Remédios Caseiros Para Fortalecer Os Tornozelos

Muitas pessoas têm nos perguntado sobre remédios para fortalecer os tornozelos, mas, antes de dar uma resposta, resulta conveniente conhecer mais sobre os tornozelos. Em poucas palavras, é uma articulação que suporta parte do peso corporal e amortece os impactos produzidos ao caminhar. Por isso, eles têm uma grande importância.

No entanto, se incha, em alguns casos, com relativa facilidade e quando não está suficientemente forte, tende a perder estabilidade o que pode gerar aumento das possibilidades de torção e de sofrer uma distensão (pequenas rupturas nos ligamentos que causam dor e dificuldade para caminhar) e até fraturas.

Existem vários remédios e simples exercícios que ajudam a fortalecer os tornozelos e prevenir, inclusive, ostensivas fraturas e que, a seguir, nós detalhamos.

Remédios Caseiros Para Fortalecer os Tornozelos:

  • Aplique compressas de raiz de confrei, as quais ajudam a fortalecer os ossos que formam esta articulação.
  • Consuma sementes de gergelim tostadas diariamente, as quais também fortalecem os ossos dos tornozelos.
  • Remédios  Caseiros Para Fortalecer os Tornozelos
  • Coloque panos embebidos em vinagre com sal sobre os tornozelos, especialmente se você tem um desconforto ou dor.

Leia também: “Como Evitar a Retenção de Líquidos nos Tornozelos”.

Realize alguns movimentos muito simples e que com apenas dez repetições você verá como melhora notavelmente a estabilidade e a força dos tornozelos.

  • Sente-se em uma cadeira com os joelhos dobrados formando um ângulo reto e os pés tocando o chão. Levante os calcanhares, apoie-os novamente e agora levante os dedos. Mantenha a posição por 5 segundos.
  • Também sentado e colocando uma bola de tênis debaixo do pé, deslize-o para frente e para trás, pisando bem na bola e tentando não deixá-la escapar. Em seguida, repita com o outro pé.
  • Agora faça o movimento com uma bola maior, movimente o pé para frente e para trás, para a esquerda e para a direita e, por último, realizando círculos em ambas as direções. Sempre mantenha a planta do pé plana apoiada sobre a bola e tente não move muito o joelho, mas o tornozelo.
  • Deitado na cama com as pernas esticadas e os pés juntos, circunde os pés com fita adesiva ou meias e faça força para fora, como se você quisesse separá-los. Mantenha a posição por 5 segundos e descanse por alguns segundos.
  • Fique de pé e faça flexões de tornozelos marcando "calcanhar-ponta", primeiro dez vezes com um pé e depois repetindo com o outro.
  • Caminhe nas pontas dos pés, fazendo passos bastante curtos e elevando ao máximo os calcanhares. Percorra 30 metros aproximadamente e procure fazer isso em terreno macio e plano, de preferência grama. Então, caminhe com os tornozelos levantando o máximo que puder a ponta dos pés.

Se as panturrilhas são fortalecidas se ganha ainda mais estabilidade. Em geral, uma musculatura mais forte nas pernas fará com que o pé não suporte todo o peso. Para conseguir esse objetivo faça o seguinte exercício: coloque uma perna para frente e flexione um pouco, mantendo a outra totalmente esticada.

Lembre-se que as plantas dos pés devem estar em contato com o solo. Quando você sentir que estica a panturrilha, mantenha pelo menos 6 segundos e repouse pelo mesmo tempo. Repita com a outra perna. Com este alongamento você tonifica as panturrilhas e os tornozelos também ganham mobilidade.

Recomendações: Procure evitar os saltos muito altos e muito finos, mas tampouco te convém um calçado totalmente plano. O melhor é um salto tipo cunha e amplo que estabiliza o pé e não supere os 4 centímetros de altura.

Realize outras atividades que também fortalecem seus tornozelos como ciclismo, caminhar ao longo da praia sobre a areia molhada ou simplesmente caminhar sobre terreno plano e regular com um calçado que sustente bem o pé e amorteça o impacto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Esse Assuto