O tratamento das amígdalas inchadas em casa pode ser uma maneira eficaz de evitar uma visita ao médico. Inflamação das amígdalas tambem conhecida por Amidalite pode ser causada por várias coisas, como um ambiente seco, vírus, bactérias ou alergias. Amígdalas inchadas, apesar de desconfortável, não requer sempre uma visita imediata ao médico de família. Amígdalas inchadas podem ser tratadas eficazmente com remédios caseiros. Os remédios caseiros para inflamação das amígdalas podem ser utilizados junto com outros tratamentos prescritos por um médico.

Remédios Caseiros Para Fazer Gargarejo contra Amígdalas Inflamadas

Gargarejos água morna e sal

Você também deve fazer gargarejos com água morna e sal várias vezes ao dia. A água salgada alivia a dor e reduz o inchaço das amígdalas. Para fazer as soluções salinas, use uma colher de sopa de sal por copo de água.

Remédios Caseiros para Tratar Amígdalas Inflamadas

Gargarejos de Folhas de Sálvia com pimenta caiena

Ferva meio litro de água. Em ebulição, coloque dentro 30 gramas de sálvia e 25 gramas de pimenta caiena. Retire do fogo, deixe descansar e faça vários gargarejos por dia.

Gargarejos suco de limão

Faça gargarejos de suco de limão espremido na hora com mel cinco vezes por dia. Toda vez que você fizer o gargarejo, recomenda-se escovar os dentes para evitar o efeito corrosivo do limão.

Gargarejos com suco de limão e bicarbonato de sódio

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no suco de um limão. Faça gargarejos de três a cinco vezes por dia. Com esta preparação se limpa as placas de pus que podem estar anexadas às amígdalas.

camomila e chá de sálvia

Ferva 1 xícara de água e em seguida despeje uma colher de chá de flores de camomila e 1 colher de chá de sálvia durante 5 minutos. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Coe e faça gargarejos com infusão a cada 2 horas.

Infusão de Flores de Acácia

Ferva uma colher de sopa de flores de acácia em 1 xícara de água por 5 minutos. Realize gargarejo com esta infusão ao longo do dia.

Folhas de Vidoeiro

Despeje 20 gramas de folhas, previamente lavadas, de vidoeiro em meio litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Faça gargarejos e bochechos com esta preparação durante todo o dia.

Folhas de Agrimônia, papoula, rosa mosqueta e malva

Misture partes iguais de folhas de agrimônia, folhas de amora, flores da papoula, flores de rosa mosqueta ou rosa silvestre e flores de malva. Ferva um punhado da mistura durante dois minutos em um quarto de litro de água. Faça gargarejos várias vezes por dia.

Bochecos com feno-grego

Despeje 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego em um litro de água e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos, coe e faça bochechos e gargarejos várias vezes ao dia.

Remédios Caseiros Para Amigdalas Inflamadas Para uso Interno

Bebidas Mornas

Consuma bebidas mornas, como chá ou água morna para aliviar o desconforto e reduzir o inchaço, lembrando que deve ser morna pois uma bebida muito quente pode causar mais dor de garganta.

Chá mel com vinagre de maçã

Misture os seguintes ingredientes 1 colher de sopa de mel, 1 colher de vinagre de maçã e 1 copo de água morna. Então, lentamente, tome em goles sem deixar esfriar.

Suco de cenouras com morangos

Prepare um suco curativo de 3 cenouras, ½ xícara de água e 6 morangos picados. Para isso, deve-se misturar os ingredientes durante 3 minutos e beber.

Chá de Tomilho com limão e mel

Prepare uma xícara de infusão de tomilho e, em seguida, adicione o suco de meio limão e uma colher de sopa de mel.

Alho e Cebloa

Coma um par de dentes de alho ou vários pedaços de cebola crua por dia.

Xarope Caseiro de Figo com Mel

Cozinhe em fogo baixo, várias figos secos na água com duas colheres de sopa de mel. Tome uma colher de este xarope três vezes ao dia.

Folhas de Verbasco

Deixe de molho um punhado de folhas e flores frescas ou secas de verbasco em 1 litro de água fervendo, cubra e, em seguida, ferva durante 10 minutos. Em seguida, coe a solução duas vezes, uma através de uma peneira fina e outra através de um pano limpo. Então, enquanto ainda estiver quente, adicione 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de chá de xarope de bordo (conhecido tambem como Xarope de ácer) puro e um par de gotas de baunilha pura. Tome ½ xícara deste cozimento quente a cada 4 horas.

Suco de Laranja com Aloe Vera (Babosa)

Adicione um copo de suco de laranja puro 2 colheres de sopa do gel extraído do interior das folhas de aloe vera. Beba um copo desta preparação jejum.

