Escolher o ginecologista é uma decisão importante, mas tampouco se afobe, porque se você não se sentir confortável com o seu médico pode escolher outro. Um bom relacionamento com o seu ginecologista é importante porque você deve confiar nele e poder te contar tudo o que acontece com você com total liberdade. Uma vez escolhido, considere estas dicas antes de ir ao ginecologista.

Como se preparar para a consulta com o ginecologista:

Se você sabe que a data com o seu ginecologista irá coincidir com a sua menstruação tente mudá-la, ou no momento em que for agendar calcule quando virá o seu período. É que assim poderia ser mais difícil para o médico realizar o exame, além de ser mais embaraçoso para você. Se isso não tiver solução, evite o uso de absorventes internos antes de ir para a consulta, especialmente se você vai realizar o exame de Papanicolau.

Dicas Antes de Ir ao Ginecologista

Não há necessidade de se preocupar em excesso com o assunto da depilação. Pense que para o médico a última coisa com que ele se preocupará é se seus órgãos genitais estão melhores ou piores depilados. Além disso, você tem que ter cuidado com a depilação na área genital, porque um pelo encravado pode causar uma infecção.

Tente ser honesta e aberta. Seu ginecologista não vai julgar nem vai se assustar com nada. Todas as dúvidas que você tiver, esclareça.

Tente evitar ter relações sexuais nas 24 horas anteriores a sua consulta com seu ginecologista. Se as circunstâncias não te permitem esperar, não utilize métodos contraceptivos como géis ou espumas espermicidas. Use preservativos.

Se você acredita que o seu parceiro está tendo múltiplas parceiras sexuais e não usa preservativo como método contraceptivo fale com o seu médico. Os testes que detectam DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) não são realizados de forma rotineira. No entanto, se você disser ao seu ginecologista o que te preocupa ele poderá solicitar os exames necessários para tirar as suas dúvidas e te deixar tranquila.

O mais importante de tudo é que você se sinta confortável com o seu ginecologista, que possa expor todas as preocupações para que ele te explique o que acontece, seguindo estas dicas antes de ir ao ginecologista, você o fará sem problemas.