Todos nós estamos submetidos em algum momento de nossas vidas ao estresse. No entanto, o que realmente é estresse?

Muitas pessoas pensam que a palavra estresse traz consigo uma conotação negativa, mas na verdade, não é.

Existe aquele estresse que ao permanecer em níveis aceitáveis, nos impulsiona a responder aos requerimentos e exigências do ambiente.

Isso proporciona entusiasmo pela vida, libera a nossa criatividade e estimula o aproveitamento dos nossos recursos. No entanto, quando a tensão ultrapassa ou excede, de longe, as habilidades e capacidades para responder ao ambiente se convertem em estresse negativo ou sofrimento. Nesse caso, é um risco para a saúde.

Leia também: “Os Efeitos do Estresse Sobre o Corpo“.

Os sinais mais imediatos do estresse negativo são:

  • Fadiga, choro e depressão.
  • Dificuldades para dormir.
  • Irritabilidade.

Pode ainda causar reações físicas no corpo, como:

  • Manchas na pele.
  • Suor.
  • Caspa.
  • Perda de cabelo.
  • Problemas gastrointestinais (úlcera, dores de estômago, gastrite, diarreia, etc.).
  • Com o passar do tempo, o estresse negativo pode causar também dores de cabeça, enxaquecas, palpitações, asma e até mesmo pressão alta.

Alguns remédios naturais para combater o estresse negativo são:

  • Tome chá de valeriana, de tília ou flor de laranjeira.
  • Infusões de melissa ou erva-cidreira são calmantes naturais.
  • Prepare um suco de uma banana, meia pera, cinco morangos e uma colher de sopa de levedura de cerveja. Para prepará-lo, deve-se descascar as frutas, picá-las e colocá-las em um liquidificador. Em seguida, acrescente uma colher de sopa de levedura de cerveja.
  • Tome uma infusão das folhas e flores de lavanda antes de cada refeição. É suficiente um par de colheres de chá de lavanda por xícara.
  • Prepare um agradável banho quente. Para isso, adicione a água do banho uma infusão de camomila. Quando imerso nele, você sentirá como se o estresse desaparecesse enquanto a sua pele se perfuma deliciosamente.
  • Despeje em um copo de água fervida uma colher de sopa de folhas esmagadas de cáqui ou pau-rosa, um pouco de gengibre e uma colher de chá de mel. Tome especialmente antes de dormir.
  • Despeje 5 gramas de folhas de manjericão em um copo de água fervendo. Após três minutos, coe e adoce. A dose adequada é uma xícara após cada refeição.
  • Aqueça, em um recipiente, 20 gotas de óleo essencial de canela e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa. Retire do fogo e massageie por trás do pescoço, o que favorece o fluxo de energia através do corpo que contribuirá para estabilizar o humor.
  • Em uma bacia despeje 5 litros de água a 30°C e, em seguida, adicione cem gramas de flores de lavanda, cem gramas de melissa e cem gramas de hortelã pimenta. Deixe repousar por 15 minutos, coe e adicione a água do banho. Este remédio é considerado um banho relaxante e anti-estresse.
  • Misture 1 colher de sopa de suco de limão, 1 de valeriana e 1 de espinheiro branco em um litro de água fervendo e deixe descansar por 15 minutos. Tome uma xícara por dia.
  • Lave perfeitamente uma tangerina grande e, em seguida, retire a sua casca. Coloque em um copo de água que está fervendo, cubra e deixe esfriar um pouco. Tome ainda quente, uma xícara, de preferência antes de dormir.
  • Ferva, durante 10 minutos, 50 gramas de flores secas de malva silvestre em dois litros de água, que se adiciona à água do banho. Permaneça 15 minutos para conseguir um relaxamento total.
  • Lave bem um punhado de folhas e flores de maracujá. Despeje em dois copos de água fervendo. Cubra e deixe esfriar durante 18 minutos. Beba adoçadas com mel três xícaras pequenas por dia.
  • Recomendações

    Tire um tempo para você mesmo. Para isso, recomenda-se guardar uma hora por dia para ler um livro ou para dar um passeio. Esta última atividade é excelente, especialmente em um parque, já que o contato com o verde e o aroma fresco ajuda a combater o estresse.

    É importante escolher uma atividade que não envolva um esforço, já que deve ser algo agradável ao invés de colocá-lo como uma obrigação inevitável.

    Estabeleça prioridades e não tente fazer tudo de uma vez. É necessário saber organizar o tempo e não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo. É preciso ser menos exigente com você mesmo.

    Durma o suficiente. É importante dormir o suficiente e não muito, porque, nesse caso, podemos nos sentir preguiçosos na parte da manhã.

    Realize exercício. O exercício ajuda a clarificar as ideias, a eliminar alguns dos hormônios próprios do estresse e a liberar endorfinas, os hormônios que nos fazem sentir bem. Também pode melhorar a circulação, o que é um benefício para a pele.

    Aprenda técnicas de relaxamento. Faça exercícios de respiração profunda, visualização, meditação ou algum tipo de yoga que requeira técnicas de respiração especiais.

    Aprenda a dizer não. Se você sabe que não pode cumprir um favor solicitado é melhor ser honesto e dizer que você não pode fazer e indicar razões válidas, em vez de fazê-lo mal e cheio de estresse.

    Vigie a sua dieta. Para isso, controle a utilização de proteínas, reduza o consumo de gorduras saturadas e açúcares simples. Inclua muitas frutas e vegetais frescos e alimentos com alto teor de fibra.

    Encontre um assessoramento ou conselheiro. Conversar com os seus familiares ou amigos sobre o que te preocupa é muito útil para tentar encontrar a melhor maneira de resolver às demandas da sua vida.

    Delicie-se com uma recompensa de vez em quando. Neste sentido, os banhos de espuma (de odores suaves ajudam muito), receber uma massagem ou fazer algum passatempo em casal são altamente recomendados.

    Veja a situação que produz estresse de um ponto de vista diferente. A situação que produz o estresse pode realmente ter vantagens ou benefícios que ainda não foram descobertos, o que ajudaria a lidar melhor.

    Esfregue as mãos por 30 segundos para reduzir o estresse. De acordo com pesquisas realizadas, esfregar as mãos (e também sorrir) reduz o cortisol e a adrenalina, os hormônios do estresse.

    Tenha um animal de estimação em casa. De acordo com estudos, ter a companhia de um animal diminui o nível de estresse, o que ajuda a ter um dia-a-dia mais relaxado e inclusive foi possível mostrar que também ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, o que tem a ver com a obrigação de levá-lo para passear (no caso de cães) várias vezes ao dia, de modo que a pessoa se exercita.

    Evite confrontos quando está sob estresse. Lembre-se, para lutar, é preciso dois e se você não deseja participar de uma discussão, é melhor ficar em silêncio.