É seguro me exercitar durante a gravidez?

Verifique com seu médico para se certificar de que é seguro para você se exercitar durante a gravidez. Embora tenha havido algumas perguntas sobre os efeitos dos exercícios em mulheres grávidas, não há nenhuma prova de que exercícios leves tenham efeito negativo sobre a gravidez. Os estudos não mostraram nenhum prejuízo para o bebê, mas o exercício pode te ajudar a se sentir melhor e manter seu peso.

O exercício pode ajudar a aliviar ou evitar desconforto durante a gravidez. Pode também dar-lhe mais energia e preparar o seu corpo para o trabalho de parto, aumentando o seu nível de energia e força muscular. Se você não tem graves problemas de saúde e sua gravidez não é complicada, é provavelmente seguro para você fazer algum exercício.

Como Devo Começar um Programa de Exercícios?

É melhor verificar com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Você poderia ter uma condição médica que tornaria o exercício prejudicial para você ou seu bebê. Se o seu médico aprovar, você pode começar a se exercitar em um nível que não cause dor, sensação de “falta de ar” ou cansaço excessivo.

Depois, você pode aumentar o seu nível de atividade lentamente. Se você se sentir desconfortável, sentir falta de ar ou se sentir muito cansada, deve reduzir o seu nível de exercício. Se você já praticava exercícios antes de ficar grávida é mais fácil de manter o exercício durante a gravidez. Se você não se exercitava antes, você precisa começar muito lentamente. Muitas mulheres se encontram em uma gravidez delicada, por isso tem de reduzir o nível de exercícios durante a gravidez.

Exercício Durante a Gravidez – O Que Você Pode Fazer Para Ter uma Gravidez Saudável

Quais São os Melhores Tipos de Exercício na Gravidez?

Os exercícios mais confortáveis são aqueles que não necessitam do seu corpo para suportar o peso extra. Nadar e andar de bicicleta estacionária são boas escolhas. Andar a pé e aeróbica de baixo impacto são geralmente bem tolerados. Você e seu médico terão de decidir o que é melhor para você e seu bebê.

Com O Que Tenho Que Ter Cuidado?

• Evite atividades que aumentam o risco de quedas e lesões, como esportes de contato ou vigorosos. Mesmo lesões leves na a área do estômago podem ser graves quando você está grávida. Após os primeiros três meses de gravidez é melhor evitar o exercício deitada de costas, uma vez que o peso do bebê pode interferir com a circulação sanguínea. Além disso, evite longos períodos de pé.

• Quando o tempo está quente, o exercício no início da manhã ou tarde da noite pode te ajudar a evitar ficar muito quente. Se você está se exercitando dentro de casa, certifique-se que o quarto tenha ventilação suficiente. Considere o uso de um ventilador para ajudar a manter-se fresca. Beba muito líquido, mesmo se você não sentir sede.

• Certifique-se de que você está comendo uma dieta bem equilibrada. Normalmente, a gravidez aumenta as suas necessidades alimentares de 300 calorias por dia, mesmo sem exercício.

Leia também: “Hábitos Alimentares Durante a Gravidez“.

Ouça o que seu corpo diz. Converse com seu médico se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Sangramento ou fluído proveniente da vagina.
  • Dor abdominal ou vaginal repentina ou muito intensa.
  • Contrações contínuas por 30 minutos após você parar de se exercitar.
  • Dor no peito.
  • Sentir-se com de “falta de ar”.
  • Forte dor de cabeça que não vai embora.
  • Tonturas e náuseas.
  • Visão turva ou imprecisa.