À torção mais comum ocorre no tornozelo. Você nem sequer tem que fazer algum esporte para se machucar desta maneira: basta tropeçar nas escadas ou em uma pedra pode resultar em uma torção dolorosa.

Por outro lado, a inflamação das canelas é preferencialmente, uma lesão dos atletas. Frequentemente afeta corredores, dançarinos e jogadores, na verdade, qualquer pessoa cujo exercício atinja a parte inferior da perna.

Durante o exercício, os músculos se distendem e pressionam contra o oco formado pela tíbia e fíbula, os ossos que se estendem do joelho até o tornozelo. Isso causa uma pressão desconfortável perto dos músculos, tendões ou ligamentos e provoca dor.

Remédios Caseiros Para Torção:

  • Eleve a perna ou articulação lesionada, esfriando-a com gelo e envolvendo com uma faixa elástica de crepe. Se você torceu o pulso, mantenha-o elevado com uma tala.
  • O gelo desinflamará e mitigará a dor. Se você está tratando uma torção, o frio também reduzirá o acúmulo de líquido na área lesionada. Use uma bolsa de gelo flexível ou uma bolsa de verduras congeladas envolta em uma fronha de almofada ou em uma toalha descartável e mantenha na área torcida por até 20 minutos. O tecido entre a bolsa e o gelo e sua pele evitará que se queime com gelo.
    Remédios Caseiros Para Torção
  • Para a inflamação da canela você poderia aplicar um cubo de gelo em vez de uma bolsa de gelo. Congele a água em um copo de isopor; em seguida, retire uma parte do recipiente e pressione o gelo contra a canela. Quando o gelo derreter, apenas retire a outra parte do copo. No entanto, se você usar esse método, limite o tempo das aplicações há pelo menos 8 minutos. E dê à pele fria a oportunidade de se aquecer antes de aplicar o gelo uma segunda ou terceira vez.
  • Três dias depois da lesão você pode começar a aplicar calor na articulação. Se você usar o calor muito rapidamente, aumentará a inflamação ao aumentar a circulação. Você pode mergulhar em um banho quente ou aplicar uma bolsa de água.
  • Experimente com bromelina, uma enzima derivada do abacaxi. Consuma abacaxi com o estômago vazio, para evitar a inflamação e reduzir o inchaço.

Leia também: “Entorses, Contusões e Luxações: Exercícios Para Evitar Uma Entorse”.

Exercícios Recomendados: Para a inflamação das canelas, sente-se ou deite-se com os joelhos levemente dobrados. Flexione o pé da perna dolorida para cima e para baixo, dentro e fora, e em círculos. Sua perna deverá permanecer estática. Repita cada movimento 10 vezes.

Para um estiramento na perna, comece o exercício na posição sentada no chão. Mantenha a perna esticada, com o joelho dobrado. Passe uma toalha em torno do calcanhar e, com o joelho ainda dobrado, puxe suavemente a toalha. Segure de 15 a 30 segundos, e depois relaxar. Repita o exercício três vezes.

Levante e coloque as mãos contra a parede ao nível dos olhos. Leve a canela saudável para frente e segure a canela dolorida para trás, com o calcanhar sobre o chão. Gire ligeiramente o pé traseiro para dentro. Incline-se para a parede até sentir um estiramento na panturrilha. Segure 30 segundos. Repita o mesmo estiramento de pé, mas desta vez cruze a perna traseira atrás da dianteira, de modo que a maior parte do seu peso recaia nas bordas exteriores dos pés. Mantenha este alongamento durante 30 segundos.

Em uma posição de pé, com uma mão contra uma parede, flexione o joelho da perna lesionada e mantenha a ponta do seu pé. Empurre os dedos desse pé até o calcanhar para provocar um estiramento na parte frontal da sua canela. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos. Repita o exercício três vezes.

Segurando em uma cadeira para se equilibrar, pare na ponta dos pés, mantenha a posição por cinco segundos e abaixe lentamente. Repita o exercício 10 vezes. Faça outras duas séries de 10. Alterne caminhar sobre os calcanhares durante 30 segundos com 30 segundos de passo normal. Repita quatro vezes.

Recomendações de Exercício Para Entorses: Depois de uma entorse, os músculos ao redor da articulação parecem paralisados (em parte devido à falta de uso e em parte pela contusão). Embora tenha o cuidado de esticar a articulação, é bom passar alguns minutos todos os dias flexionando-a delicadamente e movimentando com lentidão em seu ritmo de movimento normal.

Recomendações Preventivas: Estique os músculos da panturrilha antes de se exercitar. Tanto se você vai fazer exercícios aeróbicos ou de outro tipo, aqueça e estique as pernas antes e depois de cada sessão de exercícios. Escolha a superfície mais suave possível para se exercitar. Corra sobre a grama ou uma pista de argila, em vez de asfalto ou concreto. Se você faz exercícios aeróbicos em um piso duro (como cimento), coloque primeiro um tapete para absorver o impacto.

Compre sapatos bem acolchoados com um excelente apoio de arco. Pergunte a um podólogo sobre os apoios de arco ou as inserções de calcanhar. Quando comprar sapatos esportivos, pergunte a um especialista sobre o que é melhor para você. Se, por exemplo, volta os tornozelos para dentro (pronação) quando corre, isso força os tendões a compensar, aumentando o risco de torções na canela. Uma boa loja de artigos esportivos venderá sapatos que te ajudarão a corrigir esta tendência.

Não espere que um sapato esportivo seja multifuncional. Compre o sapato correto para o seu esporte. Por exemplo, aqueles que são para correr não proporcionam o suporte necessário para os jogadores de Tênis

Se você é um corredor regular, comprar um par de sapatos novos para correr antes que os velhos mostrem sinais de desgaste. Se você corre mais de 40 quilômetros por semana, provavelmente precisará de sapatos novos a cada dois ou três meses. Apesar de correr menos, é uma boa ideia revisar o desgaste nas solas dos sapatos depois quatro meses aproximadamente.

Quem tem os pés planos deve garantir que os sapatos tenham o arco de suporte e amortecimento absorvente de golpes adequados.

Procure um Médico se: Se uma torção é acompanhada de uma dor muito intensa, ou muita inflamação ou derrames, então, vá para o departamento de raios-X de algum hospital, já que é provável que tenha quebrado um osso.

Qualquer torção que não melhore significativamente após três semanas deverá ser examinada por um médico. Você poderia ter uma fratura por estresse ou uma condição conhecida como síndrome de compartimento. Uma fratura por estresse é uma pequena fissura no osso que causa dor em uma pequena área dentro da tíbia, acompanhada de inflamação. Pode piorar sem tratamento. A síndrome de compartimento ocorre quando os músculos da canela são muito ampliados para o “compartimento” fibroso que os contém. Isso pode exigir tratamento cirúrgico.