O enjoo matinal é comum em mulheres grávidas, e consiste em um desconforto estomacal ao levantar, náuseas, vômitos, mal-estar antes das refeições ou odores.

Se este for o seu caso, não se desespere, pois existem tratamentos naturais para o enjoo matinal a que você pode recorrer quando precisar.

Remédios naturais para o enjoo matinal

  • Antes de qualquer coisa, devemos evitar os odores que nos desagradem.
  • Podemos escolher o cheiro de lavanda, tomilho ou limão quando um odor nos cause mal estar, relaxam e acalmam a náusea.
  • Além disso, precisamos ir devagar: movimentos bruscos podem nos fazer sentir pior. Exercício pode ajudar a aliviar os sintomas, mas deve ser feito com moderação e com a aprovação de um médico.
  • Acupuntura proporciona alívio, como a medicina chinesa acredita que a náusea é devido a um desequilíbrio de energia do corpo. Isto é, durante o enjoo da manhã, a energia não está fluindo na direção certa e causando estragos no estômago. Depois, há as pulseiras de acupuntura, que colocam pressão sobre o ponto 6 pericárdio, o que elimina tonturas e náuseas. Podemos continuar apresentando terapias adicionais, tais como reflexologia, aromaterapia ou hipnoterapia.
  • Para não estragar os dentes com o contato constante com o ácido do estômago, depois dos vômitos você deve escovar os dentes ou pelo menos lavar a boca.
    Tratamento Natural Para O Enjoo Matinal
  • Sementes de erva-doce contêm ingredientes anestésicos que aliviam a náusea. Podemos preparar o chá por esmagamento e adição de água fervendo.
  • Embora possa parecer inacreditável, esta antiga receita natural ajuda a aliviar os sintomas do enjoo da manhã: água potável, misture uma xícara de vinagre de maçã e um pouco de mel, e beba com o estômago vazio.

Alterações na alimentação para diminuir o enjoo

  • Consideramos começar a fazer pequenas refeições várias vezes ao dia, como às vezes é a fome que provoca náuseas, porque os ácidos no estômago não tem nada para digerir e então sobem até a boca.
  • Você também tem que evitar beber durante as refeições. Temos que beber mais antes ou depois, ao longo do dia, mas não com as refeições. Outro ponto a evitar são logicamente alimentos muito picantes ou condimentados.
  • Se estiver com muito enjoo, evite consumir líquidos como refrigerantes. Dê preferência sopas e purês, é preferível comer assim a passar muito tempo sem comer.
  • Escolha carboidratos simples, como a batata vai fazer uma digestão mais fácil e irá ajudar a aliviar os sintomas. Os biscoitos e pão também são boas apostas, de fácil digestão.
  • Os alimentos ricos em proteínas, nozes, manteiga de amendoim, são outra aposta segura. O mesmo vale para a hidratação: é muito importante e não precisa vir somente da água, de modo que uma ingestão adequada de frutas e vegetais, especialmente cítricos, é essencial durante a gravidez.
  • Se o desconforto é grave, devemos consultar o médico. No entanto, na maioria dos casos, estes tratamentos naturais para o enjoo matinal são úteis.