Manter uma higiene íntima feminina adequada nos servirá certamente para prevenir infecções, irritações e outros desconfortos. Esta área requer um cuidado especial, porque tem algumas características muito peculiares, ao estar exposta continuamente à sujeira. Adquirir alguns bons hábitos é neste sentido essencial, e para isso apenas precisamos seguir algumas dicas simples.

Dicas Para a Higiene Íntima da Mulher

1. Use roupas íntimas de algodão. É o melhor tecido para estas peças de vestuário, já que permite uma boa transpiração e evita acúmulo de umidade. Os tecidos sintéticos, no entanto, são indesejáveis. Além disso, devemos trocar pelo menos uma vez por dia.

10 Recomendações Sobre a Higiene Íntima Feminina

2. Evitar roupas muito apertadas. Estas podem produzir atrito e irritações; também favorecem a umidade, criando um ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Neste sentido, os especialistas aconselham não abusar das tangas e das calças muito apertadas.

3. Manter uma limpeza diária. Isto é essencial para a nossa higiene íntima. Devemos lavar a área uma vez por dia, pelo menos, embora se quisermos realizar atividade física precisamos nos lavar logo depois para eliminar a transpiração.

4. Trocar a roupa de banho depois de nadar na praia ou na piscina. Ficar com a roupa íntima molhada durante muito tempo pode causar graves irritações, por isso devemos trocar rapidamente a roupa de banho.

5. Evitar a excessiva higiene. A vagina tem sua própria proteção, e lavá-la com muita frequência pode enfraquecer o ph da mesma. Por outro lado, é aconselhável limpar sempre a partir da frente para trás, para não arrastar os germes até esta área. E, claro, não abusar dos produtos como lenços de limpeza.

6. Utilizar o sabonete adequado. Jamais devemos usar sabonete perfumado para lavar esta área, pois modificam a acidez vaginal. O melhor para higiene íntima feminina é escolher produtos sem cheiro e com pH neutro, que encontramos facilmente em farmácias. No entanto, se você preferir, pode usar apenas água morna.

7. Evite as esponjas. Estas absorvem os germes muito facilmente, por isso podem causar infecções. Para lavar a área íntima nós simplesmente usamos as mãos. É também imperativo que tenhamos as mãos limpas antes de iniciar a nossa rotina de limpeza.

8. Usar corretamente os absorventes e os tampões. Durante a menstruação devemos dar ainda mais importância à limpeza feminina, e mudar com frequência os absorventes e tampões (pelo menos a cada 4-6 horas).

9. Lavar antes e depois de manter relações sexuais. Estes dois momentos são fundamentais quando se trata de proteger contra infecções vaginais, por isso você deve urinar e lavar com água ou um sabonete especial para evitar a propagação de germes.

10. Revisões ginecológicas frequentes. Apesar de todas estas precauções, às vezes, é inevitável o aparecimento de infecções ou outros desconfortos, uma vez que o seu aparecimento depende de muitos fatores. Por isso, e para prevenir problemas maiores, você deve visitar um ginecologista regularmente.

Seguindo estas 10 recomendações sobre a higiene íntima feminina você deve manter uma boa saúde, mas se ainda assim você acha que contraiu uma infecção, então faça a leitura deste artigo: “Infecção Vaginal: Sintomas de Infecção Vaginal”.