Yoga é uma ciência cuja prática começou há mais de três mil anos, mas agora se tornou muito popular no mundo ocidental como uma busca de equilíbrio e renovação do corpo e da mente. Saiba como a sua saúde terá benefícios com esta antiga disciplina.

A palavra yoga vem do sânscrito e significa “união”, é exercida através de técnicas milenares da Índia, que foram transmitidas oralmente no início, é a unificação do corpo, mente e espírito em total equilíbrio.

Significa também “união da individualidade com o cosmos”. Yoga é uma técnica de relaxamento em que as pessoas procuram a paz através da prática de exercícios de meditação.

Benefícios Para a Saúde

Do ponto de vista físico, os métodos terapêuticos de ginástica são inspirados pelo yoga através do qual é obtido o domínio do corpo, descanso, relaxamento e equilíbrio.

A partir daqui, o informante vai aprendendo exercícios mais complexos, mas os benefícios da prática são imediatos. Insônia e cura da constipação são alcançados em poucas sessões. Depois de ter passado mais tempo praticando o benefício será em todos os níveis.

É cientificamente comprovado e aceito pela medicina ocidental que pessoas que utilizam técnicas de relaxamento tem o ritmo de trabalho dos órgãos e do sangue muito melhor, beneficiando todo o corpo.

Yoga Equilíbrio Entre Corpo Mente Espírito

Yoga é especialmente recomendado como tratamento preventivo e se adapta a todas as idades.Quanto mais cedo começar, melhor, porque se você começar quando criança manterá sua flexibilidade e alcançará os adultos com maior capacidade e flexibilidade.

Tipos e Técnicas

Existem quatro principais na yoga:

  • Karma yoga, o yoga da ação altruísta.
  • O Raja Yoga, que é inspirado por todas as técnicas de Hatha Yoga, com o movimento “asanas”, respiração.
  • O Yoga Nada, yoga através do estudo intelectual da consciência.
  • O Yoga Swasthya, um desenvolvimento, especialmente através da devoção.

Dentro desses tipos de yoga existem escolas que se adaptaram aos tempos modernos, o mestre Krishnamachari nos dá algumas dicas.

Regras Sobre a Prática de Yoga

Para fazer yoga é preciso ter uma boa informação, normalmente associamos a posição de lótus, feche os olhos e os dedos juntos, essa ideia está errada. Se você quer começar na prática a coisa mais importante é saber quem são os profissionais e seguir as orientações adequadas.

A coisa mais importante é que depois de várias sessões a melhora tem que ser notada. Se uma pessoa começa a praticar yoga e nas três primeiras sessões se sente cansada e desestimulada, significa que os exercícios programados não ajudam ou não estão sendo realizados devidamente corretos.

A dor é um sinal de alerta e nunca deve ser negligenciada. Se você sente algum sintoma ruim no começo, não deve-se preocupar muito, porque os primeiros efeitos são normais, porque você está fortalecendo seus músculos e exigindo um esforço extra que não é exigido normalmente.

Você deve realizar os exercícios lentamente para torná-los mais eficazes.

Ao praticar yoga tente ficar o mais confortável possível, escolha roupas adequadas, pés descalços, nunca tênis. Além disso, procure um lugar mais quieto possível, onde não há ruídos, odores, permitindo que você crie esse espaço para si mesmo, onde você praticará o yoga regularmente.

A Importância da Dieta

Sivananda escola de um dos cinco princípios considera uma dieta baseada no vegetarianismo.

Na yoga, argumenta-se que dependendo do que você come, seus benefícios irão contribuir para um maior ou menor grau da sua saúde.

Continuando sua tradição o consumo de frutas, verduras e cereais é muito importante porque isso dá mais poder ao indivíduo.Exatamente o contrário que acontece com a carne morta.

Perigos

Yoga deve ser praticado regularmente, mas seu abuso pode levar a algum risco.

O mais inusitado e inédito por não ser um esporte é que os Yaqui o via como tal e começaram a competir uns com os outros e se esquecendo do principal objetivo desta técnica: o relaxamento.

Problemas começam quando, por circunstâncias pessoais ou físicas chegam em um momento em que o exercício não rende como antes, mas não vai admitir, e é pressionado pelo grupo, ou por si só. Tenha em mente que a yoga não é competição e o que importa é o progresso em termos de si mesmo.

De um ponto de vista físico do yoga pode ter alguns efeitos adversos se não praticado corretamente. Na yoga o corpo é tratado como um todo, cada posição é composta por um todo: cabeça, pés, mãos, costas, braços, etc.

Por isso é muito importante acompanhar a evolução e prática no ritmo adequado para que possamos prestar a mesma atenção a cada movimento.