Remédios Caseiros Para O Vício Em Açúcar

O vício em açúcar (seu consumo excessivo) se caracteriza por uma perda de controle sobre a ingestão de alimentos ricos em açúcar.

Esta doença afeta geralmente pessoas entre a adolescência e o início da década dos 20 anos, embora também possa ocorrer em idosos. Devido à natureza do transtorno, a maioria das pessoas tem excesso de peso ou são obesas.

Os estudos sobre os programas de perda de peso têm demonstrado que aproximadamente 15% das pessoas que participam neles podem se tornar viciadas em açúcar, já que atua como uma liberação psicológica do excesso de estresse emocional.

Remédios Caseiros Para o Vício em Açúcar

Outras circunstâncias que podem predispor a esse comportamento são a hereditariedade, possível deficiência nutricional de cromo, muitas horas sem comer, como a depressão, devido a circunstâncias tais como rompimentos, demissões, entre outros.

Essas pessoas têm mais probabilidades de ter um diagnóstico adicional de comportamento impulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno do pânico e transtornos de personalidade.

Aqueles que apresentam o vício em açúcar costumam proceder de famílias que colocam uma ênfase exagerada na importância dos alimentos. Por exemplo, estas famílias podem usar os alimentos como uma fonte de conforto em momentos de estresse emocional.

Os sintomas que indicam a existência de um vício em açúcar são:

  • Nervosismo.
  • Necessidade de comer algo doce de forma compulsiva.
  • Sensação de formigamento.
  • Sensação de asfixia.
  • Fraqueza.
  • Sudoração.
  • Taquicardia.
  • Irritabilidade.

Ser um viciado em açúcar pode causar grandes transtornos no organismo, como os seguintes:

  • Enfraquece o sistema imunológico e, portanto, é possível ficar doente (infecções fúngicas, resfriados, etc.) com mais frequência.
  • Maior predisposição para inflamação e dor.
  • Provoca a cárie dentária.
  • Acelera o processo de envelhecimento (contribui para o aparecimento de linhas de expressão, rugas e até mesmo os famosos pés de galinha).
  • Promove o armazenamento de gordura corporal e, portanto, o ganho de peso.
  • Conduz à diabetes, câncer e doenças do sistema cardio muscular (ao existir um aumento do colesterol e triglicérides). Outras condições associadas com o consumo excessivo de açúcar são fadiga crônica, enxaqueca, fibromialgia, entre outros.

Leia também: "Dicas Para Reduzir o Consumo de Açúcar".

Remédios Caseiros Para o Vício em Açúcar:

Devem ser aplicados diferentes remédios para superar a dependência de açúcar. Primeiramente, sugere-se usar remédios que desintoxiquem e limpem o organismo e, em seguida, se concentrar naqueles que ajudam a superar a ansiedade e a depressão, que são uma marca característica desse vício.

Remédios Caseiros Para Desintoxicar o Organismo do Açúcar:

  • Despeje 1 colher de sopa de folhas de cardo mariano em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e tome 2 xícaras por dia durante 15 dias.
  • Coloque 2 cabeças de alcachofras em 2 litros de água e deixe ferver até que fique apenas 1. Deixe esfriar e tome ao longo do dia. Realize este remédio durante 2 semanas.
  • Ferva 1 colher de sopa de planta de dente de leão em uma xícara de água durante 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara por dia durante 15 dias.
  • Despeje um punhado de folhas de urtiga seca em 1 litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba ao longo do dia. Realize este remédio por duas semanas.
  • Adicione 1 colher de chá de canela em pó em bebidas quentes, a fim de reduzir o desejo por doces.

Remédios Caseiros Para Combater a Ansiedade Pelo Açúcar:

  • Despeje 1 colher de sopa de folhas de tila em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba 2 xícaras por dia.
  • Consumir diariamente aveia, a qual tem duas funções: desintoxica o organismo de toxinas como o excesso de açúcar e, ao mesmo tempo, é relaxante e calmante natural contra a ansiedade por consumir alimentos ricos em açúcar.
  • Despeje 3 gotas de tintura de valeriana em uma xícara de água e tomar 2 xícaras por dia.
  • Faça uma infusão de verbena e tome 2 xícaras por dia.

Leia também: "5 Doces Para Remover a Compulsão Por Açúcar".

Recomendações:

• Evite o uso de qualquer tipo de adoçantes, especialmente aqueles químicos e artificiais. No entanto, você pode usar as folhas de stevia, já que tem sido comprovado que não causam um aumento da glicose no sangue, mas muitas pessoas não gostam do sabor.

• Consumir frutos secos com moderação. Os frutos secos, à primeira vista, parecem uma boa opção para a hora do lanche. No entanto, não é se você está tentando combater o vício em açúcar, já que contém uma grande quantidade deste. Se você tem desejos, o melhor é consumir um pedaço de fruta fresca, mas se de qualquer maneira, você deseja consumir frutos secos, que sejam em pequenas quantidades.

• Evite ter alimentos açucarados, como biscoitos, sorvetes, entre outros, em casa, já que é uma tentação no momento de combater a dependência do açúcar. Você também deve reduzir o consumo de pães, carnes e todos os doces embalados e até mesmo salgados.

• Ingira água em abundância e diga "não" aos refrigerantes e chá e café carregados com açúcar. Lembre-se de tomar água tem suas virtudes como acalmar o apetite e aumentar o metabolismo.

• Consumir mais verduras, as quais são ricas em vitaminas e fibras e dão uma sensação de saciedade, reduzindo assim a necessidade de comer alimentos ricos em açúcar.

• Participe de sessões de terapia comportamental, o que ajuda as pessoas viciadas em açúcar a normalizar esse padrão, já que permite descobrir os motivos emocionais, os pensamentos alterados e as formas de conduta que existem por trás deste comportamento.

• Realize exercícios a fim de eliminar o excesso de peso que, geralmente, têm as pessoas com vício em açúcar. Participe de terapias de relaxamento, como ioga e meditação para reduzir o estresse negativo que possa existir.

• Lembre-se que, como qualquer vício, o açúcar não resulta fácil de abandonar, mas existem dicas rápidas se te ataca à vontade de comer algo açucarado de forma súbita, como: mastigar um chiclete sem açúcar, escovar os dentes, fazer exercícios e até mesmo se manter distraído com outra atividade.

• É importante saber que as pessoas que têm uma dieta pobre em açúcar, não apenas podem ser vistas mais magras, mas tem mais energia, uma pele jovem e luminosa e algo ainda mais importante: tem mais saúde.

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