O olho se encontra composto por uma série de estruturas. A retina, por exemplo, é aquela parte que reflete as imagens que recebemos mediante as lentes oculares. No centro desta, existe uma área que recebe o nome de mácula.

Nesta área se concentra uma grande quantidade de fotorreceptores responsáveis pela transformação dos sinais captados pelo olho primeiro em sinais de luz e depois elétricos, que, em seguida, viajam pelo nervo óptico até chegar ao cérebro. Desta forma, podemos ver.

Em outras palavras, graças à mácula podemos ter uma visão precisa e detalhada que nos permite ler, reconhecer rostos, dirigir, etc.

No entanto, ao longo do tempo, esta mácula pode se degenerar o que causa uma perda da visão central, enquanto que a visão periférica permanece intacta.

Remédios Caseiros Para a Degeneração Macular (Preventivo)

Esta condição ocular recebe o nome de degeneração macular (DMAE) e afeta, com maior frequência, pessoas com mais de 55 anos.

Os primeiros sintomas de degeneração macular consistem no aparecimento de uma pequena distorção das linhas retas (as linhas finas e retas se veem onduladas). Em alguns casos, também pode se tratar de uma pequena mancha (pontos cegos) no centro do campo visual.

A degeneração macular se apresenta em duas formas: seca e úmida. A forma seca ou atrófica é a mais frequente e é responsável por 80% de todos os casos. Quando ocorre, os fotorreceptores envelhecem e não são incapazes de se livrar das moléculas de resíduos; sua acumulação atrofia a mácula e é visível em forma de manchas amareladas no fundo do olho, chamadas drusas. Apenas uma pequena percentagem de pessoas com drusas perde a vista para por DMAE.

No caso de DMAE úmida, o fluído ou de sangue dos vasos sanguíneos se infiltra na mácula, o que faz com que esta se separe e forme tecido cicatricial em vez de células maculares. Por esse motivo, a deficiência visual resulta rápida.

Entre os fatores de risco para esta doença estão:

  • Idade (envelhecimento).
  • História familiar de degeneração macular (aumento o risco em quatro vezes).
  • Tabagismo.
  • Diabetes.
  • Hipertensão arterial.
  • Elevação do colesterol no sangue.

Remédios Caseiros para prevenir degeneração macular:

  • Consuma verduras e frutas que contenham grandes quantidades de luteína, antioxidante bons para a boa saúde ocular (absorvem a luz de onda curta na retina para proteger os olhos). De acordo com vários estudos, as pessoas que consomem uma vez por dia couve, espinafre, milho, pimentão laranja, kiwi, suco de laranja, brócolis e abóbora ricos em antioxidantes, reduzem em 43% o risco de DMAE.
  • Consumir peixe. Segundo pesquisas, as pessoas que ingerem peixes pelo menos uma vez por semana reduzem o risco de DMAE. Os ácidos graxos ômega-3 do peixe (presentes na retina) explica esse fenômeno.

Leia também: “Olhos Secos - Remédios Para os Olhos Secos”.

  • Ingerir alimentos com zinco como sementes de abóbora e girassol, cevada, frango, carne de caranguejo e ostras, já que ajuda a retardar o desenvolvimento da degeneração macular.
  • Despeje 1 colher de sopa de folhas de ginkgo biloba secas em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome uma xícara diária.

Leia também: “Lente Que Protege o Olho da Degeneração Macular”.

  • Ferva por 5 minutos, 2 colheres de chá de capim seco e amoras esmagadas em 1 xícara de água. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba três vezes ao dia. Este remédio, como o ginkgo biloba, contém flavonoides que ajudam a prevenir distúrbios de degeneração macular.
  • Ferva 10 gramas de raízes de ginseng siberiano ou eleuterococo em 1 litro de água. Mantenha no fogo até ferver, deixe macerar por 12 horas e, em seguida, coe; tome 2 ou 3 xícaras por dia.

Recomendações Preventivas: Verifique os olhos regularmente (pelo menos uma vez por ano depois dos 50, especialmente se você tem histórico familiar da doença). Diante dos primeiros sintomas como linhas retas que se percebem onduladas ou tortas, ou manchas fixas no centro do campo visual, dificuldade para conhecer os rostos e ver televisão, procure o especialista. Recomenda-se fazer o teste do diagrama de Amsler.

Consumir alimentos ricos em carotenoides. Um amplo estudo de observação de homens e mulheres de 55 a 80 anos descobriu que aqueles que consumiram mais carotenoides, como cenouras em sua dieta tiveram cerca de 40% menos risco de sofrer degeneração macular. O efeito foi particularmente significativo naqueles que comeram mais folhas de espinafre e couve.

Outro carotenoide, o licopeno contido especialmente no tomate, protege contra a degeneração macular, porque sua particular estrutura e bioquímica, o tornam particularmente adequado contra os danos oxidativos. Estudos preliminares em seres humanos mostraram que os níveis baixos de licopeno estão associados com o risco elevado de degeneração macular.

Evite o excesso de peso e faça exercícios regularmente. Controle o diabetes mediante tratamento médico, se necessário.

Verifique a pressão. A hipertensão aumenta o risco de DMAE até quatro vezes mais em comparação com aqueles que não têm hipertensão.

Use óculos de sol com proteção UV quando estiver exposto ao sol para que os olhos não se encontrem expostos aos raios nocivos.

Não fume. Os pesquisadores descobriram que os fumantes tinham um risco duas vezes maior de desenvolver DMAE. Evite produtos processados (comerciais), assados e com açúcar (doces), já que, de acordo com estudos, dobram o risco de degeneração macular.

Recomendações Quando se Tem Degeneração Macular: Melhorar a iluminação do quarto com luz brilhante.

Use óculos de leitura ou lentes de aumento disponíveis em várias graduações para aumentar as palavras ou objetos. Também é recomendado usar áudio books, relógios alto-falantes, calculadoras que ajudam na vida diária, software de computador, sistemas amplificados de computador, vídeos amplificadores.

Procure receber atendimento médico imediatamente se você tem DMAE seca e, de repente, nota uma mudança repentina na visão, já que pode significar que progrediu para uma DMAE úmida e deve receber um tratamento médico com laser para deter parar o vazamento. Caso contrário, a retina pode sofrer danos permanentes e consideráveis.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.