Não é fácil parar de fumar, já que o tabaco cria uma forte dependência.

No entanto, os danos causados à saúde (câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, bexiga, rim, pâncreas, bronquite crônica e enfisema) obrigam os fumantes a reconsiderar a opção de deixá-lo. Inclusive se exposto aos entes queridos que respirem a fumaça do tabaco. Estudos indicam que os fumantes passivos correm um maior risco de desenvolver câncer de pulmão do que aqueles que não são.

Vale a pena parar de fumar e, para conseguir esse objetivo, apresentamos a seguir alguns remédios populares, que são muito eficazes.

Remédios Caseiros Para Parar de Fumar

  • Beba muitos sucos de frutas (maçã e uva) sem açúcar, coma legumes (cenoura, cebola, aipo, ervilhas, feijões, etc.) e tome banhos relaxantes à noite.
  • Um remédio natural consiste em mastigar a raiz de gengibre (mesmo que seja um pouco amargo é muito eficaz).
  • Tome o chá de erva de nepenta que, segundo a tradição, reduz a vontade de fumar.
  • Reduza o consumo de carne, álcool, café, açúcar e pão branco.
  • De acordo com os avós, chupar cravo também é bastante eficaz para cortar a dependência do tabaco ou cigarro.
  • A hipnose é outro método natural usado para parar de fumar, e é baseado na visualização, sugestão e relaxamento.
    Deixar de Fumar – Remédio Caseiro Para Ajudar a Parar de Fumar
  • Prepare um chá com 1 grama de eucalipto, 5 gramas de ginkgo e 5 gramas de malva em 1 litro de água que deve ser aquecida e, em seguida, adicione os ingredientes. Deixe descansar durante 5 minutos, coe e beba um copo por dia durante um mês. Ajuda a limpar os pulmões e as vias respiratórias no tratamento contra o tabagismo. Não se deve tomar mais do que um copo por dia, já que pode causar dor de cabeça e náuseas.
  • Mastigue um punhado de feijões de soja, previamente lavados, sempre que você sentir o desejo de fumar novamente.

Recomendações Para Deixar de Fumar

Além dos remédios expostos acima, a vontade de parar de fumar é fundamental e muito necessária. Os fumantes podem se levantar de manhã e dizer: “A partir de hoje eu não vou fumar mais. Eu decidi parar” assim reafirmará a sua vontade diariamente.

Se desejar, você pode seguir a seguinte dieta recomendada para pessoas que querem parar de fumar:

Em jejum:

  • Tome o suco de dois limões e duas laranjas com mel de abelhas.

Café da manhã:

  • Coma frutas ou cereais (torradas de trigo integral).

Almoço:

  • No primeiro dia dê preferência às frutas. Nos dias seguintes para os vegetais especialmente saladas cruas, cereais e legumes.

Jantar:

  • Alimentos leves. Salada de frutas ou legumes; leite ou suco de frutas e pão integral.

Durante a dieta, tome três vezes ao dia, a seguinte infusão de ervas com mel de abelhas: misture partes iguais de menta, pulmonária, melissa caballoy; duas colheres de chá da mistura para um copo de água.

Fazer exercícios de manhã é aconselhável uma vez que o sangue recebendo mais oxigênio tonifica o sistema nervoso.

Mantenha fora do alcance os objetos que lembram a ação de fumar, como cigarros, cinzeiros e isqueiros.

Frequente a companhia de não fumantes.

Tenha a mão objetos prontos para mastigar ou chupar como chicletes ou balas. Neste sentido, deve ser evitada a menta, já que pode lembrar o cigarro de menta.

Não caia na tentação em situações associadas com o tabagismo, como pausas para tomar um café, após as refeições.

Para conhecer mais benefícios de deixar de fumar, recomendamos a leitura do nosso artigo “Parar de Fumar: Benefícios Imediatos Para o Corpo“.