A periodontite também é denominada doença periodontal. Define-se como uma inflamação das estruturas que rodeiam e suportam os dentes.

Se não for tratada, pode progredir até a destruição da mandíbula. É uma das causas mais comuns de perda de dentes, assim como um fator de risco para doença cardíaca e parto prematuro com baixo peso ao nascer.

A gengivite é a etapa mais precoce da periodontite. Pode ser recorrente ou inclusive se tornar crônica. Se não for tratada adequadamente, pode evoluir para periodontite, uma inflamação do ligamento periodontal que mantém o dente sobre o osso.

De longe a principal causa de periodontite é uma má higiene dental. O uso do fio dental e escovação diária regular costumam eliminar os restos de alimentos e bactérias que crescem na boca. Se a higiene é negligenciada, as bactérias se acumulam e formam uma placa bacteriana sobre os dentes e gengivas que, se não for removida, se mistura com a saliva e forma o tártaro.

Remédios Caseiros Para Periodontite

Não se esqueça de manter uma boa higiene dental e ir ao dentista regularmente.

Remédios Caseiros Para Periodontite

Limão e Folhas de Neem

Tome uma xícara diária de água com o suco de um limão fresco para o sangramento das gengivas e, após 30 minutos, passe pelas gengivas folhas de neem previamente lavadas.

Bicarbonato de Sódio e Peróxido de Hidrogênio

Lave os dentes com uma mistura de bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio para limpá-los completamente e combater a infecção.

Aloe Vera

Aplique diretamente gel de aloe vera sobre as gengivas para reduzir a dor e a inflamação.

Vinagre de Maçã

Despeje 1 colher de sopa de vinagre de maçã em uma xícara de água e realize vários enxagues orais diários.

Eucalipto, Hamamélis e Vitamina E

Massageie as gengivas com infusão de eucalipto, infusão de hamamélis ou o conteúdo de uma cápsula de vitamina E, esfregando com um dedo em um movimento circular ao longo da linha das gengivas durante 15 minutos diários.

Dicas Para Evitar a Periodontite

Escovar os Dentes e Usar Fio Dental

Escovar os dentes diariamente, além de passar o fio dental após as refeições. A escova de dente deve ser substituída a cada mês, já que as bactérias tendem a se acumular neles; devem ser macias para evitar qualquer lesão para as gengivas.

Vá ao Dentista Regularmente

Visite regularmente o dentista se você tem uma tendência a periodontite, a fim de controlar a saúde das gengivas e dos dentes. Um higienista dental deve limpar os dentes de forma regular, especialmente se houver uma tendência aumentada para formar placas bacterianas.

Alimentos Ricos em Vitaminas e Minerais

Consumir alimentos ricos em zinco, cobre, ácido fólico, vitamina E, selênio e vitamina A e outros betacarotenos, já que são muito úteis para retardar o aparecimento da periodontite, especialmente se a pessoa tem deficiências nutricionais. Também é recomendada a suplementação diária com coenzima Q10.

Alimentos Ricos em Flavonoides

Consumir alimentos ricos em flavonoides (mirtilo, framboesas, cebolas e uvas), pois reduzem a inflamação e fortalecem o tecido da gengiva.

Evite Alguns Alimentos

Evite o consumo de alimentos processados, como açúcar, pão e cereais, contribuem para a formação de placas e deve, portanto, ser evitado, enquanto que os ricos em vitamina C devem ser consumidos diariamente (esta vitamina é importante para manter as gengivas saudáveis, e pode ser necessária sua suplementação).

Evite Fumar

Evite fumar, já que o tabaco reduz a absorção de vitamina C. Consuma suplementos de cálcio e magnésio para minimizar a perda óssea em periodontite progressiva.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.