Nos foi perguntado se existem remédios para a rigidez das mãos, a qual pode ser causada por diferentes doenças.

Antes de responder a essa pergunta, nós gostaríamos de explicar como a mão é formada e as doenças ou transtornos que podem causar sua rigidez.

Na mão, se consideram duas faces: a anterior ou palma e a dorsal, cujos limites são as bordas laterais da mão. Na palma são reconhecidas três eminências que circundam um oco: a eminência tenar (externa) na raiz do polegar, a hipotenar no lado interno e o chamado calcanhar dos dedos na base dos mesmos; também se distinguem duas regiões, uma palmar e outra dorsal.

Na região palmar se encontram os músculos interósseos (localizados entre os metacarpos), cobertos pela aponeurose palmar profunda; mais superficialmente se encontram os músculos da eminência tenar, os da eminência hipotenar e os flexores de dedos, cobertos todos pela aponeurose palmar superficial.

Os tendões dos flexores discorrem por alguns condutos osteofibrosos localizados na parte frontal das falanges; além disso, esses condutos circundam as bainhas sinoviais dos flexores nos dedos (bainhas digitais); as bainhas digitais do mindinho e do polegar se prolongam até o antebraço (bainhas digito-carpianas).

Remédios  Caseiros Para Rigidez das Mãos

As artérias desta região são representadas pelos arcos palmares procedentes das artérias ulnar e radial; a inervação provém dos nervos: radial, ulnar e médio.

É importante observar que os músculos e as articulações são as partes mais sensíveis das mãos e, por isso, expostos às doenças reumáticas e as lesões.

O problema mais comum que afeta as mãos é a artrose, ou seja, o desgaste de alguma das suas articulações. As mulheres, especialmente sofrem (apenas 25% das pessoas que sofrem são homens) e o mais comum é que afete a mobilidade do polegar, o que é conhecido como rizoartroses.

Também costuma ocorrer que se inflamem as articulações (artrite) ou os tendões (tendinite), que apareçam problemas nos ligamentos (distensões) ou uma lesão após uma queda.  Existem, como mencionamos, vários remédios para a rigidez das mãos que você pode elaborar em casa.

Remédios Caseiros Para Rigidez das Mãos:

  • Despeje 1 colher de sopa de raiz de garra do diabo em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar e coe. Tome 1 xícara por dia. Este remédio ajuda a combater a dor que muitas vezes acompanha a rigidez das mãos.

Leia também: “Suas Mãos Também Precisam de Exercício: 9 Movimentos Para Combater à Osteoartrite”.

  • Lave e pique um pedaço de casca de salgueiro e ferva em uma xícara de água durante 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara por dia.
  • Despeje um punhado de sementes de aipo em meio litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Então, deixe macerar por cerca de 3 horas. Tome ao longo do dia.
  • Mergulhe as mãos em um recipiente que contenha água morna com 1 colher de sopa de sal e outra de vinagre de maçã e realize movimentos como se estivesse apertando e soltando uma bola na mão.

Recomendações: Realizar exercícios com uma bola. Coloque sobre sua palma uma bola de espuma não muito macia. Você pode usar uma daquelas que são usadas para jogar tênis. Aperta bem forte, com os 5 dedos segurando por 3 segundos e descansando. Faça o mesmo com a palma da mão virada para o lado e, por último, com a palma virada para baixo. Realize cada movimento 15 vezes, repita todo o exercício com a outra mão e depois com as duas ao mesmo tempo, com uma bola em cada uma.

Realize exercício segurando um peso. Este exercício ajudará a ganhar força nos pulsos, o que permitirá evitar possíveis transtornos no mesmo e reduzir suas consequências: sente-se de lado diante de uma mesa com todo o antebraço apoiado sobre ela, desde o cotovelo até o pulso. A mão deve ficar por fora e com a palma virada para o chão. Pegue um saco de plástico (previamente enchido com 1 quilo de sal ou açúcar) ou um pequeno peso.

Movimente a mão para baixo e para cima, mantendo o pulso na horizontal. Movimente para a direita e para a esquerda e faça meia volta para que a palma da mão fique voltada para o teto, e outra meia volta para que fique novamente orientada para o solo. Repita 10 vezes cada movimento lentamente e mude de mão.

Faça exercício apertando um prendedor. Este simples exercício serve para ganhar mobilidade nos dedos e para reforçar todas as articulações. Apoie os braços na mesa e a palma da mão virada para baixo, pegue um prendedor de roupas. Abra-o e feche-o lentamente 5 vezes com cada um dos dedos. Faça isso outra vez com a palma virada para cima e para o lado. Mude de mão.

Realize exercício de pegar um objeto e movê-lo tentando não deixá-lo cair. Dê pé, com os cotovelos junto ao corpo e dobrados em ângulo reto e as palmas voltadas para o chão. Pegue uma laranja com cada mão e faça movimentos circulares, girando 20 vezes para um lado, e o mesmo para o outro.