O chá matcha está na moda. Considerado um superalimento, todas as celebridades o incluem em sua dieta por suas supostas propriedades antioxidantes e para perder peso, mas o que há de verdade nessas afirmações? O que, sim, está claro é que este chá verde em pó é um ingrediente genial para dar cor aos seus pratos, e ao mesmo tempo, adicionar alguns benefícios saudáveis para sua alimentação.

O chá matcha é um tipo de chá verde em pó, que se caracteriza por uma cor verde intenso e brilhante. É obtido a partir da pulverização das folhas verdes da planta do chá que são cultivadas à sombra. Ao evitar a luz solar, conseguem manter toda a clorofila, nutrientes e antioxidantes que contém a planta. Assim, conserva todas as propriedades do chá verde clássico aumentadas em um maior nível.

Originalmente da China, foi introduzido no Japão pelos monges budistas que o usavam para favorecer a meditação e a concentração durante mais tempo. Atualmente, forma parte do ritual da cerimônia do chá japonesa e também da sua cozinha, especialmente da padaria.

Benefícios do Chá Matcha:

Este chá é particularmente rico em antioxidantes, clorofila, cafeína e L-teanina, que ajuda o relaxamento, e outros nutrientes característicos do chá verde, como minerais, vitaminas A, B, C, E e K, e fibras dietéticas. Tanto é assim, que há rumores de que uma xícara de chá matcha é equivalente à tomar dez de chá verde. Por esta razão, é considerado um superalimento.

Benefícios do Chá Matcha: O Chá Verde Concentrado

Leia também: “Cápsulas de Chá Verde Para Emagrecer“.

Por seu teor em catequinas, polifenóis, entre os quais se incluem a epigalotocatequina (EGCG), acredita-se que acelera o metabolismo e poderia, assim, promover a perda de peso, mas como dissemos, não existem estudos que possam confirmar nenhuma de suas supostas propriedades.

Por outro lado, quando falamos do chá matcha se faz referência também a L-teanina, que se encontra apenas em plantas de chá, e que ajuda a se concentrar e aliviar o estresse e a ansiedade, ao mesmo tempo que aumenta o nosso estado de alerta. Paradoxalmente, o chá matcha contém muita cafeína, embora esta seja digerida de forma mais lenta que o a do café, por exemplo.

Como Preparar Chá Matcha

O melhor do chá matcha é que é um ingrediente muito versátil para a cozinha e, particularmente, para a padaria. Você pode adicioná-lo mais ou menos a qualquer prato sem comprometer seu sabor e também te fornece uma cor verde única. Você pode desfrutar do chá matcha de muitas maneiras, por exemplo, pode adicioná-lo a um café com leite, se você quiser uma dose extra de energia e cafeína pela manhã, ou ao seu batido detox de abacaxi, aipo ou pepino, para depurar o seu organismo.

Experimente também polvilhá-lo em sua tigela de cereais, aveia ou iogurte; incluí-lo em seus bolos, biscoitos, sorvetes, coberturas, e, claro, para apreciá-lo sozinho, com água bem quente e algumas gotas de limão e mel.

Se você acredita nas propriedades do chá verde e do chá matcha, pode incluí-lo em sua dieta sem esquecer que pode ter alguns efeitos colaterais, por seu teor em cafeína e taninos. Lembre-se que não existem os alimentos mágicos e que nenhum sozinho tem propriedades milagrosas. No entanto, sim, podem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada que priorize a variedade.