Suco de rabanete, abacaxi e alho

Corte um rabanete maduro, em seguida, coloque no liquidificador junto com 3 pedaços de abacaxi, 2 dentes de alho e um pouco de água. Beba este suco diariamente pela manhã antes do café da manhã, até que a inflamação ceda.

Suco de laranja, goiaba, alho e mel

Coloque em um liquidificador ½ litro de suco de laranja, 4 goiabas picadas e, 4 dentes de alho finamente picados, 1 rodela de cebola e 2 colheres de sopa de mel. Tome um copo a cada 8 horas até sentir alívio na garganta. Este remédio pode ser considerado um antibiótico natural que combate também os resfriados.

Chá de tomilho, alecrim e cardamomo

Despeje em uma xícara de água fervente 1 colher de chá de tomilho, outra de alecrim e uma de cardamomo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba uma xícara desta infusão diariamente. Este remédio atua como um antisséptico natural preventivo e altamente recomendado, especialmente se a pessoa sofre de amigdalite de forma constante.

Chá de Raiz de Berberis

A casca e a raiz de berberis são usadas contra as dores de garganta devido as suas propriedades antipiréticas e bactericidas. Prepare uma decocção na de 30 a 40 gramas por litro de água, beba duas ou três xícaras por dia.

Mistura Para Aplicar Direto nas Amígdalas

Esmague 2 dentes de alho e coloque no suco de um limão. Em uma tigela coloque ½ cebola cortada em rodelas, 1 colher de sopa rasa de azeite e ½ colher de chá de sal. Deixe descansar por 20 minutos. Aplique a preparação nas amígdalas com um algodão ou cotonete.

Casca de Olmo

Despeje em 2 xícaras de água fervendo 1 colher de chá de casca de olmo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba, ainda quente, duas vezes por dia durante um par de dias.

chá de pimenta caiena em pó, casca de olmo e mel

Misture 1 colher de chá de pimenta caiena em pó, 3 colheres de sopa de pó de casca de olmo e 2 colheres de chá de mel. Despeje em um copo de água que está fervendo. Misture até dissolver e tome 3 vezes ao dia. Este remédio, tal como a anterior, contém olmo, o qual possui propriedades anti-inflamatórias das membranas mucosas na área da garganta.

Chá de sementes de carambola

Aqueça, em uma panela, 1/4 colher de chá de sementes de carambola até que adquiram um tom dourado e adicione uma pitada de pó de cúrcuma. Despeje essa preparação em um copo de leite morno. Tome 2 vezes por dia. Este remédio ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda a reduzir a inflamação das membranas mucosas.

Remédios Naturais Para Amigdalas Inflamadas de uso Externo

folhas de sálvia

Faça cataplasma com folhas de sálvia em uma temperatura morna. Aplique diretamente este sobre a garganta e envolva com um lenço para que o calor seja mantido pelo maior tempo possível. Assim que esfriar, substitua por outro. Ao mesmo tempo, faça gargarejos de com as folhas de sálvia, pose ser em forna de chá até se sentir melhor.

Argila e Leite

Misture leite morno com argila até formar uma pasta lisa. Em seguida, mergulhe o emplastro em um pano grosso e absorvente e aplique ao redor do pescoço. Acima do tecido com o emplastro, coloque um pano de lã ou tecido e renove para manter a temperatura.

Vinagre

Misture ½ xícara de água com 1/4 de xícara de vinagre. Embeba um pano grande com esta preparação e envolva em torno da garganta. Deixe no local até que o pano seque.

Dicas Para Aliviar As Amigdalas Inflamadas

Se necessário, tome a medicação contra dor para aliviar o desconforto. Você também pode usar pastilhas para a garganta ou spray contendo um analgésico em combinação com outros medicamentos para dor.

Você deve aumentar a umidade usando um umidificador ou algo do tipo. Isso irá ajudar a aliviar a irritação causada pelo ar seco. Você também pode encher a pia com água quente e inclinar-se sobre o buraco pia com uma toalha sobre a cabeça por alguns minutos para acalmar a garganta.

Você deve descansar o máximo possível e evitar atividades que irritam a garganta, como gritar ou fumar. Você também deve evitar o fumo passivo, enquanto as amígdalas estão inflamadas. Também evite estar exposto a mudanças de temperatura bruscas e correntes de ar e consuma frutas que contenham vitamina C, como laranjas, tangerinas, entre outras.

Jogue fora a escova de dente que tenha usado enquanto sua garganta estava inflamada para prevenir que a infecção retorne. Também é preciso substituir escovas de dente regularmente para reduzir o acúmulo de germes.

Se a dor de garganta durar mais que alguns dias e for acompanhada de febre é preciso consultar um médico. Você também deve consultar um médico se tiver dificuldade em respirar, dor intensa ou tem uma erupção cutânea.

Se você está tomando antibióticos para tratar a inflamação das amígdalas, não se esqueça de tomar o medicamento até o final, já que a interrupção da medicação muito cedo pode causar uma infecção mais grave.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.