Remédios Caseiros E Naturais Para Limpar E Fortalecer Os Pulmões

Os pulmões são essenciais para a nossa vida e, por isso, devemos cuidar dos mesmos. No entanto, muitas vezes esquecemos esse órgão e apenas quando nos resfriamos, temos gripe, etc., é que nos lembramos da sua importância.

Para melhorar a capacidade respiratória e limpar os pulmões, recomendamos uma série de remédios caseiros e naturais como os seguintes:

Remédios Caseiros Para Limpar e Fortalecer os Pulmões

  • Faça uma infusão de castanha da índia que consiste em derramar uma colher de chá em uma xícara de água que está fervendo. Coe e beba. Este remédio ajuda a melhorar a respiração, especialmente no caso daquelas pessoas que sofrem de asma, tosse e bronquite.
  • Ferva um punhado de folhas de eucalipto em 2 litros de água até chegar ao ponto de ebulição. Retire do fogo e tampe. Deixe esfriar apenas um pouco e coloque o rosto a uma distância próxima, mas cautelosa (sem queimar) sobre o recipiente de tal forma que você possa inalar o vapor. Coloque uma toalha sobre a cabeça como uma tenda.
  • Lave e corte um pedaço de raiz de alcaçuz. Ferva uma xícara de água por 5 minutos. Coe e beba um copo. Este remédio alivia a irritação nas vias respiratórias o que permite respirar melhor. Não tome se você sofre de hipertensão.
  • Ferva algumas folhas de louro e 1 colher de sopa de madressilva em 1 xícara de água por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 a 2 xícaras por dia.
  • Despeje 1 colher de sopa de tussilagem em um copo de água está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo.
  • Ferva 30 gramas de flores de verbasco em 1 litro de água por 10 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe descansar. Filtre, mediante um pano, e tome um copo por dia.
  • Consumir 1 dente de alho cru picado por dia.
  • Despeje 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo.
  • Tome 1 cápsula de óleo de prímula por dia, já que melhora a disponibilidade de oxigênio.
  • Coloque várias folhas e talos de aipo e um punhado de folhas de agrião, previamente lavadas no liquidificador com 1 xícara de água. Misture brevemente. Coe e beba este suco diariamente.
Remédios Caseiros e Naturais Para Limpar e Fortalecer os Pulmões

Recomendações

• Inspire pelo nariz sempre, pois isso é fundamental para a oxigenação e também para proteger os pulmões.

• Desta forma, o ar se tempera nas fossas nasais e não entra nem frio nem quente.

• Se inalar pela boca, podem chegar aos pulmões impurezas que quando se encontram nas circunstâncias corretas (como uma diminuição das defesas) produzem infecções respiratórias facilmente.

• Realize exercícios regulares, pelo menos três vezes por semana. O exercício aeróbico, como nadar, correr, caminhar, andar de bicicleta, é básico para "alargar" os pulmões e manter a linha. No entanto, de todos estes exercícios a natação é o melhor para aumentar a oxigenação porque ensina a controlar a respiração de forma rítmica, tomando o ar pelo nariz e soltando pela boca.

• Pratique exercícios em casa específicos para obter todo o oxigênio e melhorar assim a função pulmonar como os seguintes:

  • Deite-se de costas com um travesseiro sob a cabeça e a região lombar. Coloque os seus braços relaxados ao longo do corpo. Respire profunda e lentamente imaginando que o abdômen é um balão que infla e desinfla. Repita a respiração. Mantenha o tórax elevado apoiando a parte superior da cabeça.
  • Sentado com os braços estendidos e as mãos cruzadas na frente do corpo. Levante os braços para cima enquanto inspira pelo nariz. Baixe os braços lentamente enquanto expele o ar pela boca.
  • Inflar vários balões diariamente ajuda a aumentar gradualmente a capacidade pulmonar. Portanto, recomenda-se, inspirar profundamente e tentar inflar o balão de uma só vez. Outros exercícios para ampliar a capacidade pulmonar consistem em fazer bolhas em um copo de água durante alguns minutos por dia (usando um canudo) ou tente apagar uma vela sem realmente fazê-lo.
  • Não se exponha desnecessariamente a temperaturas frias. As baixas temperaturas também favorecem as doenças respiratórias, já que fazem as membranas mucosas do nariz, responsáveis de aquecer e limpar o ar que chega aos pulmões se resseque. Por isso, recomenda-se manter a casa a uma temperatura entre 19º e 21ºC, que é a mais beneficia para a saúde respiratória. Quando se sai à rua, é aconselhável cobrir a boca e o nariz com um lenço ligeiramente para evitar que o ar frio e seco chegue aos pulmões.
  • Deixar de fumar, já que o tabaco é o principal inimigo dos pulmões. O tabagismo declina lentamente, mas de forma progressiva a capacidade de respirar.
  • Evitar a exposição à poluição. A poluição é uma mistura de gases tóxicos e partículas em suspensão que irritam o sistema respiratório e facilita o desenvolvimento de doenças e infecções respiratórias, crises asmáticas, câncer de pulmão. Por isso, se recomenda não realizar exercícios em lugares onde existe tráfego intenso, já que ao realizar esportes os pulmões se ampliam e pegam mais ar, por isso não convém respirar esse ar tóxico.

Procure atendimento médico se você de repente começa a perceber asfixia realizando uma atividade normal, é preciso procurar um médico.

Recomendações Nutricionais

Beber muita água. Uma boa hidratação (beber 8 copos de água por dia) é importante para manter a saúde dos pulmões, já que, caso contrário, você corre o risco de sofrer doenças respiratórias, como asma e bronquite crônica. É necessário também controlar o ambiente doméstico: o ideal é que a umidade seja de 45%. Se a pele ou olhos se ressecam facilmente, é recomendado o uso de umidificadores.

Seguir a dieta mediterrânea. Os estudos têm demonstrado que seguir esta dieta mediterrânea diminui em 50% o risco de sofrer uma doença respiratória porque é equilibrada, com pouca gordura e, especialmente abundante em nutrientes "protetores".

Consumir alimentos ricos em Ômega 3, como peixe azul e azeite de oliva, já que tem propriedades anti-inflamatórias que resultam muito benéficas para os pulmões.

Consumir alimentos ricos em vitamina A ou betacaroteno, que é um nutriente que fortalece o sistema imunológico e atua sobre as membranas respiratórias, revitalizando as mucosas.

Consumir alimentos que contenham vitamina E (alfa-tocoferol), como abacate, frutos secos (nozes, amendoins, avelãs, amêndoas, etc.), devido ao fato de que é o melhor nutriente para o pulmão porque o fortalece e reduz o risco de doença pulmonar grave.

Consumir alimentos com selênio, porque é um grande desintoxicante, especialmente para os metais pesados ​​e os tóxicos do tabaco. Funciona em conjunto com a vitamina E e ajuda a retardar o envelhecimento orgânico.

Evite ter excesso de gordura no organismo, especialmente no abdômen, já que ao ter volume nesta área, eleva o diafragma e aperta o peito. Isso limita a quantidade de ar nos pulmões o que predispõe a sofrer de doenças respiratórias.

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