BBenefícios de comer frutas durante a gravidez. Quando você está grávida, é importante que você coma alimentos nutritivos e que evite as calorias vazias.

Você sabe que os bebês de mães que comem fast food durante a gravidez são mais propensos a seguir uma dieta com um alto teor de gorduras e açúcares ao crescer?

Qual Quantidade de Fruta se Recomenda Consumir Durante a Gravidez?

O consumo de uma grande variedade de frutas e verduras durante a gravidez garante o fornecimento das vitaminas, minerais e das fibras que necessitam para o desenvolvimento, tanto para a mulher como para o bebê. Durante a gravidez recomenda-se comer 2 a 3 porções de frutas e 4 porções de verduras por dia.

Quais Frutas Não Deveriam Faltar na Dieta de uma Mulher Grávida?

Durante a gravidez, algumas mulheres precisam comer algo doce. A fruta é uma boa opção, além de ser doce também fornece muitos nutrientes importantes para uma gravidez saudável. Entre a grande variedade de frutas que podemos encontrar, te recomendamos sete frutas que vão fornecer muitos nutrientes:

Laranjas

As laranjas, além de ajudar a manter a hidratação, também são uma ótima fonte de ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural e uma ótima fonte de vitamina C que é um antioxidante que ajuda a prevenir o dano celular e ajuda a absorção de ferro.

Sete Frutas que Você deve Comer Durante a Gravidez

Mangas

As mangas são uma ótima fonte de vitamina C, e também são ricas em vitamina A. A deficiência de vitamina A no nascimento tem sido associada com uma menor imunidade e um risco aumentado de complicações como a diarreia e as infecções respiratórias.

Abacates

Os abacates são as frutas que mais ácido fólico tem. Também são uma ótima fonte de vitamina C, vitamina B, vitamina K, fibra, colina, magnésio, potássio e ferro. O teor de potássio e magnésio dos abacates pode ajudar a aliviar as náuseas e as cãibras nas pernas, um sintoma comum da gravidez. A colina é importante para o desenvolvimento do cérebro e os nervos do seu bebê. A deficiência de colina pode causar defeitos no tubo neural e deterioração da memória ao longo da vida.

Leia também: “Porque É Necessário o Ácido Fólico Durante a Gravidez?“.

Limões

Muitas mulheres informam que chupar limões, beber água de limão ou beber limonada ajuda a aliviar as náuseas relacionadas com a gravidez. Os limões também são ricos em vitamina C. Eles ajudam a estimular o sistema digestivo para aliviar a constipação. Os limões podem corroer o esmalte dos dentes, por isso é preciso enxaguar a boca depois de comer.

Banana

As bananas são uma boa fonte de potássio, vitamina B6 (pode ajudar a aliviar as náuseas e os vômitos), vitamina C e fibra (muito útil para evitar a constipação).

Bagas

São ricas em carboidratos, vitamina C, fibras e folato. Também contêm fitonutrientes, como os flavonoides e antocianinas. Salvo contraindicação médica, durante a gravidez, os carboidratos devem representar 50% – 60% das calorias diárias. É importante comer carboidratos complexos, como os que se encontram nas bagas, e não carboidratos processados ou simples, como os que se encontram em bolos e bolachas.

Maçã

As maçãs são ricas em fibras e uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e potássio. Você sabe que existe um estudo que descobriu que os filhos de mães que comiam muitas maçãs durante a gravidez eram menos propensos a ter asma infantil e alergias?