A aloe vera, também chamada Aloe Barbadensis Miller, é uma planta muito popular hoje em dia por suas conhecidas propriedades e benefícios. Entre outros usos, é usada principalmente para condições de pele, como queimaduras e vermelhidão. Inúmeras marcas e estabelecimentos têm incorporado a aloe vera ao seu repertório, pois os resultados são imediatos. Neste artigo, te contamos algumas curiosidades e benefícios desta fabulosa planta.

A aloe vera é uma planta de tipo perene que pertence família das Liliaceaes. A humanidade tem usado durante séculos por suas propriedades benéficas para o organismo. No entanto, em nossa sociedade, só recentemente se começou a usar com assiduidade. Embora as preparações comerciais também possam ser eficazes, o melhor é usar o gel obtido diretamente das folhas da planta. Por se tratar de uma planta muito resistente, não precisa de grandes cuidados. Por esta razão, podemos adquirir várias plantas de aloe vera e cultivá-las em casa.

Aloe Vera: Benefícios, Propriedades Medicinais e Usos

Para conservá-la devemos colocar em um vaso de barro que não contenha esmaltes, assim favoreceremos a drenagem. Você deve dar sol com regularidade e de forma direta. Se desenvolve melhor entre 18º e 25º de temperatura. No momento de cortar as folhas para seu uso devemos escolher aquelas que tenham crescido mais, separando do resto. Recomenda-se cortar as folhas inteiras, deixando o que sobra dentro da geladeira. Portanto, evitaremos cortar um pedaço pequeno deixando a folha cortada na planta. A aloe vera tem uma infinidade de curiosidades, propriedades e benefícios que vamos descobrir a seguir.

Leia também: "Aloe Vera Para se Cuidar Por Dentro e Por Fora".

Além dos seus benefícios, a aloe vera é uma planta com muita história por trás. Embora hoje a conhecemos por este nome, em outras civilizações recebia nomes diferentes. No antigo Egito, por exemplo, era chamada remédio harmônico ou planta da imortalidade. Outro nome que recebia era fonte da juventude. Após três anos de vida, o gel que contém as folhas desta planta se encontra em seu ponto alto, com mais de 250 propriedades. Sua composição inclui as vitaminas C, E, B1, B2, B3 e B6. Dentro dos minerais contém cálcio, potássio, magnésio e ferro. Além disso, é uma fonte de aminoácidos como, por exemplo, leucina ou valina e enzimas.

Como curiosidade, de acordo com estudos científicos realizados pela NASA, a aloe vera teria a capacidade de absorver até 90% dos compostos tóxicos e gases que se acumulam em um quarto. Em apenas oito horas, filtraria substâncias nocivas, como benzeno e derivados de fibras sintéticas, produtos químicos e plástico. Outras pesquisas defendem o uso da aloe vera nos tratamentos contra a AIDS. Isto porque esta planta fortalece o sistema imunológico, enfraquecido em pessoas que sofrem com esta doença.

Benefícios da Aloe Vera

Como já dissemos, a aloe vera possui uma infinidade de benefícios. A seguir vamos explicar os principais benefícios:

  • Redutora da glicose e colesterol: a aloe vera tem um efeito sobre os níveis de açúcar no sangue, assim como colesterol e triglicérides. Também atua sobre o sistema endócrino, como hipoglicemiantes e hipolipemiantes.
  • Potenciadora do sistema imunológico: ao ser imunomoduladora e antimicrobiana, ajuda a reforçar o sistema imunológico, agindo sobre diversos micro-organismos. Bloqueia, também, a reprodução do vírus HIV e de alguns herpes.
  • Previne infecções virais: tem a capacidade de induzir a formação de anticorpos, por isso é eficaz contra infecções das vias respiratórias. Por exemplo, gripe e laringite.
  • Potente anti-inflamatório: permite inibir a síntese das chamadas prostaglandinas e reduz também a migração dos leucócitos. Libera histamina e ajuda na cura e cicatrização de feridas.
  • Redutora do crescimento tumoral: diz-se que tem propriedades anticancerígenas, já que ajuda a bloquear o crescimento de tumores, conseguindo também a redução destes. Por ser também imunoestimuladora e protetora, é muito eficaz nas lesões por radiação e para a prevenção de melanomas.
  • Eficaz cicatrizante: ajuda na regeneração da pele e membranas mucosas. Em casos de queimaduras e lesões epidérmicas, ajuda a recuperação da pele sem deixar cicatrizes. Permite uma melhora do fluxo sanguíneo e mantém a sensibilidade nas áreas afetadas.
  • Favorece a digestão: por ter um alto teor de enzimas, ajuda o trato digestivo, além de reduzir a flatulência.
  • Regeneradora da pele: em casos de acne ajuda a secar as imperfeições, dando a nossa pele uma aparência mais suave e mais firme. Também é utilizada para eczema.

Leia também: "Propriedades da Planta Aloe Vera Para Emagrecer".

Propriedades Medicinais da Aloe Vera

A aloe vera é composta por uma quantidade de nutrientes inumeráveis. Contém uma grande variedade de minerais e vitaminas, proteínas, polissacarídeos, aminoácidos e enzimas. Seu poder é tal que tem sido utilizada ao longo da história da humanidade. Atualmente é utilizada em, praticamente, qualquer país do mundo. Não apenas é usada por via tópica, mas também podem ser preparadas deliciosas bebidas que fornecem vitalidade e energia. Esta propriedade faz com que possamos substituir as prejudiciais bebidas energéticas ou o café por esta planta.

O gel que contém as folhas é composto em 99% de água. Dadas suas propriedades curativas, é utilizado para tratar uma grande variedade de doenças e enfermidades. Permite aliviar as inflamações tanto internas como externas e ajuda, também, a melhorar a circulação sanguínea. Isto resulta muito importante para a prevenção das doenças cardiovasculares.

É muito eficaz também para a hipertensão e estabiliza também os níveis de triglicéridos no sangue. Fornece energia e oxigênio para as células e para o sangue, respectivamente. Além disso, permite a reparação dos tecidos, ao mesmo tempo em que a deixa suave e livre de marcas. Poucas plantas têm tantas propriedades e benefícios como a aloe vera. Se você ainda não tiver em casa, corra!

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.