Como com as crises de fígado, as preparações que permitem combater a insônia são impressionantes em número. Isto se deve ao fato de que a maioria das plantas medicinais, assim como um grande número de verduras, possuem virtudes calmantes. Todo mundo é livre para preferir tal ou qual receita das quais indicamos, ou qualquer outra, dependendo do seu gosto particular ou de suas tradições familiares. Dito isso, a melhor maneira de enfrentar este terrível inimigo do nosso repouso é, em primeiro lugar, não alimentá-lo, privando-o de alguns auxiliares, como a maior parte dos “excitantes”.

Portanto, deve ser evitado o café da tarde, ou chá, ou abusar de alguns licores fortes, em doses maciças “deixa tonto”, mas um copo de conhaque nunca ajudou ninguém a encontrar o sono, ou devorar pratos picantes. Em vez disso, temos visto que uma salada de alface levemente temperada com limão relaxa, enquanto acalma os ardores eróticos. Constituem, portanto, um prato ideal para terminar o jantar.

Permanecem, é claro, as insônias rebeldes, que são melhores tratadas por meio de plantas mais do que com todos os calmantes, tranquilizantes e pílulas para dormir, que têm a tendência de abusar muitos dos nossos cidadãos sobrecarregados.

Remédios Caseiros Para Insônia

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Remédios Caseiros Para Insônia

  • Faça uma infusão, nas mesmas proporções que o chá, com uma pitada de aspérula malcheirosa (em lojas de alimentos saudáveis), em um copo grande de água fervendo, adoce com mel, se possível, e beba antes de dormir.
  • Ferva uma alface em fogo baixo em um litro de água durante 20 minutos. Tome uma xícara grande da decocção obtida no momento de dormir.
  • Esmague um pepino para extrair o seu suco, beba puro ou misturado com outro chá de ervas antes de ir para a cama.
  • Despeje de 40 a 50 gramas de flores secas de manjerona em um litro de água fervendo, deixe em infusão durante dez minutos. Beba um copo grande antes de deitar.
  • Faça marinar 50 gramas de manjerona fresca em um litro de bom vinho Bordeaux. Depois de esperar cerca de duas semanas, filtre o líquido. Beba um copo de xerez antes de deitar.
  • Pulverize algumas flores de manjerona secas até obter um pó fino. Misture com mel ou geleia. Tome uma colher de sopa antes de deitar.
  • A passiflora, segundo Leclerc, “apresenta a grande vantagem de provocar um sono parecido com o normal e não arrastar consigo nenhum efeito de depressão nervosa, nenhuma turvação dos sentidos ou da mente”. Se utiliza por meio de decocção leve obtida pelo aquecimento em fogo baixo de 50 gramas de flores e folhas secas em um litro de água. Deixe ferver a preparação, e depois espere cerca de dez minutos antes de beber, preferencialmente no momento de se deitar.
  • Uma pitada de flores de tília, frescas ou secas, colocadas em uma xícara de água fervendo, relaxa ao mesmo tempo em que ajuda a encontrar o sono.
  • Faça marinar 10 gramas aproximadamente de raiz de valeriana em um copo de água fria durante meio dia. Coe e beba quente ou frio, pelo menos uma hora antes de ir para a cama.