Se você quer conseguir engravidar é bom que leve em conta estas cinco dicas que vamos dar para conseguir engravidar, o seu estado de saúde é fundamental para conseguir ficar grávida e ter uma gravidez saudável.

Embora a logística da gravidez possa parecer óbvia, por vezes, conseguir engravidar não é tão fácil e as coisas podem ser um pouco mais complicadas quando se leva em conta o momento da ovulação, a idade e os problemas de infertilidade, o histórico de saúde e possíveis problemas que se apresentam.

Conseguir engravidar pode ser esmagador e, às vezes, você pode sentir como se as coisas estivessem, em grande medida, fora das suas mãos. Mas existem muitos fatores que você pode controlar. Se você está pensando em engravidar, ter o seu corpo em forma pode ajudar o processo.

Pelo menos três meses antes de começar a tentar, certifique-se de adicionar essas cinco prioridades para a sua lista de tarefas pendentes.

Dicas Para Conseguir Engravidar

Manter um Peso Saudável

Ter um índice de massa corporal normal (IMC) é importante para a sua saúde geral, mas também é fundamental para a concepção. Estar acima do peso ou abaixo do peso pode aumentar suas chances de encontrar problemas de fertilidade. Enquanto que, muitas mulheres com baixo peso ou com sobrepeso não têm problemas para conceber, os problemas de ovulação são mais comuns nesses dois grupos.

Dicas que Você Deve Seguir Para Conseguir Engravidar

Um IMC entre 19 e 24 é considerado normal, enquanto que abaixo de 19 é de baixo peso e acima de 24 é sobrepeso ou obesidade.

Um IMC de 18,5 ou menos frequentemente causa ciclos menstruais irregulares e pode fazer com que a ovulação pare completamente.

Um IMC na faixa de obesidade também pode conduzir a ciclos menstruais irregulares e a ovulação. No entanto, leve em conta que as mulheres obesas com ciclos de ovulação normais têm taxas de gravidez mais baixas do que as mulheres com peso normal, por isso a ovulação não é o único fator.

Leia também: “6 Dicas Para Aumentar Suas Chances de Engravidar“.

Aumente os Seus Nutrientes

Manter um peso saudável é uma coisa, mas você também deve ser mais consciente sobre a densidade de nutrientes de seus alimentos.

Uma dieta bem equilibrada de frutas, verduras, proteínas magras, grãos integrais e produtos lácteos promoverá o funcionamento normal do seu sistema reprodutivo. A associação Americana de Gravidez também recomenda consumir mais dos seguintes nutrientes antes de engravidar.

  • Ácido fólico: as mulheres em idade fértil devem consumir 400 microgramas de ácido fólico por dia. Esta vitamina pode ser obtida através de folhas verdes escuras, frutas cítricas, legumes e pão e cereais fortificados. Você também pode tomar um suplemento.
  • Cálcio: as mulheres em idade fértil devem consumir, pelo menos, 1.000 miligramas de cálcio por dia, que podem ser obtidos através do leite desnatado, iogurte, chia, folhas verdes escuras e inclusive tofu.
  • Vitaminas pré-natais: você pode experimentar diferentes marcas de vitaminas pré-natais antes de engravidar para ver o que funciona melhor para você. Algumas opções incluem variedades veganas. Alguns pré-natais já incluem DHA, ou pode ser necessário um suplemento. Seu médico também pode recomendar uma receita de vitamina pré-natal, dependendo das suas necessidades.

Cafeína e o Álcool

Também é importante controlar o seu consumo de cafeína enquanto tenta conceber. Limite a não mais de 200 a 300 miligramas por dia, de acordo com a maioria dos especialistas. Embora não haja uma ligação clara entre a cafeína e a fertilidade, algumas pesquisas sugerem que pode conduzir a problemas de fertilidade ou aborto espontâneo.

O álcool deve ser limitado durante a pré-concepção, também. Um grande número de estudos multicêntricos indicam que o álcool pode ter um efeito de limiar sobre a fertilidade: “beber ligeiramente” (menos de cinco bebidas por semana) pode não ter um efeito prejudicial, mas “beber muito” afeta adversamente a fertilidade e o bebê em desenvolvimento.

Começar a Fazer Exercício Regularmente

Não apenas estará em forma para a gravidez e o trabalho de parto, mas também a participação em atividade física moderada pode ajudar a conceber mais rápido. Um estudo descobriu que o exercício moderado (considerado caminhar, andar de bicicleta e jogar golfe) está relacionado com um período de concepção mais curto.

Por outro lado, o estudo também descobriu que entre as mulheres de peso normal que estavam lutando para conceber, o exercício intenso (como correr, andar de bicicleta e a natação vigorosa) diminuiu as chances de concepção em 42%. Este efeito não foi observado em mulheres com sobrepeso ou obesidade.

É necessário realizar mais investigações sobre a correlação entre a atividade física vigorosa e a infertilidade. Converse com seu médico sobre suas preocupações. Se você já mantém um regime de exercício de alta intensidade, é provável que não tenha nenhuma razão para parar se está tentando engravidar. Depois de alguns meses, se você ainda está lutando para conceber, sim, seria necessário reduzir a atividade física.

Leia também: “Como Engravidar Após Uma Gravidez Ectópica“.

Deixar de Fumar

É bem conhecido que fumar pode causar muitos problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer de pulmão e derrames cerebrais.

Infelizmente, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, as mulheres que fumam também não concebem tão eficientemente como as não fumantes. O risco de problemas de fertilidade aumenta com o número de cigarros fumados por dia.

Se você quer engravidar rapidamente o exercício moderado, uma dieta saudável e bem equilibrada, tomar suplementos, e eliminar os maus hábitos geralmente reduzem as chances de infertilidade entre as mulheres em idade fértil conseguindo sua gravidez sem problemas.

É uma boa ideia programar uma revisão pré-concepcional com o seu médico para discutir sua saúde e qualquer dúvida que possa ter sobre engravidar. Siga as cinco dicas listadas anteriormente e você estará em um bom começo.