As férias de fim de ano trazem, geralmente, uma série de atividades e celebrações que incluem tanto uma abundância de alimentos como de bebidas alcoólicas.

Tudo isso pode afetar e até mesmo alterar os nossos hábitos e rotinas e, se não são tomadas as medidas adequadas, também podem afetar a nossa saúde.

Se quisermos desfrutar com saúde desta bela época de final de ano sem problemas digestivos, estresse, etc., recomenda-se o seguinte.

Remédios Caseiros Para Problemas Digestivos

Com a chegada do final do ano, desejamos participar de uma série de reuniões com os amigos, com a família, no trabalho… Sendo a principal característica destas reuniões a existência de grandes refeições ricas em gorduras e proteínas (entradas, presuntos, carnes e sobremesas).

Geralmente, para sua elaboração, são selecionados alimentos que não fazem parte da nossa alimentação diária o que provoca um forte desejo de consumi-los.

Esta abundância de alimentos pode originar problemas de refluxo e de indigestão. No entanto, nem todos estes distúrbios gástricos que ocorrem no Natal são produzidos pelo consumo excessivo de comidas, mas também por intoxicação alimentar. Esta condição ocorre devido à manipulação e conservação inadequada dos alimentos o que facilita a proliferação de germes que vão ser responsáveis pelos sintomas digestivos.

Remédios Caseiros Para Problemas Digestivos e Excesso de Álcool

Além disso, em condições de temperatura e umidade especiais, estes micro-organismos se multiplicam em grande velocidade podendo atingir a cifra de vários milhares em poucas horas.

Remédios Para Indigestão

  • Ferva uma xícara de água durante 5 minutos contendo duas colheres de sopa de canela em pó. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Tome um copo desta infusão (bem quente, mas sem queimar), após uma grande refeição. Veja mais em “Canela: Remédios Caseiros com Canela“.
  • Coloque 2 colheres de sopa de camomila em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome uma xícara quente depois de uma grande refeição. Veja mais em “Camomila: Remédios Caseiros com Camomila“.

Recomendações Para Evitar a Indigestão Por Intoxicação

  • Adquirir alimentos frescos, em geral, de forma segura.
  • Evite consumir os alimentos crus, especialmente os mariscos.
  • Mantenha-os na geladeira e consuma o mais rápido possível.
  • Cozinhe em uma temperatura suficiente e durante o tempo adequado para eliminar a nocividade dos germes patógenos.

Recomendações Para Evitar a Indigestão Pelo Consumo Excessivo de Alimentos

  • Planeje as refeições, incluindo as entradas mais leves (legumes, sopas, melão com presunto…) e inclua sobremesas ricas em variedades de frutas (abacaxi, salada de frutas, manga…).
  • Coma de tudo com moderação e, de preferência lentamente.
  • Procure, nos dias que não são feriados, comidas mais leves, as hortaliças e frutas devem ser o prato principal na mesa.
  • Não se esqueça de fazer exercícios no natal.

Remédios Para o Consumo Excessivo de Álcool

É importante observar que o consumo excessivo de álcool não está ligado apenas às mudanças de comportamento, mas também com o aumento dos acidentes de trânsito.

Por outro lado, muitas pessoas abusam nesta época do álcool, pensando que beber tem virtudes digestivas antes das refeições pesadas. No entanto, isso não está correto, já que este é um poderoso irritante gástrico que favorece o aparecimento de úlceras pépticas e refluxo gastroduodenal.

  • Ferva, durante 5 minutos, 2 colheres de sopa de cardo de leite em 1 copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo antes de uma refeição que inclua bebidas alcoólicas.

Recomendações Para Evitar o Consumo Excessivo

  • Faça uma ingestão responsável para reduzir os efeitos adversos do álcool que podem incluir o aspecto físico, mental e social.
  • Procure ter à mesa, além do álcool, água, limonada, sucos, batidas, etc., de modo que o seu aspecto seja apetitoso (uma jarra bonita e fresca).

Remédios Para o Estresse de Fim de Ano

O estresse e a ansiedade aumentam nesta época principalmente devido à obrigação de preparar a festa de Natal, comprar presentes para os outros, o aumento dos gastos ou o fato de que o orçamento não é suficiente para tanto… Tudo isso pode afetar a nossa saúde.

  • Misture 1 colher de sopa de raiz de valeriana, previamente lavada e picada, 1 maracujá, 1 flor de espinheiro branco, 1 colher de chá de folhas de erva-cidreira e 1 de hortelã piperita. Despeje uma colher desta mistura em um copo com água fervendo durante três minutos, em seguida, coe. Tome 3 xícaras por dia e a última justamente antes de dormir.
  • Misture 1 colher de chá de erva-doce, 1 de flor de tília, 2 de camomila e 2 de milefólio. Adicione 1 colher de sopa desta preparação a um copo de água fervendo. Cubra e deixe esfriar. Beba um copo três vezes ao dia.

Dicas Para Evitar o Estresse Natalino e de Fim de Ano

  • Faça o que você gosta. Se você será a pessoa que vai preparar o jantar de Natal, limite a quantidade de pratos que você vai preparar e faça apenas aqueles que caem bem. Se você deseja algo mais, pode encomendar em um restaurante. Se você sente que tem muito estresse, peça aos familiares de confiança que se encarreguem de preparar algum prato.
  • Esqueça a perfeição. Não se esforce para fazer tudo perfeito, já que sempre surgem imprevistos e de repente é preciso ficar trabalhando horas extras e não é possível sair, já que pode queimar o que você está cozinhando. O Natal é para desfrutar e partilhar. Se algo não sai como o esperado, não se estresse, apenas, sorria, siga adiante e procure alternativas.
  • Aprender a dizer “Não”. Se muitas pessoas te convidam para participar de diferentes atividades tais como pousadas, fazer fantasias, amigo secreto e comprar presentes para os familiares e você sente que tudo isso ultrapassa a sua capacidade, diga simplesmente que não poderá participar este ano.
  • Cumpra o orçamento. Faça um orçamento onde apareçam as pessoas para quem você comprará um presente e, que provavelmente vão lhe presentear e quanto de dinheiro você tem disponível para gastar. Você não deve seguir as ofertas que dizem “compre agora, pague depois” e não compre por impulso (se o meu vizinho tem uma TV de tela plana, eu também posso comprar uma). Evite dívidas e compre até onde dá o seu orçamento.
  • Não deixe tudo para o último minuto. Se você sabe que todos os anos têm problemas com os presentes, é melhor começar as suas compras desde a última semana de novembro. Se você tiver que comprar um vestido para a festa de Natal no escritório, não deixe para o dia antes da festa, mas compre o quanto antes. O mais estressante é tentar comprar um vestido com pressa, com uma grande fila para os provadores e para pagar o vestido. Assim você acaba comprando o que encontrou e não o que você gostaria.
  • Aceite as mudanças. Se neste Natal você não vai estar perto dos seus entes queridos, por diferentes razões como, por exemplo, um filho que estuda no exterior, um parente que está doente em um hospital ou um casal que se divorciou ou separou, é importante aceitar que o Natal será diferente. Não convém agarrar-se ao passado, mas se adaptar a mudança criando novas tradições com as pessoas que este ano estão ao seu lado.
  • Lembre-se que as festas de fim de ano são para desfrutar e não para sofrer. Devemos buscar a simplicidade e a naturalidade, como a melhor maneira de comemorar.