Para a mulher que tem planejado ficar grávida, a dieta é fundamental. É muito importante que a mulher que deseja ser uma futura mamãe, coma alimentos saudáveis e inclua uma grande quantidade de outros que sejam ricos em ácido fólico, assim como também convém começar a tomar um suplemento deste nutriente pelo menos um mês antes de ficar grávida.

A alimentação tem que contemplar uma ampla variedade de alimentos, deste modo à comida será mais saborosa e também fornecerá uma maior quantidade de nutrientes.

Também é importante reduzir a quantidade de gorduras, sal e açúcar (isto é conseguido com menos lanches, fast food, biscoitos e alimentos fritos).

É aconselhável aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal, tais como verduras, legumes, cereais e beber pelo menos 8 copos de água diariamente.

Para ser mais explícito, existem 5 principais grupos de alimentos que devem ser consumidos, a saber:

  • Verduras
  • Frutas
  • Pão, cereais, macarrão, massas, arroz
  • Leite, iogurte e queijo
  • Carnes magras, peixe, frango, tofu, nozes, legumes (como ervilhas, feijões, lentilhas)

Também existe o grupo dos “alimentos extras” que podem ser comidos, mas em quantidades menores uns, e, ocasionalmente, outros:

A Dieta Antes de Ficar Grávida

  • Manteigas
  • Óleos
  • Biscoitos
  • Chocolates
  • Sorvetes
  • Frituras

Ideias Simples Que Ajudam a Comer de Forma Mais Saudável

  • Ter uma peça de fruta para um lanche em vez de um chocolate ou biscoitos.
  • Leve uma pequena garrafa de água para evitar comprar sucos ou refrescos quando você está na rua.
  • Substituir em uma semana um par de refeições que contenham carne, por um prato a base de feijão ou lentilhas.
  • Inclua na dieta semanal, peixe fresco ou em conserva.
  • Tente consumir diferentes grãos como a cevada, o cuscuz e o arroz integral, entre outros.
  • Corte os legumes para as saladas (como cenoura, aipo e cogumelos) e guarde na geladeira para ter um lanche na mão quando estiver com fome.
  • Opte por produtos lácteos com baixo teor de gordura.
  • Tente substituir os aperitivos gordurosos por opções mais saudáveis.

Leve em conta que quanto mais saudável você come, maiores serão as suas chances de conceber e preparar o seu corpo para uma gravidez saudável.