O câncer de mama é uma doença na qual se desenvolvem células cancerosas nos tecidos da mama. A glândula mamária consiste de vários grupos de lobos e lóbulos conectados mediante alguns tubos finos, como galhos de uma árvore, nestes tubos se desenvolvem o câncer de mama mais comum que é o câncer ductal, o outro tipo de câncer de mama é o carcinoma lobular.

Causas

Existe uma predisposição familiar que se transmite através dos genes (nos cromossomos), sendo 5% a 10% de todos os casos de câncer de transmissão hereditária. Outro fator que predispõe ao câncer de mama é o uso de contraceptivos hormonais.

A prevenção mais eficaz do câncer de mama é a detecção precoce e, portanto, o auto-exame das mamas, de forma periódica, é essencial. Também a partir dos 50 anos de idade, e mais cedo, se existem fatores predisponentes familiares, deve ser realizada de forma periódica (a cada 2 anos) uma exploração chamada mamografia. Esta exploração detecta pequenos tumores que podem passar despercebidos no auto-exame.

O aparecimento de algum nódulo suspeito indica a realização de uma biópsia do mesmo, isto envolve a retirada de um pequeno pedaço do nódulo e analisá-lo sob um microscópio para determinar a presença de células cancerosas. Normalmente, se retira a amostra mediante uma agulha que se introduz no tecido da mama e por aspiração se recolhe parte do tecido suspeito.

Se o teste detecta células cancerosas são realizados outros estudos para verificar a sensibilidade dessas células com os hormônios femininos (estrogênio e progesterona). De acordo com a sensibilidade a esses hormônios, podemos tirar conclusões sobre o tratamento mais correto, já que os hormônios do crescimento são usados ​​de forma diferente dependendo da resposta aos hormônios femininos de cada câncer, e a probabilidade de recaída será diferente em alguns casos e em outros.

A cura do câncer de mama dependerá do estágio de extensão no momento do diagnóstico, assim como da saúde geral da pessoa afetada.

Em nossos artigos trazemos informações detalhadas a respeito das causas, sintomas, tratamentos e cirurgias nos casos do câncer de mama.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Câncer de Mama