O baço é um órgão de forma oval e consistência macia localizado no lado superior esquerdo do abdômen, logo abaixo do diafragma. É o órgão que contém maior quantidade de tecido linfático do organismo.

Normalmente, o baço não ultrapassa a borda das costelas, por isso apenas é acessível à palpação naqueles estados de doença em que sofre um considerável aumento de tamanho.

Seu peso varia de acordo com o indivíduo e a idade; em geral, tem em torno de 200 gramas em um adulto normal, mas pode chegar a 2 kg, e inclusive mais, no caso de doença.

O baço é rodeado por uma cápsula fibrosa que emite até o interior do órgão uma espécie de partição rica em tecido linfático que forma a denominada polpa branca.

Remédios  Caseiros Para Inflamação do Baço

Entre estas partições, existem muitas cavidades cheias de sangue venoso que constituem a polpa vermelha. No interior do baço se realizam trocas de células sanguíneas, gases e outros elementos. Deste órgão saem também vasos linfáticos que comunicam com os gânglios adjacentes.

O baço está intimamente associado à corrente sanguínea. Uma das suas funções é a de constituir uma reserva de sangue: quando no organismo existe um déficit circulatório devido a uma grande hemorragia, um exercício extenuante ou um colapso, o baço mobiliza seu conteúdo sanguíneo até a rede circulatória realizando uma autotransfusão.

Durante o período de vida embrionária, até o quinto mês, o baço produz glóbulos vermelhos e brancos, mas, a partir do nascimento, apenas forma linfócitos e outras células imunitária. No entanto, se alguma doença ou traumatismo impede a formação de glóbulos vermelhos nas áreas habituais – em especial, na medula óssea -, o baço recupera sua função produtora.

A principal missão do baço é destruir as células sanguíneas velhas ou doentes, especialmente os glóbulos vermelhos. Estas células liberam uma quantidade significativa de ferro que o baço armazena no seu interior.

Durante os processos infecciosos, este órgão contribui para a formação de células produtoras de anticorpos e a neutralização dos microrganismos e das toxinas que estes produzem. Atua também como depósito do excesso de colesterol.

Este órgão pode sofrer de várias doenças e inclusive pode se tornar inflamado. Existem diferentes remédios caseiros e naturais que podem ser utilizados caso se apresentem.

Remédios caseiros para inflamação do baço:

  • Prepare uma infusão com 20 gramas de hepática em um litro de água que está fervendo. Cubra e deixe macerar por 12 horas. Coe e beba durante o dia. Esta planta não deve ser usada fresca ou recém-colhida, mas bem dessecada. Este remédio não apenas limpa o baço, mas também o fígado.
  • Faça compressas frias de água de maçãs para diminuir as dores causadas pela inflamação do baço.
  • É preciso usar o espinheiro com moderação, pois embora seja um remédio excelente, pode causar vômitos se é usada à casca fresca. No entanto, se for usada à casca da árvore de mais de dois anos, podem ser tomados de 15 a 30 gramas de casca fervida em meio litro de água: dois copos por dia, um em jejum, e outro ao deitar. Este remédio não apenas ajuda o baço, mas também é um excelente regulador da função intestinal.
  • Ferva 30 gramas de raiz de salsa em um litro de água e em um recipiente bem tampado, até reduzir o conteúdo do recipiente para duas terças partes. Este remédio ajuda em casos de inchaços do baço e do fígado.
  • Realize uma infusão de uma colher de chá de trevo d’água em uma xícara de água. Tome duas ou três vezes ao dia.
  • Despeje uma colher de chá de flores, folhas e talos finos de fumaria em uma xícara de infusão: dois por dia. Não exceda esta dose. Este remédio não apenas ajuda as funções do baço, mas também do fígado.
  • Faça uma infusão de 20 gramas de folhas de língua de veado ou escolopendra em um litro de água, da qual se bebem três xícaras por dia.
  • Cozinhe 150 gramas de sementes de linho em 500 ml de água por 5 minutos. Coe e deixe secar. Em seguida, colocá-lo em um saco de algodão. Coloque sobre a área dolorida do braço tão quente quanto possa suportar, durante meia hora.
  • Asse diariamente cerca de 10 castanhas. Deixe esfriar um pouco e coma quando estiverem mornas. Este remédio não é muito simples de preparar, mas também tem um sabor extraordinário e – o que poucos sabem – cura o baço. É essencial, no entanto, assar castanhas no fogo (se não houver fogo de lenha, podem ser assados no forno estendidas na bandeja).

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.