Você levanta a necessidade de praticar esportes, mas não tem tempo para isso? Quer entrar em forma, mas trabalha o dia todo? Se a sua jornada é sedentária aqui está à solução para fazer exercício em seu próprio local de trabalho. Tome nota das seguintes dicas que te propomos:

  • 1. Procure caminhar, andar de bicicleta ou patins no itinerário que você faz para chegar ao trabalho e também para voltar para casa, sempre que possível.
  • 2. Enquanto estiver em seu assento, levante e abaixe as pernas, realizando várias séries. Primeiro levante uma perna e tente sustentá-la reta para frente durante alguns segundos; em seguida, repita o mesmo exercício com a outra.
  • 3. Leve alguns pequenos halteres ou pesos para mantê-los a mão nos pequenos intervalos. Assim, você pode tonificar os músculos do braço e das costas.
  • 4. Outra boa idéia para tonificar os seus braços, é colocá-los em cima da mesa, enquanto você afasta os pés da mesa até fazer 45 graus em relação ao corpo. Faça isso várias vezes, sempre de pé, e somente se sua mesa é resistente.
  • 5. Para esticar e lidar com as contraturas não é necessário mover o seu posto; basta levantar o seu braço verticalmente tanto quanto possível durante 30 segundos e repita a operação quando se encontrar com o estresse.

    6. Também é conveniente esticar as costas e as coxas. Você pode fazer as duas coisas se distanciar um pouco a cadeira da mesa e apoiar uma das suas pernas, inclinando o corpo para a mesa. Depois faça o mesmo com a outra.

    7. Relaxe o pescoço inclinando a cabeça como se você quisesse colocar em contato o seu ombro com o seu ouvido. Ajude exercendo um pouco de pressão com a sua mão. Primeiro até um lado e depois até o outro.

    8. Faça agachamentos ou exercícios parecidos enquanto espera para enviar um fax ou fazer uma cópia, por exemplo.

  • 9. Tente ficar de pé por mais tempo, já que isso te ajudará a consumir mais energia. Se você puder atender algumas chamadas desta forma, tanto melhor.
  • 10. Levante-se para buscar o que você precisa, de vez em quando; não é preciso ter tudo por perto. Quanto mais deslocamentos até o banheiro ou a cozinha, melhor para o seu corpo.
  • 11. Se você ousar, as mude de vez em quando a sua cadeira por uma bola de academia. Fortalecerá o seu abdômen, queimará gordura e suas costas agradecerão.
  • 12. Na pausa para o almoço aproveite para caminhar ou realizar alguma dinâmica de grupo com seus colegas.

O que você acha destas ideias? Depois de lê-las já pode dizer adeus as desculpas para não se cuidar enquanto trabalha.