Como Ter Uma Gravidez Saudável

Quando se trata de ter um bebê, há muito em que pensar. Além da cor do enxoval, há questões importantes a considerar assim que você sabe que está grávida, ou mesmo antes de engravidar. Se você quer ter uma gravidez saudável e feliz, e dar ao seu bebê a melhor chance para um nascimento e vida saudáveis é essencial fazer algumas mudanças antes de engravidar ou assim que descobrir sua gestação.

Dicas para ter uma Gravidez Saudável:

1. Evitar hábitos nocivos ao bebê. Claro que nenhuma mulher quer fazer algum mal ao seu filho. Mas muitas ignoram equivocadamente alguns dos pontos mais importantes. É vital parar de fumar, beber álcool, cafeína, usar drogas (drogas prescritas ou não), ou engajar-se em outros comportamentos que não são bons para você. Uma vez que você está grávida o que você faz para si mesma é o que faz para o seu bebê. Livre-se dos maus hábitos em primeiro lugar.

Como ter uma Gravidez Saudável

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2. Coma comida de verdade. Muitas mulheres ansiosas pela gravidez comem qualquer coisa. Isso simplesmente não é a melhor abordagem para uma gravidez saudável. Ganhar muito peso não é bom para a mãe ou o bebê. O excesso de peso no parto pode complicar os estágios finais da gravidez, o parto e até mesmo o período de recuperação no pós-parto.

Há também aquelas que temem o ganho de peso e economizam nas refeições com medo de ficarem gordas. Este é um erro enorme também. Se você está pronta para se tornar mãe, é vital considerar a saúde do bebê, não sua própria cintura.

É vital quando você está grávida (assim como antes e depois da gravidez) levar uma dieta equilibrada e saudável, carregada com alimentos frescos. Isto significa lotes de frutas e vegetais, além de lácteos, carnes, gorduras boas e grãos integrais.

É extremamente importante evitar todos os alimentos falsificados ou altamente processados ​​e refinados. Estes são os ensacados, alimentos em caixas e congelados. Estes alimentos falsos contêm aditivos, conservantes, óleos insalubres, corantes e mais toxinas que você não quer que o seu bebê tenha.

3. Fazer exercício físico. Se você já faz exercícios físicos, mantenha a prática, desde que o seu obstetra ou ginecologista diga que está tudo bem. Seja honesto com ela ou ele sobre o que exatamente você faz durante o seu treino. Se for aconselhado que você pare ou abrande, faça isso. Este é o momento de evitar riscos desnecessários. Tente alternar seu treino com uma caminhada ou alguma outra atividade leve que o seu médico aconselhar.

Se já pratica alguma atividade física, considere iniciar um programa de exercícios de baixo impacto. Consulte com seu médico primeiro. Andar a pé, ioga e pilates são ótimas maneiras de se exercitar durante a gravidez. Seja criativa e não tenha medo de experimentar atividades que você anteriormente não consideraria.

Leia também: "5 Sinais de Alerta na Gravidez".

4. Tome vitaminas. Durante este tempo da sua vida seu corpo (e seu bebê) tem uma maior necessidade de certas vitaminas e minerais. Muitas vitaminas pré-natais contêm exatamente o que você precisa. Certifique-se de tomar essas vitaminas, mas não se contente com uma vitamina de baixa qualidade.

É também crucial durante este tempo aumentar a sua ingestão de alimentos que contenham as vitaminas e minerais específicos que você precisa. Esta é realmente sua melhor fonte.

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, os minerais e vitaminas que as mulheres grávidas mais precisam são:

  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina C
  • Vitamina B1 (tiamina)
  • Vitamina B2 (riboflavina)
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina B6
  • Betacaroteno
  • Ácido fólico
  • Cálcio
  • Ferro
  • Proteína
  • Zinco

Coma alimentos ricos nessas vitaminas e tome suas vitaminas pré-natais.

5. Descansar. Não há dúvida sobre isso, agora é a hora de descansar. Você pode passar algumas noites sem dormir nos próximos meses, então tome o tempo agora para nutrir e cuidar de si mesma. É essencial dormir bastante durante neste tempo. Priorize os itens em sua lista de afazeres diários e coloque o sono em dia assim que possível.

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