A fadiga, sono excessivo ou fadiga corporal é um sintoma bastante comum que se repete como um sinal de muitas deficiências orgânicas ou doenças.

Deixamos um pequeno guia sobre as razões mais comuns pelas quais se manifesta o cansaço como algo notório e persistente. É essencial para solucioná-lo conhecer as causas e tomar o remédio apropriado.

Déficit Nutricional: A falta de algum mineral ou vitamina pode causar fadiga, já que o corpo não tem tudo que precisa para realizar seus processos metabólicos.

Uma das deficiências mais comuns é a de ferro, a qual se denomina anemia. Tente consumir ferro que você recebe de lentilhas, grão de bico, gergelim, pão integral e espinafre; a isso deve ser adicionada a vitamina C e o ácido fólico (encontrado em vegetais de folhas verdes).

12 Razões Mais Comuns Pelas Quais Você Pode Sentir Fadiga, Sono e Exaustão

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Outras deficiências nutricionais podem causar cansaço e fadiga, como, por exemplo, a falta de vitaminas ou minerais como potássio e magnésio. Para que isso não aconteça tente consumir todos os tipos de verduras, frutas, frutos secos e cereais diversos. A dieta de hoje em dia é um pouco limitada... Não alcança o suficiente com farinhas brancas e carnes para estar saudável e cheio de energia.

Outros Sinais de Deficiência de Vitaminas e Minerais

Déficit Energético: Você toma um bom café da manhã? As dietas mal distribuídas ou restritas, mas precisamente no café da manhã costumam ser uma das razões para a falta de energia. Lembre-se que seu corpo após as horas de jejum durante o sono, você precisa repor as energias. Frutas e cereais são uma excelente fonte de energia. Se você precisa perder peso procure fazer esportes e diminuir a quantidade de alimento um pouco antes de começar a noite.

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Desidratação: Você bebe pouca água? Experimente incluir algumas infusões ou apenas alguns copos extras de água durante todo o dia. Seu corpo precisa de cerca de 2 litros de água por dia para realizar todos os processos vitais diários.

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Rotina de Sono Insalubre: Dormir pouco, dormir demais ou fazê-lo em horários irregulares devido aos horários rotativos, pode ser razão suficiente para você viver em um estado de cansaço contínuo.

Estresse: É o grande mal do nosso tempo, esse que desencadeamos psicologicamente devido às exigências do exterior para alcançar determinados objetivos. Outra razão pode ser por estabelecer relações tóxicas que se desenvolvem diariamente e geram um estado de estresse constante. O estresse gera a síntese de um hormônio chamado cortisol, que serve para reagir a situações extremas, mas se mantemos no tempo grandes doses começamos a desenvolver todos os tipos de efeitos adversos orgânicos. Lembre-se, por vezes, menos é mais.

Gravidez: Se você estiver grávida todo o seu sistema muda, é normal sentir cansaço durante as primeiras semanas. Se a fadiga continua verifique se não está sofrendo de anemia, algo muito comum durante a gravidez. Nesse caso, pode ser resolvido em poucos dias tomando um complexo vitamínico específico para a anemia.

Esporte: Enquanto o esporte é uma atividade que aumenta gradualmente a nossa energia e combate a fadiga, tome cuidado para não ser muito exigente com a sua capacidade atual. Aumente a intensidade gradualmente e conceda o descanso necessário entre as sessões de treinamento. Você deve dar tempo para metabolizar o ácido láctico que gera o exercício intenso, para isso você pode fazer exercício muito leve, como alongamento e caminhada, também ajudam os complementos nutricionais, como magnésio.

Depressão: Os estados depressivos naturalmente geram um estado de sono e fadiga. Basicamente, a depressão é uma condição que se gera por não se encontrar uma solução adequada para os problemas. O mais aconselhável é que você procure ajuda, que tente verbalizar seus sentimentos e preocupações externalizando seu humor e dificuldades. Lembre-se que outras pessoas experientes e com boas intenções podem te oferecer pedaços de consciência muito uteis para resolver seus problemas.

Tabagismo: Você sente cansaço pela manhã ou se cansa facilmente? O peso, baixa tolerância ao exercício físico e dores de cabeça são sintomas comuns de leve intoxicação por monóxido de carbono, presentes na fumaça do cigarro. Existem muitas maneiras de reduzir e acabar com o abuso do tabaco. Leia mais neste link:

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Medicação: Muitos medicamentos causam cansaço, fadiga ou sono excessivo. Se você está tomando algum, informe-se sobre os efeitos colaterais do mesmo e consulte o médico para neutralizá-los.

Doenças: Doenças como hipotireoidismo, fibromialgia, doenças cardíacas ou circulatórias, doenças metabólicas, como diabetes ou inclusive câncer, geram estados de fadiga e sonolência.

Intoxicações ou Alergias: As intoxicações e alergias com agentes que o nosso organismo rejeita pode gerar cansaço ou sono excessivo.

Este é apenas um guia para as possíveis causas. Não deixe de consultar o seu médico para fazer um exame para a consciência e, assim, encontrar a solução mais precisa para o seu problema.