Um adulto produz diariamente dois litros de flatos ou gases intestinais, os quais são expelidos, uma parte, pelo reto e a outra é reabsorvida pelo organismo.

A flatulência é o excesso anormal destes gases que, em ocasiões, é acompanhada por inchaço abdominal e as dores provocadas por gases que ficam presos nas dobras do cólon. As causas mais comuns de flatulência são:

  • Intolerância à lactose.
  • O consumo de alguns alimentos, como feijão, cerveja (preta), farelo de trigo, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, refrigerantes, couve-flor, cebola e leite, entre outros, os quais tendem a gerar gases.
  • Prisão de ventre.
  • Comer em excesso, o que faz com que o alimento que não tenha sido completamente digerido se converta em gases.
  • A mastigação incorreta dos alimentos, já que os pedaços de comida difíceis de digerir demoram mais tempo em sua fermentação.
  • Comer com a boca aberta permite que entre um excesso de ar como goma de mascar, fumar e beber refrigerante.
  • Tomar bicarbonato de sódio para a indigestão pode aumentar a quantidade de flatos.
  • Ansiedade e estresse.
  • Alergias.
  • Alguns medicamentos, como laxantes, redutores de colesterol e tranquilizantes podem promover ou aumentar a flatulência.
    Remédios Caseiros Para Flatulência Ou Gases

Remédios Caseiros Para Gases ou Flatulência

  • Consumir mamão, assim como abacaxi fresco contém enzimas que contribuem para completar a digestão e evitar os gases.
  • Remova o gás dos feijões mediante uma colher de chá de gengibre em pó que deve ser adicionada a água fria que cobre os feijões secos. Coloque para ferver e em seguida deixe descansar durante uma hora, coe, lave e cozinhe os feijões com água fresca.
  • Em cada refeição, beba goles de suco de limão diluído ou uma mistura de duas colheres de chá de vinagre de maçã e duas de mel em um copo de água.
  • Tome duas sementes de mostarda com um copo de água antes do almoço e, em seguida, vá subindo a quantidade de sementes até chegar a 12 por hora. Quando os gases já estão sob controle, o número de sementes pode ser reduzido gradualmente até chegar a tomar uma ou duas por dia.
  • Para aliviar um ataque de dor causada por gases, cubra o abdômen com uma bolsa de água quente.
  • Aplique no abdômen uma toalha embebida em uma mistura de água quente e brandy com uma pitada de sal. Este remédio também alivia a dor de estômago causada por gases.
  • Tome chá de ervas, como cardamomo, camomila, canela ou cravos que estimulam a digestão, reduzem as bactérias que causam a putrefação e melhora a mobilidade intestinal.
  • Tome, após o almoço, uma xícara de uma infusão elaborada com um litro de água fervendo, já adoçada, sobre 10 gramas de sementes de erva-doce.
  • Coloque 1 colher de chá de orégano e capim-limão em uma panela de água está fervendo. Cubra e deixe descansar por cerca de 6 minutos. Tome após as refeições e não é preciso adicionar açúcar, o sabor é muito bom.
  • Ferva um maço de aipos em meio litro de água por 5 minutos. Tome um copo desta preparação antes de cada refeição.
  • Ferva por cinco minutos, um maço de tomilho em meio litro de água. Beba uma xícara diária. Se desejar, adicione 1 colher de chá de mel.
  • Tome meio copo de suco de aloe vera ou babosa se, além de gases, você tem dor abdominal.
  • Esmague 2 colheres de sopa de sementes de anis e despeje em um copo de água que está fervendo. Deixe repousar por 10 minutos e beba uma xícara 30 minutos antes da refeição principal.
  • Esmague 2 colheres de sopa de sementes de endro e despeje em um copo de água que está fervendo. Deixe repousar por 5 minutos e beba uma xícara 30 minutos antes da refeição principal.

Recomendações Para Pessoas Que Sofrem de Flatulência

• Detectar se algum alimento está causando a flatulência. Alguns alimentos (cebola, feijão, brócolis, repolho, etc.) são conhecidos como produtores flatulogênicos ou produtores de flatos. Portanto, é recomendado no caso de suspeitar de algum, deixar de consumi-lo por um tempo para determinar se era o responsável por esta situação.

• Mergulhe os feijões. Um truque para que os feijões não produzam tanto flato consiste em embeber os feijões em água corrente por 12 horas e, em seguida, coar, lavar e cozinhar em água fresca.

• Mantenha a calma. O estresse emocional pode desempenhar um papel importante para piorar o problema de flatulência. Se você come sob estresse emocional, os músculos abdominais se tencionam e o resultado é que se produzem mais gases causando espasmos dolorosos.

• Faça alguma atividade física. Caminhar ou realizar alguma atividade aeróbica estimula a mobilidade do intestino e ajuda a decompor as grandes bolhas de gases. Se você tiver dor abdominal e deseja expulsar os flatos presos no cólon, recomenda-se sentar no chão com os joelhos dobrados em direção ao peito e balançar para frente e para trás.

• Afrouxe as roupas depois de comer, especialmente se você estiver usando um cinto apertado.

• Realize auto-massagem abdominal. Se você tiver flatulência com cólicas intestinais, recomendamos efetuar uma massagem na área do abdômen com uma esponja molhada em água fria fazendo círculos no sentido dos ponteiros do relógio e pressionando suavemente.

Procure atendimento médico se:

  • Sofre de flatulência ou eructação, sem mudar a dieta.
  • Tem uma inexplicável perda de peso.
  • Sofre também de diarreia constante.