessários.
Seu médico pode enviar uma amostra do pus para um laboratório, para identificarem as bactérias ou fungos que estão causando a infecção.
Tratamentos Para Paroníquia
O tratamento para paroníquia depende da gravidade da infecção. Se você tiver paroníquia aguda, molhar a unha infectada em água morna 3 a 4 vezes ao dia para reduzir a dor e o inchaço. Deve se curar em alguns dias.
Se a infecção for muito dolorosa e não melhorar com os cuidados em casa ou se você estiver com um abscesso cheio de pus, pode ser necessário consultar um médico.
Seu médico pode prescrever antibióticos se a sua paroníquia for causada por bactérias ou antifúngicos e a sua infecção for causada por fungo.
Se você tiver um abscesso, seu médico pode indicar a drenagem desse pus. Sendo assim, ele anestesiará a área, separar a pele da base ou dos lados da unha e drenar o pus.
Se você tiver paroníquia crônica, é importante manter as unhas secas, limpas e protegê-las de produtos químicos. Você pode precisar de um antifúngico ou antibiótico, dependendo do que está causando a infecção.
Paroníquia causada por fungos pode ser difícil de se livrar. Seja paciente e siga as recomendações do seu médico.
Referência Bibliográfica
- Paroníquia - SBD - Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/unhas/doencas-e-problemas/paroniquia/95/. Acessado em: 9 Abril 2019.
- Paroníquia aguda - MANUAL MSD - Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/doen%C3%A7as-das-unhas/paron%C3%ADquia-aguda - Acessado em: 10 Abril 2019.