Remédios Caseiros Para Tendinite

A tendinite consiste em uma inflamação do tendão, mas, muitas vezes, não é dada a devida importância. Um erro porque pode se tornar crônica ou se repetir podendo provocar uma degeneração do tendão (tendinite crônica) ou inclusive sua ruptura.

É mais comum que se origine nos jovens por esforço repetitivo em uma área do corpo, especialmente durante a prática esportiva ou por sobrecarga pelo uso repetido de um tendão, por exemplo, se usa o mouse do computador durante horas com uma posição incorreta da mão. Mas também aparece em adultos mais velhos com vida mais ou menos sedentária devido ao envelhecimento e desgaste natural dos tecidos.

É importante observar que determinadas doenças sistêmicas, como a diabetes ou a artrite reumatoide, são capazes de provocar o seu aparecimento. Não é comum, mas fármacos para o colesterol como as estatinas também podem provocá-la.

Remédios Caseiros Para Tendinite

A dor é o principal sintoma da tendinite especialmente a dor perto da articulação ou no caminho do tendão, que piora se é mobilizada e que é mais intensa à noite. Tocar ou esfregar também dói. Às vezes, a área fica vermelha, quente e inflamada.

Remédios Caseiros Para Tendinite:

  • Coloque gelo sobre a articulação dolorida para reduzir a dor e a inflamação. Enrole o gelo em uma toalha e aplique de 10 a 20 minutos a cada quatro horas. Após cerca de três dias dando a sua articulação o tratamento com frio – ou até que já não sinta quente ao tato – comece a alternar frio com calor. O calor aumenta o fluxo sanguíneo para a lesão, ajudando a curar mais rapidamente. Use um saco de calor para micro-ondas ou uma almofada elétrica. Para um calor envolvente, coloque de duas a três xícaras de arroz em uma meia grande, amarre a ponta e coloque no micro-ondas de 60 a 90 segundos. O arroz se moldará bem ao seu joelho, cotovelo ou tornozelo.
  • Enrole uma faixa elástica ao redor da articulação, não muito apertada. Em seguida, eleve a mesma acima do nível do coração. Este remédio ajuda a restringir a inflamação.
  • Esfregue com creme ou gel de arnica – um remédio derivado de flores das montanhas – duas ou três vezes por dia. A arnica reduz a inflamação, e, por conseguinte, também é recomendada para o tratamento de golpes ou torções. Para um alívio ainda maior, pressione uma garrafa de água quente ou almofada térmica contra a articulação depois de aplicar a arnica.

Leia também: "Tendinite de Joelho: O Que É, Causas e Tratamento".

  • Use bálsamo de tigre, creme de mentol em lona importado da China, já que pode fazer desaparecer a dor. Esfregue a área dolorida, uma ou duas vezes por dia. Mas, tente primeiro com um pequeno adesivo na pele, é quente e algumas pessoas podem desenvolver erupção e vermelhidão se usarem com muita frequência. (Alerta: não se coloca o bálsamo perto dos olhos ou boca, pois resulta muito irritante, e lave as mãos depois de usá-lo).
  • Use uma calmante compressa de gengibre para ajudar a aliviar a dor de fora para dentro. Nesse sentido, esmague 2 colheres de sopa de raiz fresca de gengibre, misture em 500 ml de água fervendo e deixe repousar a infusão durante 20 minutos. Coloque um lenço dobrado no chá quente e esprema. Coloque sobre a articulação dolorida durante 5 minutos. Repita de três a quatro vezes ao dia.
  • Introduza uma flanela ou um pano de cozinha em solução de partes iguais de água e vinagre. Esprema e aplique. O vinagre, se aplicado topicamente, também libera a dor.
  • Adicione a uma xícara de água que está fervendo 1 colher de chá de raiz de cúrcuma em pó e tome três vezes ao dia. A cúrcuma tem uma antiga reputação como anti-inflamatório e agente para aliviar a dor, mas parece que é a curcumina (composto da cúrcuma), que faz o verdadeiro trabalho; verificou-se que inibe a síntese de prostaglandina, alguns compostos envolvidos na transmissão de sinais de dor.
  • Consuma diariamente 1 xícara de abacaxi picado, já que contém bromelina, uma enzima encontrada nesta fruta e que reduz a inflamação.
  • Ingerir 20 cerejas por dia, já que tem a reputação de aliviar a dor. Essa quantidade equivale a uma aspirina.

Recomendações Naturais: Selecione gorduras que cuidem das articulações. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a inflamação. Coma mais peixes gordos como o salmão e o atum fresco. Considere tomar suplemento de óleo de peixe, em uma dose de 1.000-2.000 mg por dia. O ômega-3 também é encontrado nas sementes de linhaça. Tome de uma a duas colheres de sopa de sementes moídas com água até três vezes por dia ou uma colher de sopa de óleo de sementes duas vezes por dia.

Evite alimentos processados que tenham óleos hidrogenados e renuncie as frituras que são cozinhadas com estes óleos, pois aumentam a inflamação. Aqueça-se adequadamente antes de se exercitar. Quando você faz esporte ou outras atividades, a articulação dolorida precisará de atenção extra. Dê uma massagem aos músculos perto da articulação para uma liberação da dor e um relaxamento adicional.

Estique os músculos antes e após o exercício. Se você já teve dor no joelho, certifique-se de usar sapatos indicados. Isso é importante antes de praticar tênis ou corrida, onde é essencial usar sapatos que fiquem bem e que estejam em excelente condição. Desfaça-se desses pares usados que já percorreram muitos quilômetros.

Comece um programa de treinamento de resistência usando pesos leves para melhorar os músculos ao redor da articulação lesionada.

Certifique-se de interromper movimentos repetitivos com descansos regulares de alongamento. Visite médico se o problema piora depois de três ou quatro dias, ou interfere com suas atividades diárias.

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