A timidez se define como aquela sensação de insegurança que faz com que a pessoa se sinta inibida, inquieta ou nervosa ou não reaja normalmente diante de outras pessoas.

Embora você possa se sentir tímido, em algum momento da vida, existe pessoas que têm um alto grau de timidez para se relacionar com os outros, o que pode constituir um maior grau de inquietação que afeta o desenvolvimento da vida social e profissional.

Essas pessoas sentem medo ou nervoso quando tem que lidar com novas situações. Em outras palavras, sentem medo de não saber como se comportar adequadamente em interações sociais. Não podem iniciar uma conversa, se sentem desconfortáveis em festas ou tem dificuldade em falar em público.

Timidez: Remédios Caseiros para Timidez

Este sentimento surge geralmente na infância ou na adolescência, que são as fases da vida em que as relações sociais começam a ser mais importantes, mas em alguns indivíduos pode persistir por toda a vida.

A timidez é facilmente identificável, mesmo quando se tenta disfarçar, já que as diferentes reações fisiológicas o delatam, como nervosismo, sudorese de forma persistentemente, o rosado no rosto ou ficar branco se você está falando em público.

Remédios Caseiros

  • Coloque duas colheres de sopa de kava kava em um copo de água que está fervendo. Cubra e espere esfriar. Coe e beba uma xícara deste chá. Entre os habitantes do Havaí esta bebida ajuda as pessoas a se socializarem e serem mais abertas.
  • Lave, descasque e corte uma cenoura, um talo de aipo e dois aspargos. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns instantes. Coe e beba um copo deste suco, que é considerado um ótimo sedativo para os nervos que provocam em algumas ocasiões a timidez.
  • Despeje 2 colheres de chá de flores de tília secas em um copo de água que está fervendo. Cubra, deixe esfriar e coe. Tome um copo antes de ir a um evento social onde você possa se sentir tímido.
    • Leia também: "Fobias: O que são?".

      Recomendações

      Reconheça que é tímido, aceite e identifique as situações que fazem você se sentir mal é o primeiro passo para combatê-la. Se você reconhece uma determinada situação que te causa timidez, é necessário enfrentá-la pouco a pouco, porque se nada for feito, a timidez será reforçada.

      Respire profundamente. Se você sente que a sua boca se resseca e o coração se acelera, é melhor relaxar com uma respiração lenta e profunda.

      Ser uma pessoa mais assertiva. A assertividade consiste em expressar as nossas opiniões e defender os nossos pontos de vista em situações que pareçam injustas, algo que para um tímido pode ser um grande estresse. Isso fará com que a pessoa se sinta mais relaxada nas relações interpessoais.

      Fale com o espelho. Para que seja mais fácil conversar com outras pessoas, primeiro você deve conversar com o espelho. Isso ajudará você a se sentir mais confiante ao expressar seus pensamentos e sentimentos. É preciso pensar de três a cinco perguntas que poderiam ser feitas e, em seguida, você deve respondê-las.

      Assista a aulas de dança e teatro, tome a iniciativa e seja quem organiza os encontros com outras pessoas ajuda a superar a timidez.

      Pense em seus sucessos. A pessoa tímida tem pouca segurança em si mesma e uma falta de valorização. Neste sentido, é importante mudar a forma de pensar e lembrar os sucessos que vão ajudar a pessoa a reconhecer o seu valor.

      Defina metas. Você pode prometer que, quando menos esperar, dirá algo a uma pessoa nos primeiros cinco minutos depois de ter chegado a algum lugar. Quando você já expressou algumas palavras, geralmente é mais fácil de dizer as seguintes.

      Praticar muito. Quanto mais você se expõe a situações que fazem você tímido, mais fácil será lidar com elas. Sim, como muitas pessoas tímidas, você tem medo de falar em público. Inscreva-se em um curso de oratória, onde haverá um ambiente acolhedor.

      Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.