A indigestão ou dispepsia consiste em um mau estar estomacal (sensação de peso ou plenitude). Esta, muitas vezes, vem acompanhada de uma grande variedade de sintomas, que incluem azia ou queimação na parte superior do abdômen, soluços, náuseas e gases.

As refeições muito picantes e abundantes, com alto teor de gordura e o estresse são geralmente os culpados deste desconforto terrível.

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Remédios Caseiros Para Indigestão ou Dispepsia:

  • Comer meia maçã descascada cozida antes dos primeiros sintomas. Graças ao conteúdo mucilaginoso que tem, alivia o desconforto.
  • Despeje 2 colheres de chá de camomila em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar um pouco. Tome 1 xícara após uma grande refeição, com isso estará facilitando a atividade da musculatura intestinal.
  • Tome ½ xícara de água morna, se você sentir algum desconforto para facilitar o trânsito intestinal dos alimentos.
  • Ferva durante 5 minutos, quatro folhas de louro em uma xícara de água. Cubra e deixe esfriar um pouco. Beba depois das refeições.
  • Despeje 1 colher de chá de poejo e outra de tomilho em uma xícara de água que está fervendo. Tampe, coe e deixe esfriar um pouco. Tome logo depois de uma refeição abundante.
    Remédios Caseiros Para Indigestão ou Dispepsia
  • Ferva 1 colher de chá de erva-doce, 1 de endro e 1 de anis em um litro de água por 10 minutos. Tome 1 xícara a cada 40 minutos, bem quente, até que o desconforto desapareça.
  • Ferva 1 colher de sopa de erva-cidreira em uma xícara de água durante 5 minutos. Tampe, coe e deixe esfriar. Tome uma xícara quando sentir dores agudas de estômago. Este remédio é um calmante natural muito eficaz.
  • Despeje 1 colher de chá de folhas secas de boldo em uma xícara de água que está fervendo. Tomar diariamente este remédio aumenta a secreção biliar e ajuda a prevenir espasmos gastrointestinais que acompanham a indigestão.
  • Utilizar a técnica de reflexologia correspondente da bola de golfe para trabalhar com os pontos em suas mãos do estômago, do cólon e do intestino delgado.

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Recomendações: Consumir frutas adequadas para melhorar a digestão como maçãs, peras, ameixas, abacaxi e bananas. Estes são alimentos fáceis de digerir, ricos em vitaminas e minerais e com muita fibra solúvel, que facilita o trânsito intestinal. No entanto, você deve evitar consumir frutas pouco ou demasiado maduras, já que sua digestão é mais difícil.

Consumir soja, especialmente o leite de soja e o tofu. Ingerir verduras, como aipo, espinafre e hortaliças não amiláceas, especialmente cenouras, já que, como as frutas, contém muita fibra solúvel e são ricas em vitaminas e minerais, sendo muito fáceis de digerir. Consumir peixes oleosos.

Evite alimentos gordurosos, já que estes resultam muito difíceis de digerir. Uma refeição rica em gordura torna a digestão mais pesada, aumenta os gases e pode causar vômitos. Por isso, procure reduzir o consumo de carnes gordas, manteiga ou margarina, embutidos, hambúrgueres, salsichas e bacon, assim como os alimentos fritos em geral.

Evite o leite, já que provoca indigestão em alguns adultos. Evite o abuso de bebidas alcoólicas, já que dificulta as funções hepáticas, contribuindo assim para a má digestão.

Reduza o consumo de legumes ricos em amido, especialmente feijão e grão de bico, assim como algumas hortaliças como nabos, rabanetes, repolho e couve de Bruxelas.

Reduza a ingestão de alimentos fortes ou picantes, como alho, cebola, pimenta preta e mostarda. Procure um médico se, apesar das mudanças no estilo de vida e o uso de remédios caseiros não é aliviado o desconforto ou começa a se repetir com mais frequência. É importante observar que, por vezes, a azia e a indigestão são sintomas de doenças mais complexas, como úlceras e infecções estomacais, que necessitam de tratamento e cuidados médicos.