Conhecer os sintomas da pré-menopausa pode nos ajudar a entender o que acontece conosco e buscar remédios naturais mais convenientes para nós.

O Que é a Pré-Menopausa?

A pré-menopausa ou climatério é a fase da vida de mulheres a meio caminho entre a sua reprodução e pré-menopausa ou menopausa. Geralmente começa cerca de 5 anos antes da menopausa e, em média, pode-se dizer que a pré-menopausa começa a idade de 45 anos e a menopausa começa com 50.

Vale lembrar que a menopausa não se manifesta na mulher repentinamente, mas há uma fase de transição na qual as alterações no corpo da mulher ocorrem especialmente do tipo estrogênio hormonal.

Estes hormônios começam a diminuir e o corpo se prepara para a vida não fértil e consequentemente, produz uma série de distúrbios orgânicos, emocionais e psicológicos nas mulheres.

Sintomas da Pré-Menopausa

Os sintomas da pré-menopausa são muito especiais em cada mulher, começando com a sua duração. Algumas quase não percebem este período de transição, outras mulheres experimentam por apenas alguns meses, e passam a maior parte do período de pré-menopausa entre 2 e 5 anos. Considera-se que uma mulher tenha terminado a pré-menopausa, quando se passou um ano desde o último período menstrual.

Conheça os Sintomas da Pré-Menopausa

Os sintomas mais comuns na maioria das mulheres na pré-menopausa são ondas súbitas de calor corporal, distúrbios do metabolismo, como ganho de peso, o colesterol ou o surgimento da osteoporose, dificuldade para dormir, menstruação irregular, alterações da libido e secura vaginal.

Plantas medicinais ricas em fitos estrógenos, hormônios vegetais importantes na pré e pós-menopausa.

  • A soja é bem conhecida por seu conteúdo de isoflavonas que equilibra a queda de estrogênio.
  • Trevo vermelho é rico em isoflavonas.
  • O inhame é rico em fitos estrógenos.
  • A sálvia é útil na transpiração excessiva e na regulação das ondas de calor.
  • A prímula ajuda a regular a menstruação por irregularidades e sintomas pré-menstruais.

Leia também: “Menopausa: Como se Alimentar de Forma Adequada na Menopausa“.

Devemos também considerar tomar suplementos de cálcio, magnésio, zinco e boro para osteoporose e antecedentes familiares de saúde.

  • A valeriana auxilia nos distúrbios do sono.
  • A melissa auxilia na depressão leve e moderada.

Outras Terapias Para os Sintomas da Pré-Menopausa

Como uma transição que afeta a fertilidade e aparência física do corpo, os sintomas e sua intensidade estão ligados a autoestima e a capacidade de cada mulher para se adaptar a alterações.

Nós mulheres às vezes nos apegamos ao arquétipo da mulher jovem, como se fosse o único estágio atraente. Curiosamente, em todas as culturas antigas a menopausa foi vivida como uma celebração que simboliza o arquétipo da mulher sábia, recipiente do conhecimento.

Isso mostra que, além de um suporte hormonal e nutricional também é importante um apoio às mulheres com a utilização de florais de Bach, homeopatia e qualquer terapia que é uma porta aberta para a auto-descoberta feminina, só para citar alguns: dança do ventre, ovo obsidiana, bênção do útero, etc.

Em todos os casos, recomendamos consultar o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde qualificado. A informação contida neste artigo é apenas para fins informativos.