Infusões Para Dormir Bem

Muitas pessoas sofrem de insônia, mas outras, apesar de dormir durante toda a noite, quando acordam se sentem cansadas e exaustas.

Em ambos os casos, é importante conseguir um sono reparador para ter saúde.

Neste sentido, falamos muitas vezes que dormir bem reduz o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, depressão e até de câncer. No entanto, pouco se conhece sobre sua relação com um peso adequado e com as boas relações sociais. Vejamos mais detalhadamente a respeito:

Infusões para Dormir Bem

Dietas que de uma vez por todas funcionam. A falta de sono aumenta a produção dos hormônios que abrem o apetite e reduz a daqueles que te fazem se sentir mais saciado.

Menos fome de alimentos pouco convenientes. Além disso, diferentes estudos mostram que a fome que se abre ao dormir pouco é de alimentos ricos em carboidratos hipercalóricos.

Relações sociais muito melhores. Uma investigação da Fundação de Saúde Mental (Reino Unido) conclui que dormir pouco e/ou mal te torna susceptível a problemas de relacionamento com os outros.

Dormir bem; menos demência. Cientistas suecos descobriram a relação entre ambas às coisas. Assim, indiretamente, dormir bem também protege contra a demência e doença de Alzheimer.

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Plantas para Dormir Bem:

Papoula Comum. É nativa do Extremo Oriente, possui uma ação sedativa. Resulta muito eficaz para a ansiedade e a insônia. Partes usadas: as pétalas de suas flores, que são colhidas no verão. São deixadas para secar, se conservam e se utilizam para preparar infusões ou elaborar extratos e pós.

Papoula da Califórnia. Como o próprio nome indica, é nativa da Califórnia, Estados Unidos, mas na atualidade seu uso tem se estendido por todo o mundo.

Solidéu. É nativa da América do Norte, possui um sabor amargo, apenas adstringente. Ajuda o sistema nervoso e acalma o estresse e a ansiedade. Seu efeito antiespasmódico torna-se útil quando as preocupações causam tensão muscular. Ideal para combater a insônia. Partes usadas: as aéreas (folhas e flores), que são colhidas no verão. Com elas se preparam infusões, cápsulas e tinturas.

Lavanda. Cresce em toda a Europa e no Norte da África. Além disso, é cultivada em muitos países, como a França e os Estados Unidos. Possui um perfume muito intenso e agradável. Suas folhas podem ser adicionadas em saladas como substituto de hortelã. É calmante e indicada para casos de estresse, palpitações de origem nervosa e insônia. É usada sob a forma de banhos de imersão ou decocções das flores. Partes usadas: as flores, e em menor medida os talos, para preparar infusões e decocções.

Lúpulo. De aroma agradável e sabor entre amargo e picante, cresce em zonas úmidas, sebes e lugares vagos ensolarados. Encontra-se em abundância na metade norte da Península Ibérica, e é cultivada intensamente em todo o mundo.

Possui propriedades sedativas, combate a insônia e as palpitações e também o nervosismo excessivo. Com as flores femininas se aromatiza a cerveja: é o ingrediente que lhe outorga seu característico sabor amargo. Partes usadas: as flores femininas (cones), que contém sementes de cor cinza que secretam uma substância amarela (lupulina). São colhidas no final do verão e servem para preparar infusões ou elaborar tinturas, extratos, xaropes ou pílulas.

Camomila. É uma planta nativa da Europa, muito conhecida em todo o Velho Mundo e também na América. É sedativo nervoso, calmante, antiespasmódico, produz sensação de alívio geral e ajuda para uma boa digestão, especialmente em estados de estresse. Partes usadas: os capítulos florais, que são colhidos na primavera e se usam em infusão, na razão de uma colher de sopa por xícara de água fervendo. Também pode ser usada em decocções e tinturas.

Erva-cidreira. É nativa do sul da Europa, Ásia ocidental e norte da África, crescendo em todo o mundo. Seu sabor oscila entre amargo e doce. É usada contra a ansiedade, a depressão leve e a irritabilidade.

Também para os problemas digestivos por ansiedade. Partes usadas: as folhas, que são colhidas no verão, nem bem floresce, e são usadas em diversas preparações, frescas ou secas. A infusão das folhas frescas, por exemplo, é um bom tônico relaxante. Aviso: não deve ser administrada para pessoas que sofram de hipotireoidismo ou bócio, já que seu consumo pode alterar os níveis de hormônios da tireoide.

A seguir apresentamos receitas de infusões para dormir profundamente.

Infusões para Dormir Bem:

  • Coloque ½ colher de chá de pétalas de papoula secas em 1 xícara de água fervida e quente. Deixe descansar durante 3 minutos e filtre. Tome até 3 vezes ao dia. (Pode ser tomada por crianças com mais de 7 anos). Também é possível preparar para aplicar fria sobre as pálpebras como descongestionante e como banho ocular.
  • Misture papoula da Califórnia, espinheiro branco e passiflora e depois extraia 1 colher de sopa desta mistura e despeje em uma xícara de água que está fervendo. Deixe repousar de 3 a 4 minutos, antes de coar. Tome 1 xícara depois do jantar. Pode ser adoçado com açúcar mascavo ou mel de laranjeira. Se você tomar esta infusão, deve intercalar um período de descanso (uma semana a cada 40 dias de tratamento contínuo) antes de prosseguir.
  • Despeje 2 colheres de chá de camomila em 1 xícara de água fervendo, coe e beba antes de deitar.
  • Misture, em partes iguais, calêndula, tília e verbena e depois extraia 1 colher de sopa. Despeje em uma xícara de água que esteja fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba uma xícara antes de dormir. Se você quiser, pode adicionar 1 colher de chá de mel para relaxar.
  • Ferva em uma xícara de água durante 5 minutos, a pele de uma laranja bem limpa. Em seguida, deixe descansar por alguns minutos, coe e beba, quente, antes de deitar.
  • Ferva 1 xícara de água e, quando atingir o ponto de ebulição, coloque 1 colher de sopa de erva-cidreira. Cubra e deixe esfriar. Filtre e tome 1 xícara 15 minutos antes de deitar.
  • Despeje 1 colher de sopa de flores de tília em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara antes de dormir. Se você sofre de nervosismo e essa é a causa de não dormir bem, recomenda-se, em seguida, despejar 3 colheres de sopa de flores de tília em um litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome ao longo do dia.

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